As funções dos 12 nervos cranianos

Os 12 nervos cranianos controlam e intervêm nos inúmeros movimentos e sensações que realizamos diariamente. Por serem tão importantes, queremos compartilhar o que são e quais são suas principais funções.
As funções dos 12 nervos cranianos

Última atualização: 05 Julho, 2021

Os 12 nervos cranianos têm diversas funções e nos permitem realizar as nossas tarefas diárias com conforto e eficiência. Eles carregam algumas das informações dos nossos sentidos para o cérebro e do cérebro para alguns dos músculos e vísceras.

Esses nervos passam por pequenas aberturas na base do crânio que estão conectadas ao cérebro. A partir daqui, eles se ramificam para diferentes partes do corpo para cumprir suas funções.

Entre os 12 nervos cranianos que veremos a seguir, podemos agrupá-los de forma simples em relação às suas funções. Os nervos óptico, olfatório e vestibulococlear são totalmente sensíveis.

Por outro lado, os nervos oculomotor, coclear, abducente, acessório e hipoglosso são completamente motores. E, finalmente, o trigêmeo, o facial, o glossofaríngeo e o vago são sensoriais e motores.

Funções dos 12 nervos cranianos

Antes de expor a função de cada nervo craniano, é importante saber que a ordem destes é estabelecida pelo numeral romano pertencente ao nervo craniano do menor ao maior.

Nervo olfatório (I)

Nervo olfatório (I)
Esse nervo se conecta a uma área especializada chamada bulbo olfatório.

Como vimos, este é um nervo craniano. É responsável por transmitir estímulos olfativos do nariz para o cérebro.

Este nervo craniano tem sua origem nas células do bulbo olfatório. Sua principal característica distintiva é ser o mais curto dos 12 nervos cranianos.

Nervo óptico (II)

A principal função desse nervo craniano é conduzir estímulos visuais do olho ao cérebro. É constituído pelos axônios das células ganglionares da retina.

Elas carregam as informações dos fotorreceptores para o cérebro, onde serão integradas e interpretadas. O nervo óptico tem sua origem real no diencéfalo.

Nervo oculomotor (III)

O nervo oculomotor também é conhecido como nervo motor ocular comum. A principal função desse nervo craniano é controlar o movimento dos olhosTambém é responsável pelo tamanho da pupila.

Quanto à origem desse nervo craniano, ele se origina no mesencéfalo.

Nervo troclear ou patético (IV)

É um nervo que, como já mencionamos, possui funções motoras. Além disso, também possui funções somáticas. Esses nervos estão conectados ao músculo oblíquo superior do olho, o que pode fazer com que ele gire e o separe do globo ocular.

Assim como o nervo craniano anterior, ele tem sua origem no mesencéfalo.

Nervo trigêmeo (V)

Como já sabemos, é um nervo com funções mistas, ou seja, motoras e sensoriais. Tem a característica de ser o maior nervo de todos os nervos cranianos.

Leva informações sensíveis ao rosto, transmite as informações aos músculos mastigatórios, tensiona o tímpano e o palato mole e, além disso, coleta a sensibilidade da face e das suas mucosas.

Nervo abducente (VI)

O nervo abducente também é conhecido como nervo motor ocular externo e, como o próprio nome sugere, é um nervo motor.

É responsável por transmitir estímulos motores ao músculo reto externo do olho. Também permite que o olho se mova para o lado oposto de onde o nariz está localizado.

Nervo facial (VII)

É outro dos nervos mistos. É composto por várias fibras nervosas que desempenham diferentes funções, tais como:

  • Envia comandos aos músculos do rosto para criar expressões faciais.
  • Envia sinais para as glândulas salivares e lacrimais.
  • Coleta as informações do gosto através da língua.

Nervo vestibulococlear (VIII)

É um nervo sensorial. Também é conhecido como o nervo craniano dos nervos auditivo e vestibular, formando assim o nervo vestibulococlear.

A função desse nervo craniano é manter o equilíbrio e a orientação no espaço. Também cuida da função auditiva.

Nervo glossofaríngeo (IX)

Nervo glossofaríngeo
Esses nervos são muito importantes em todo o corpo.

É um nervo cuja influência reside na língua e na faringe. Ele coleta informações das papilas gustativas que estão na língua e informações sensíveis da faringe.

Por outro lado, leva ordens para as glândulas salivares e vários músculos do pescoço que facilitam a deglutição.

Nervo vago (X)

O nervo craniano número 10 é o nervo vago ou pneumogástrico. Nasce na medula oblonga e inerva nos seguintes órgãos:

  • Faringe.
  • Esôfago.
  • Laringe.
  • Traqueia.
  • Brônquios.
  • Coração.
  • Estômago.
  • Fígado.

Também intervém na deglutição e, além disso, envia e transmite sinais para o sistema nervoso autônomo, e pode até ajudar a regular nossa ativação e controlar os níveis de estresse, entre outras funções.

Nervo acessório (XI)

Também conhecido como nervo espinhal, é um nervo motor e indiscutivelmente um dos mais puros. É responsável pelo movimento cefálico e rotacional por sua inervação do músculo esternocleidomastóideo. Portanto, permite a rotação da cabeça e dos ombros.

Nervo hipoglosso (XII)

É um nervo motor que, como o nervo vago e o nervo glossofaríngeo, intervém nos músculos da língua e na ação da deglutição.

Os nervos cranianos são estruturas importantes com inúmeras funções

Como você pôde ver ao longo do artigo, esses nervos têm funções vitais e muito específicas para a vida como a conhecemos. Existem muitas doenças capazes de lesar um ou mais desses nervos, causando sinais clínicos bastante característicos.

Pode interessar a você...
Como uma boa companhia influencia a ativação cerebral?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como uma boa companhia influencia a ativação cerebral?

O indivíduo é cercado por familiares, amigos, parceiros, colegas de trabalho e conhecidos. Saiba como as boas companhias influenciam a ativação cer...



  • Tortora, G., & Derrickson, B. (2009). Nervios Craneales. Principios de Anatomía y Fisiología2.
  • Linda Wilson, Patricia A Stewart, Elizabeth J Akesson, S. D. S. (2013). Sistema Nervioso. Nervios Craneales En La Salud y En La Enfermedad.
  • Duque, J., & Duque, C. (2016). Nervio Terminal: El Par Craneal Cero. Med Unab.