Comer aveia no café da manhã é saudável?

Consumir aveia no café da manhã é ideal para melhorar a digestão e reduzir o risco de algumas doenças. Por que esse cereal é tão bom? Descubra a seguir.
Comer aveia no café da manhã é saudável?

Última atualização: 09 Fevereiro, 2021

A importância do café da manhã já foi discutida muitas vezes. Enquanto alguns sugerem que esta é a refeição mais importante do dia, outros argumentam que ela é dispensável. Seja como for, caso seja consumida, é fundamental baseá-la em alimentos de elevada qualidade nutricional. Por isso, hoje vamos explicar por que você deve comer aveia no café da manhã e quais são os seus benefícios.

A aveia, conforme consta em um artigo publicado no Journal of Food Science and Technology, se destaca pelo seu teor de fibras alimentares, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas, minerais e fitoquímicos. Por isso, hoje é conhecida como um dos cereais mais saudáveis ​​e completos.

Aveia no café da manhã

Na hora de escolher um cereal para o café da manhã, fica claro que o preferido deve ser a aveia. Este ingrediente contém carboidratos complexos e uma contribuição significativa de fibras. Além disso, apresenta em sua composição micronutrientes como vitaminas do complexo B e minerais como cálcio e ferro, necessários para o desenvolvimento de reações fisiológicas vitais.

Por outro lado, convém referir que é um alimento muito versátil, que pode ser incorporado de várias formas na primeira refeição do dia. É possível combiná-lo com frutas vermelhas, banana, laticínios e outros ingredientes que também fornecem nutrientes para o corpo.

Tigela de flocos grossos de aveia
A aveia é conhecida como um dos cereais mais completos em termos de nutrientes. Por isso, é uma boa opção para o café da manhã.

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Benefícios de comer aveia no café da manhã

Um dos benefícios de comer aveia no café da manhã é que ela permite a obtenção de beta-glucanos. Este é um tipo de fibra solúvel que está positivamente associada à saúde. Por que é recomendada?

Melhoria da composição da microbiota intestinal

A fibra solúvel é uma substância essencial para garantir a sobrevivência das bactérias benéficas que habitam o intestino. Isso foi demonstrado por pesquisas publicadas no The Journal of Nutritional Biochemistry.

Essa substância é fermentada a nível intestinal e gera ácidos graxos de cadeia curta com caráter anti-inflamatório. Além disso, muitos dos produtos da fermentação servem como substratos para garantir o bem-estar das bactérias.

Deve ser feita uma menção especial à importância da microbiota na saúde. Atualmente, ela é considerada um órgão independente que intervém no funcionamento do sistema imunológico, além de modular o risco de desenvolver patologias complexas.

Você também pode se interessar: 9 benefícios de comer aveia e por que incluí-la no café da manhã

Ajuda a reduzir a constipação

Na hora de combater a constipação, além da necessidade de assegurar um consumo adequado de água, é necessário incluir fibras no regime alimentar. Por isso, comer aveia no café da manhã é muito benéfico. A assimilação dos seus nutrientes ajuda a aumentar o bolo fecal e estimula os movimentos peristálticos.

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Clinical Practice, uma baixa ingestão de fibras na dieta pode levar a uma maior propensão à constipação a médio prazo.

Prevenção do câncer de cólon

Para prevenir o desenvolvimento de patologias complexas, como o câncer de cólon, é fundamental garantir a presença de fibras na alimentação. Comer aveia no café da manhã pode ter um impacto positivo na redução do risco de apresentar essa patologia, conforme sugerido por uma meta-análise publicada no International Journal of Food Sciences and Nutrition.

Receita com aveia para o café da manhã

Existem muitas maneiras de incorporar a aveia no seu café da manhã. Hoje, queremos compartilhar uma receita de mingau. É uma preparação que você pode fazer com os acompanhamentos da sua preferência. Você se anima a experimentar?

Ingredientes

  • 1/2 xícara de leite (125 ml)
  • 3 colheres de sopa de aveia (45 g)
  • Acompanhamentos (oleaginosas, sementes, frutas, etc..).

Preparação

  • Primeiro, aqueça o leite em fogo médio junto com a aveia, mexendo sempre.
  • Quando adquirir uma consistência espessa, estará pronto.
  • Em seguida, sirva em uma tigela e deixe esfriar.
  • Para finalizar, adicione os acompanhamentos da sua escolha. Estes podem incluir frutas vermelhas, oleaginosas, sementes de chia ou pedaços de chocolate amargo.

Mingau de aveia com frutas
A aveia é versátil e combina muito bem com outros ingredientes saudáveis, como as frutas, as oleaginosas e as sementes.

Coma aveia no café da manhã para melhorar a sua saúde

Comer aveia no café da manhã é ideal para melhorar o trânsito intestinal e reduzir o risco de doenças crônicas. Este alimento, pelo seu valor nutricional e energético, é ideal para começar o dia da melhor forma.

Na verdade, não é apenas uma opção saudável para o café da manhã. Também pode ser apreciada na hora do almoço, durante um lanche ou como parte de um jantar leve. Você gostaria de experimentar?

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