Tipos de nariz: você sabe qual é o seu?

Do ponto de vista estético, o centro da face é muito importante para a harmonia dos traços. Assim, considera-se que o rosto depende, em grande medida, do tipo de nariz.
Tipos de nariz: você sabe qual é o seu?

Última atualização: 11 Maio, 2021

Existem diferentes tipos de nariz e cada um tem as suas características e também o seu charme. Você conhece todos eles? Há uma grande variedade e ela depende, em grande medida, da ancestralidade geográfica e cultural.

É claro que, além disso, o nariz nos permite respirar, perceber aromas e também serve para apoiar os óculos. No entanto, neste artigo iremos apenas falar das diferentes variedades. Você sabe qual é a sua?

Os diferentes tipos de nariz

O nariz, como parte dos traços, é diferente e característico de cada pessoa e de cada rosto. Por isso, pode-se dizer que, apesar de serem todos diferentes, sempre se harmonizam.

Já o desenho anatômico é básico: duas cavidades por onde o ar entra nas fossas nasais, duas asas que recobrem essas cavidades, o septo e a ponta. Todos esses elementos são os que determinam a forma do nariz.

Porém, entre um nariz e outro existem diferenças que podem ser notáveis. Essas diferenças variam de acordo com o formato da ponte, altura e largura, abertura das narinas, entre outros aspectos. A partir disso, é possível classificá-los em grandes grupos de acordo com a sua forma geral.

Os tipos de nariz dependem de vários fatores
Os tipos de nariz estão relacionados à ancestralidade geográfica e aos grupos populacionais do mundo.

Nariz achatado

O nariz achatado se caracteriza por ter uma ponte curta com um leve “afundamento”. As narinas estendem-se para os lados. Além disso, a ponta é plana.

Esta denominação se deve ao fato de que as pessoas com este tipo de nariz apresentam um perfil com a aparência “achatada”. Ou seja, o apêndice nasal se projeta pouco na face. O nariz achatado prevalece, com algumas diferenças, entre as populações de tez amarela e negra. Em asiáticos, é menos largo do que em indivíduos com características africanas.

Nariz arrebitado

Ao contrário do anterior, o nariz arrebitado tem uma ponta saliente que se torna mais afiada. O septo costuma ser reto, embora se curve um pouco em direção ao final. Portanto, as narinas parecem apontar para a frente.

Este tipo de nariz é comum em pessoas do Norte da Europa, embora seja bastante predominante em outros grupos humanos. Esta forma pode se dever a uma adaptação do organismo para respirar melhor o ar frio.

Vistos de perfil, os narizes arrebitados parecem pontiagudos, como os de alguns personagens de quadrinhos. Na cirurgia estética, são os mais solicitados. No entanto, é apropriado apontar que nem todos os rostos se harmonizam da mesma forma.

Nariz largo

O nariz largo se caracteriza principalmente pelo espessamento constante do septo reto até a ponta. Dessa forma, ele tende a parecer mais largo do que alto. O famoso jogador de basquete Lebron James tem esse tipo de nariz.

As asas são dilatadas, assim como as fossas nasais. Outro nome deste tipo de nariz é Núbia, por ser comum entre os habitantes dessa região. Entretanto, também está presente em outras populações do Norte da África, incluindo o Sudão, bem como em afro-americanos.

Nariz aquilino ou romano

O nariz aquilino apresenta uma ponte alta, longa e pronunciada. O septo se curva para dentro na ponta. A origem do seu nome vem da analogia com o bico de uma águia. É possível notar melhor essa característica com a pessoa de perfil.

É característico da população do sul da Europa (Espanha, Itália, França e Portugal). Também está presente entre os árabes e nas pessoas das regiões que, em algum momento no passado, foram ocupadas por essas nações, bem como nos povos eslavos.

Nariz grego

O nariz grego apresenta equilíbrio em suas proporções. A ponte é reta, o septo quase não se projeta e as narinas são pequenas, então as asas dilatam pouco. É o complemento perfeito para o chamado perfil grego.

Esse é o tipo de nariz que se vê nas obras pictóricas e nas esculturas da antiguidade clássica greco-latina. Predomina, embora não de maneira exclusiva, nos países europeus da bacia do Mediterrâneo.

Nariz bulboso

O nariz bulboso, como o nome sugere, tem a forma de uma batata. É volumoso no fundo, embora não seja muito largo. Na verdade, as laterais não se destacam muito.

Claro, a ponta arredondada ou em forma de batata é perceptível, assim como o alargamento da parte que circunda as narinas. Também é comum nas pessoas de pele negra, nos afrodescendentes e na raça parda americana.

Nariz pequeno

O nariz pequeno parece arrebitado, mas muito mais curto na ponte e no septo. Pode ser arredondado na base, embora geralmente não seja muito largo, com asas e fossas nasais pequenas.

Se o medirmos do arco das sobrancelhas até abaixo das narinas, a distância é curta em comparação com os outros tipos de nariz, razão pela qual parece tão pequeno no rosto da pessoa.

Nariz grande e grosso

É aquele que ocupa um volume bem evidente no rosto da pessoa. Podem ser proporcionais, aquilinos ou de asas grandes, com ponta arredondada ou bulbosa.

Este tipo de nariz é notado quando a pessoa está de frente, mas principalmente quando está de perfil. O famoso personagem da literatura Cyrano de Bergerac é um caso emblemático de uma pessoa com um nariz grande e proeminente. Esse tipo de nariz não predomina em um determinado grupo populacional, embora seja menos comum entre asiáticos e norte-europeus.

Rosto feminino
A variedade de tipos de nariz é grande e denota a singularidade dessa parte do corpo.

Nariz irregular, ondulado ou assimétrico

Em algumas pessoas, o nariz pode ser um pouco irregular. Um lado é diferente do outro. Ele também pode parecer uma curva, visto de frente, em forma de S. O desnível ou assimetria pode ter sido causado por traumatismo. Um exemplo desse tipo de nariz pode ser visto no rosto do ator Owen Wilson.

Tipos variados de nariz

O nariz é a parte do rosto que mais chama a atenção. Cada um dos tipos de nariz é diferente e muito pessoal. No entanto, nem todos gostam do seu. Por isso, muitos consideram a possibilidade de fazer uma rinoplastia como uma opção para melhorar ou alterar a forma.

Entretanto, a necessidade de um procedimento cirúrgico também pode ser devido a um problema de saúde, um desvio do septo ou uma malformação congênita.

De modo geral, o formato do nariz reflete muitas coisas. Algumas não são sobre nós, mas sobre nossos ancestrais, cultura e localização geográfica. Dessa forma, os tipos de nariz também podem nos dizer quem somos e de onde viemos.

Pode interessar a você...
Seios paranasais: 5 coisas que deveríamos saber
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Seios paranasais: 5 coisas que deveríamos saber

Os seios paranasais são cavidades cheias de ar localizadas nos ossos do crânio, cuja função é múltipla. Conheça a seguir 5 curiosidades sobre eles.



  • Hübner M, Ramírez R, Nazer J. Malformaciones congénitas. Diagnóstico y manejo neonatal. Santiago de Chile: Editorial Universitaria, 2005.
  • Ruiz L, Latarjet M. Anatomía humana. Buenos Aires, Editorial Médica Panamericana, 2008.
  • Tamarit JM, Ferrandis E, García-Parrado L, Dalmau J. Nariz y sociedad: curiosidades y anécdotas sobre el apéndice nasal. Therapeía; 2012, 4: 55-68.
  • Vargas H.  Rinología. Fisiología de las Fosas Nasales [En línea].  Universidad Nacional Mayor de San Marcos, 2014. URL Disponible en: https://sisbib.unmsm.edu.pe/BibVirtualData/Libros/Medicina/cirugia/Tomo_V/archivos%20PDF/7Rinologia.pdf
  • Bagheri S, Khan H, Cuzalina A. Rhinoplasty: Current therapy, an issue of oral and maxillofacial surgery clinics. Filadelfia: Elsevier, 2012.
  • Uzun A, Ozdemir F. Morfométrica análise de nasais formas e ângulos em adultos jovens. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology; 2012, 80(5): 397-402.