As funções dos 12 nervos cranianos
Os 12 nervos cranianos têm diversas funções e nos permitem realizar as nossas tarefas diárias com conforto e eficiência. Eles carregam algumas das informações dos nossos sentidos para o cérebro e do cérebro para alguns dos músculos e vísceras.
Esses nervos passam por pequenas aberturas na base do crânio que estão conectadas ao cérebro. A partir daqui, eles se ramificam para diferentes partes do corpo para cumprir suas funções.
Entre os 12 nervos cranianos que veremos a seguir, podemos agrupá-los de forma simples em relação às suas funções. Os nervos óptico, olfatório e vestibulococlear são totalmente sensíveis.
Por outro lado, os nervos oculomotor, coclear, abducente, acessório e hipoglosso são completamente motores. E, finalmente, o trigêmeo, o facial, o glossofaríngeo e o vago são sensoriais e motores.
Funções dos 12 nervos cranianos
Antes de expor a função de cada nervo craniano, é importante saber que a ordem destes é estabelecida pelo numeral romano pertencente ao nervo craniano do menor ao maior.
Nervo olfatório (I)
Não deixe de ler: Estimulação do nervo vago no ouvido
Como vimos, este é um nervo craniano. É responsável por transmitir estímulos olfativos do nariz para o cérebro.
Este nervo craniano tem sua origem nas células do bulbo olfatório. Sua principal característica distintiva é ser o mais curto dos 12 nervos cranianos.
Nervo óptico (II)
A principal função desse nervo craniano é conduzir estímulos visuais do olho ao cérebro. É constituído pelos axônios das células ganglionares da retina.
Elas carregam as informações dos fotorreceptores para o cérebro, onde serão integradas e interpretadas. O nervo óptico tem sua origem real no diencéfalo.
Nervo oculomotor (III)
O nervo oculomotor também é conhecido como nervo motor ocular comum. A principal função desse nervo craniano é controlar o movimento dos olhos. Também é responsável pelo tamanho da pupila.
Quanto à origem desse nervo craniano, ele se origina no mesencéfalo.
Nervo troclear ou patético (IV)
É um nervo que, como já mencionamos, possui funções motoras. Além disso, também possui funções somáticas. Esses nervos estão conectados ao músculo oblíquo superior do olho, o que pode fazer com que ele gire e o separe do globo ocular.
Assim como o nervo craniano anterior, ele tem sua origem no mesencéfalo.
Nervo trigêmeo (V)
Como já sabemos, é um nervo com funções mistas, ou seja, motoras e sensoriais. Tem a característica de ser o maior nervo de todos os nervos cranianos.
Leva informações sensíveis ao rosto, transmite as informações aos músculos mastigatórios, tensiona o tímpano e o palato mole e, além disso, coleta a sensibilidade da face e das suas mucosas.
Nervo abducente (VI)
O nervo abducente também é conhecido como nervo motor ocular externo e, como o próprio nome sugere, é um nervo motor.
É responsável por transmitir estímulos motores ao músculo reto externo do olho. Também permite que o olho se mova para o lado oposto de onde o nariz está localizado.
Nervo facial (VII)
É outro dos nervos mistos. É composto por várias fibras nervosas que desempenham diferentes funções, tais como:
- Envia comandos aos músculos do rosto para criar expressões faciais.
- Envia sinais para as glândulas salivares e lacrimais.
- Coleta as informações do gosto através da língua.
Nervo vestibulococlear (VIII)
É um nervo sensorial. Também é conhecido como o nervo craniano dos nervos auditivo e vestibular, formando assim o nervo vestibulococlear.
A função desse nervo craniano é manter o equilíbrio e a orientação no espaço. Também cuida da função auditiva.
Nervo glossofaríngeo (IX)
Leia também: Tudo sobre os nervos espinhais cervicais
É um nervo cuja influência reside na língua e na faringe. Ele coleta informações das papilas gustativas que estão na língua e informações sensíveis da faringe.
Por outro lado, leva ordens para as glândulas salivares e vários músculos do pescoço que facilitam a deglutição.
Nervo vago (X)
O nervo craniano número 10 é o nervo vago ou pneumogástrico. Nasce na medula oblonga e inerva nos seguintes órgãos:
- Faringe.
- Esôfago.
- Laringe.
- Traqueia.
- Brônquios.
- Coração.
- Estômago.
- Fígado.
Também intervém na deglutição e, além disso, envia e transmite sinais para o sistema nervoso autônomo, e pode até ajudar a regular nossa ativação e controlar os níveis de estresse, entre outras funções.
Nervo acessório (XI)
Também conhecido como nervo espinhal, é um nervo motor e indiscutivelmente um dos mais puros. É responsável pelo movimento cefálico e rotacional por sua inervação do músculo esternocleidomastóideo. Portanto, permite a rotação da cabeça e dos ombros.
Nervo hipoglosso (XII)
É um nervo motor que, como o nervo vago e o nervo glossofaríngeo, intervém nos músculos da língua e na ação da deglutição.
Os nervos cranianos são estruturas importantes com inúmeras funções
Como você pôde ver ao longo do artigo, esses nervos têm funções vitais e muito específicas para a vida como a conhecemos. Existem muitas doenças capazes de lesar um ou mais desses nervos, causando sinais clínicos bastante característicos.
This might interest you...