As funções dos 12 nervos cranianos

Os 12 nervos cranianos controlam e intervêm nos inúmeros movimentos e sensações que realizamos diariamente. Por serem tão importantes, queremos compartilhar o que são e quais são suas principais funções.
As funções dos 12 nervos cranianos
Mariel Mendoza

Revisado e aprovado por a médica Mariel Mendoza.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 21 novembro, 2022

Os 12 nervos cranianos têm diversas funções e nos permitem realizar as nossas tarefas diárias com conforto e eficiência. Eles carregam algumas das informações dos nossos sentidos para o cérebro e do cérebro para alguns dos músculos e vísceras.

Esses nervos passam por pequenas aberturas na base do crânio que estão conectadas ao cérebro. A partir daqui, eles se ramificam para diferentes partes do corpo para cumprir suas funções.

Entre os 12 nervos cranianos que veremos a seguir, podemos agrupá-los de forma simples em relação às suas funções. Os nervos óptico, olfatório e vestibulococlear são totalmente sensíveis.

Por outro lado, os nervos oculomotor, coclear, abducente, acessório e hipoglosso são completamente motores. E, finalmente, o trigêmeo, o facial, o glossofaríngeo e o vago são sensoriais e motores.

Funções dos 12 nervos cranianos

Antes de expor a função de cada nervo craniano, é importante saber que a ordem destes é estabelecida pelo numeral romano pertencente ao nervo craniano do menor ao maior.

Nervo olfatório (I)

Nervo olfatório (I)
Esse nervo se conecta a uma área especializada chamada bulbo olfatório.

Como vimos, este é um nervo craniano. É responsável por transmitir estímulos olfativos do nariz para o cérebro.

Este nervo craniano tem sua origem nas células do bulbo olfatório. Sua principal característica distintiva é ser o mais curto dos 12 nervos cranianos.

Nervo óptico (II)

A principal função desse nervo craniano é conduzir estímulos visuais do olho ao cérebro. É constituído pelos axônios das células ganglionares da retina.

Elas carregam as informações dos fotorreceptores para o cérebro, onde serão integradas e interpretadas. O nervo óptico tem sua origem real no diencéfalo.

Nervo oculomotor (III)

O nervo oculomotor também é conhecido como nervo motor ocular comum. A principal função desse nervo craniano é controlar o movimento dos olhosTambém é responsável pelo tamanho da pupila.

Quanto à origem desse nervo craniano, ele se origina no mesencéfalo.

Nervo troclear ou patético (IV)

É um nervo que, como já mencionamos, possui funções motoras. Além disso, também possui funções somáticas. Esses nervos estão conectados ao músculo oblíquo superior do olho, o que pode fazer com que ele gire e o separe do globo ocular.

Assim como o nervo craniano anterior, ele tem sua origem no mesencéfalo.

Nervo trigêmeo (V)

Como já sabemos, é um nervo com funções mistas, ou seja, motoras e sensoriais. Tem a característica de ser o maior nervo de todos os nervos cranianos.

Leva informações sensíveis ao rosto, transmite as informações aos músculos mastigatórios, tensiona o tímpano e o palato mole e, além disso, coleta a sensibilidade da face e das suas mucosas.

Nervo abducente (VI)

O nervo abducente também é conhecido como nervo motor ocular externo e, como o próprio nome sugere, é um nervo motor.

É responsável por transmitir estímulos motores ao músculo reto externo do olho. Também permite que o olho se mova para o lado oposto de onde o nariz está localizado.

Nervo facial (VII)

É outro dos nervos mistos. É composto por várias fibras nervosas que desempenham diferentes funções, tais como:

  • Envia comandos aos músculos do rosto para criar expressões faciais.
  • Envia sinais para as glândulas salivares e lacrimais.
  • Coleta as informações do gosto através da língua.

Nervo vestibulococlear (VIII)

É um nervo sensorial. Também é conhecido como o nervo craniano dos nervos auditivo e vestibular, formando assim o nervo vestibulococlear.

A função desse nervo craniano é manter o equilíbrio e a orientação no espaço. Também cuida da função auditiva.

Nervo glossofaríngeo (IX)

Nervo glossofaríngeo
Esses nervos são muito importantes em todo o corpo.

É um nervo cuja influência reside na língua e na faringe. Ele coleta informações das papilas gustativas que estão na língua e informações sensíveis da faringe.

Por outro lado, leva ordens para as glândulas salivares e vários músculos do pescoço que facilitam a deglutição.

Nervo vago (X)

O nervo craniano número 10 é o nervo vago ou pneumogástrico. Nasce na medula oblonga e inerva nos seguintes órgãos:

  • Faringe.
  • Esôfago.
  • Laringe.
  • Traqueia.
  • Brônquios.
  • Coração.
  • Estômago.
  • Fígado.

Também intervém na deglutição e, além disso, envia e transmite sinais para o sistema nervoso autônomo, e pode até ajudar a regular nossa ativação e controlar os níveis de estresse, entre outras funções.

Nervo acessório (XI)

Também conhecido como nervo espinhal, é um nervo motor e indiscutivelmente um dos mais puros. É responsável pelo movimento cefálico e rotacional por sua inervação do músculo esternocleidomastóideo. Portanto, permite a rotação da cabeça e dos ombros.

Nervo hipoglosso (XII)

É um nervo motor que, como o nervo vago e o nervo glossofaríngeo, intervém nos músculos da língua e na ação da deglutição.

Os nervos cranianos são estruturas importantes com inúmeras funções

Como você pôde ver ao longo do artigo, esses nervos têm funções vitais e muito específicas para a vida como a conhecemos. Existem muitas doenças capazes de lesar um ou mais desses nervos, causando sinais clínicos bastante característicos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.