Pontos pretos na língua, o que significam?

Os pontos pretos na língua podem ser originados por diferentes causas. De fato, o câncer não é a mais provável. Tanto o tabaco como uma má higiene bucal podem ser causadores.
Pontos pretos na língua, o que significam?

Última atualização: 09 Fevereiro, 2021

Ainda que pareça estranho, os pontos pretos na língua são mais frequentes do que se possa imaginar. Estas manchas preocupam todas as pessoas que sofrem com elas, já que a maioria costuma pensar diretamente no câncer. No entanto, suas causas podem ser variadas.

Sua localização e aspecto variam. Os pontos pretos na língua podem aparecer na parte posterior e com um aspecto macio. Também podem aparecer em outras áreas, de forma múltipla ou solitária. Na maioria das vezes são temporários e sua duração varia de acordo com a causa.

Neste artigo explicaremos quais são as causas principais dos pontos pretos e suas consequências.

Quais são as causas dos pontos pretos na língua?

A língua, em condições normais, é de cor vermelha e está coberta de pequenas protuberâncias chamadas papilas. Às vezes, as papilas podem se descolorar e inchar e tomar este aspecto de ponto preto.

Lingua de cor normal

Os pontos pretos na língua costumam ser causados por problemas com a higiene bucal. No entanto, também podem ser sintoma de câncer de boca, de problemas com alguma medicação ou do tabaco. As causas principais são:

Língua preta “peluda”

A língua preta “peluda” uma doença bucal leve e temporária. A língua adota um aspecto escuro e peludo. Ocorre porque as células cutâneas mortas não podem ser eliminadas de maneira normal. Por isso, acumulam e fazem com que as papilas aumentem de tamanho.

As papilas, dessa forma, prendem mais bactérias, restos de alimentos, substâncias do tabaco, etc. Estas substâncias fazem que a língua fique «manchada». Existem muitos processos que se relacionam com esta doença:

Ainda que esta doença seja assustadora, não costuma causar problemas de saúde nem dor. Além disso, costuma sumir ao eliminar os fatores causadores e aplicar uma correta higiene bucal.

Talvez te interesse ler também: Os 5 primeiros sintomas do câncer de língua

Hiperpigmentação da língua

É um transtorno benigno que também causa os pontos pretos. É relativamente frequente nos afrodescendentes e asiáticos. Além disso, costuma aparecer entre os 20 e 30 anos, ainda que também possa surgir em crianças. Tende a afetar as superfícies laterais e a ponta da língua.

Não se conhece a causa, contudo, os cientistas estão investigando a possibilidade de que exista um fator genético envolvido. Numerosos estudos tentam demonstrar o tipo de herança desta patologia.

Infecção por fungos

As infecções por fungos são comuns em pessoas que têm uma má higiene bucalDe fato, também podem aparecer logo após o consumo de certos antibióticos. Isso se deve ao fato dos antibióticos alterarem toda a composição bacteriana da língua, incluindo a flora normal protetora.

Candidíase na língua

Lesões e feridas

Ainda que você não imagine, a língua também pode sofrer hematomas. Qualquer pancada ou mordida que não chegue a retirar o tecido pode fazer com que se formem pequenos hematomas. Manifestam-se na forma de pequenos pontos pretos.

Não deixe de ler ademais: Sinais de saúde ou doença na língua

Pontos pretos na língua por causa de medicamentos

Como mencionamos anteriormente, os antibióticos podem alterar a flora bacteriana da línguaPor isso, é mais fácil que ocorra uma infecção por fungos.

Por outro lado, existem outros medicamentos que podem causar os pontos pretos. O mecanismo deste efeito secundário é complexo. No entanto, é uma situação transitória. Ao deixar de tomar o medicamento, certamente, a língua voltará ao estado normal.

Importantes dados sobre os pontos pretos

Estes pontos podem aparecer por diferentes razões. No entanto, a maioria dos casos se relaciona com maus hábitos. Tanto a higiene bucal como o tabaco influenciam notavelmente.

Por isso, é muito importante manter uma higiene adequada. Recomenda-se escovar os dentes no mínimo duas vezes por dia. Do mesmo modo, é bom utilizar o fio dental e enxaguante bucal diariamente.

Além disso, evite os hábitos tóxicos, especialmente fumar. O tabaco está relacionado tanto com os pontos pretos como com o câncer oral.

Se notar alguma mudança na língua ou em qualquer parte da boca, não deixe de procurar um especialista. Ele realizará os exames pertinentes para o diagnóstico e para descartar um processo cancerígeno.

Pode interessar a você...
Câncer de boca: sintomas, fatores de risco e prevenção
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Câncer de boca: sintomas, fatores de risco e prevenção

O câncer de boca se agrupa junto aos tipos de câncer de cabeça e pescoço. Saiba mais detalhes sobre ele, incluindo sintomas e formas de prevenção.