Exercícios para combater a hérnia de disco

Os exercícios para combater a hérnia de disco são variados e se adaptam a cada circunstância. Como veremos neste artigo, não é a mesma coisa ter esse distúrbio na coluna lombar e na cervical.
Exercícios para combater a hérnia de disco

Última atualização: 15 Janeiro, 2021

A realização de exercícios para combater a hérnia de disco é uma das indicações médicas que acompanham o protocolo de abordagem dessa patologia. Tanto profissionais de saúde quanto pessoas ligadas ao mundo da ginástica concordam com a importância da atividade física para esses pacientes.

A hérnia de disco tem diferentes formas de apresentação de acordo com a sua localização na coluna vertebral. Da mesma forma, os graus de gravidade são variáveis, assim como os sintomas que a acompanham. Continue lendo para saber mais sobre os exercícios para combater a hérnia de disco.

Quais tipos de hérnia de disco existem?

Uma hérnia de disco é uma saliência do disco intervertebral do eixo da coluna. Esta posição anormal da estrutura anatômica entra em contato com outros tecidos que, no final, determinarão os sintomas.

Toda a extensão da coluna pode sofrer de uma hérnia. Isso ajuda a classificar a patologia, que pode ser cervical, torácica ou lombar. A primeira e a última são, de longe, as mais frequentes.

Se pensarmos na coluna como um empilhamento de vértebras, entenderemos que entre elas deve haver algo que atue como um amortecedor. Esse algo é o disco intervertebral, formado por uma cápsula mais fibrosa e um centro de consistência macia que absorve impactos.

Os discos estão localizados entre os corpos vertebrais ósseos, e mantêm uma posição central na parte de trás que respeita os limites impostos a eles pelos ossos. Quando um dos discos sai para o lado por causa de uma hérnia, o equilíbrio interno é perdido e os nervos ficam inflamados por proximidade.

Assim, podemos classificar os seguintes tipos de acordo com a sua sintomatologia:

  • Cervical: a hérnia discal cervical está localizada no pescoço, e seus sintomas primários geralmente são a cervicalgia e a dor nos membros superiores.
  • Torácica: é a menos comum e se manifesta com dor no peito ou no caminho das costelas.
  • Lombar: uma hérnia discal lombar tende a gerar sinais nos membros inferiores, como a lombociatalgia.
Homem com dor nas costas
Uma hérnia de disco pode ocorrer em qualquer parte da coluna. É por isso que há hérnias lombares, cervicais e torácicas.

Quais exercícios são usados para combater a hérnia de disco?

Como já vimos que existem diferentes tipos e sintomas de hérnia de disco, também teremos que dividir os exercícios recomendados de acordo com o local afetado. Não podemos recomendar o movimento dos membros inferiores para pessoas com cervicalgia ou vice-versa.

Exercícios para a hérnia de disco cervical

Neste caso, a automassagem no pescoço parece ser a que tem mais evidências científicas a seu favor. Muitas vezes, quando uma pessoa se consulta por causa dessa doença, o médico recomenda fisioterapia e ensina a realizar massagens em casa.

É aconselhável considerar que, além da técnica específica, o uso dos dedos e a direção circular do movimento são importantes. Essas automassagens podem ser feitas a qualquer momento, durante as pausas do trabalho, ao assistir TV ou a qualquer momento de relaxamento.

Uma atividade física anaeróbica na academia não é uma má escolha. Geralmente é recomendado começar uma vez que a primeira dor aguda tenha passado. O objetivo é tonificar os músculos do pescoço que sustentam a coluna. Isso gera mais suporte para o equilíbrio central da coluna.

Os músculos que são trabalhados são os paravertebrais, em uma posição que não causa dor. O peso deve ser tratado com cautela, pois as aderências de hérnia de disco cervical removem a força nos membros superiores, resultando em acidentes ao segurar pesos ou halteres.

Recomendações esportivas diante de uma hérnia torácica

A hérnia discal dorsal ou torácica é pouco conhecida. Na verdade, muitas pessoas podem acreditar que não é possível que o transtorno exista nessa altura da coluna vertebral. No entanto, não só existe, mas sua abordagem é mais complicada do que nas demais formas de apresentação.

O exercício recomendado é ativo e progressivo. Rotinas de ginástica focadas na estabilidade e força são estabelecidas, por isso é comum que fisioterapeutas insistam em posições estáticas para a propiocepção.

À medida que a recuperação e a força muscular se desenvolvem, novos treinos são desenvolvidos. Nesse tipo de transtorno, o acompanhamento de um profissional é fundamental.

Mulher fazendo exercícios
A prática de exercícios desempenha um papel relevante na reabilitação diante de uma hérnia de disco. Deve ser sempre acompanhada pela supervisão de um profissional.

Exercícios para pacientes com hérnia de disco lombar

A lombociatalgia típica é o sinal de desenvolvimento de uma hérnia lombar. Começa com uma dor focada na parte inferior das costas que desce pelo caminho do nervo ciático até a virilha, coxa e até mesmo o dedão do pé.

Recomenda-se acompanhar os exercícios que são realizados com terapia térmica para relaxar as fibras musculares ao redor da lesão, quase sempre afetadas por contraturas musculares. Esta é uma resposta antálgica do corpo.

Os alongamentos são fundamentais e devem ser repetitivos. Os membros inferiores têm que atingir sua amplitude máxima, dentro das possibilidades de cada paciente, para liberar a compressão nervosa. Se o paciente estiver no local de trabalho, é importante criar espaços de descanso ativo para esse fim.

Usar bolas de ginástica para fortalecer a região muscular central do corpo também ajuda. Como no pescoço, pretende-se elevar a força dos tecidos circundantes para suportar o equilíbrio da coluna vertebral.

Combatendo a hérnia de disco naturalmente

Os exercícios para combater as hérnias de discos são uma alternativa ao uso de analgésicos. Embora estes últimos ajudem a aliviar as dores, é melhor evitar o uso excessivo.

Com um plano de exercício e uma vida ativa, a hérnia de disco é gerenciável na maioria das situações. Portanto, diante dessa doença é melhor consultar um fisioterapeuta para obter orientações a respeito das melhores opções de acordo com cada caso específico.

Pode interessar a você...
Herniação ou conificação cerebral
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Herniação ou conificação cerebral

A herniação ou conificação cerebral é um termo utilizado na medicina para se referir ao deslocamento das estruturas do encéfalo.



  • Neyra, Horacio Tabares, et al. “Hernia discal lumbar, una visión terapéutica.” Revista Cubana de Ortopedia y Traumatología 30.1 (2016): 27-39.
  • Cedeño Capa, Johanna del Cisne, and Elaine Elizabeth Tamayo Chilan. “Evaluación de los protocolos fisioterapéuticos que se aplican en la actualidad en pacientes que padecen hernia discal de 30 a 60 años que asisten al Departamento de Terapia Física y Rehabilitación del Hospital IESS-Machala Regional 9 El Oro, durante el período de Mayo a Septiembre del año 2015.” (2015).
  • Villanueva, Teresa Casanova, and José Ramón Sever Bermejo. “Hernias discales toracolumbares: tratamiento conservador versus tratamiento quirúrgico.”
  • Cuen, Ana Coral Laga, and Antonio Fernando Loste Ramos. “TRATAMIENTO DE LA HERNIA DISCAL LUMBAR.”
  • Mangas Cela, Ana. “Efectividad de los diferentes programas de ejercicio en el tratamiento del dolor cervical crónico.” (2020).
  • Picado-Baca, Mauricio Leonardo, et al. “Tratamiento de hernia discal torácica. Reporte de 2 casos.” Cirugía y Cirujanos 84.5 (2016): 415-419.
  • Montero, A. Alcántara, et al. “Actualización en el tratamiento farmacológico del dolor neuropático.” Medicina de Familia. SEMERGEN 45.8 (2019): 535-545.
  • Bachmann, J. “Hernia discal cervical.” Revista Internacional de Acupuntura 3.3 (2009): 125-128.
  • Ortiz Soler, M. “Tratamiento de la hernia discal mediante oxígeno-ozonoterapia.” Dolor. Investigación Clínica & Terapéutica 22.4 (2007): 187-194.