Alternativas naturais para aliviar uma hérnia de disco

4 de janeiro de 2020
Nem toda hérnia de disco deve ser submetida à cirurgia. Na maioria dos casos, você pode recorrer a tratamentos naturais. Estes servem para diminuir os sintomas, principalmente a dor, e ajudar o corpo a reabsorver o tecido da hérnia e a curá-la.

A hérnia de disco é um problema de saúde muito frequente hoje em dia. Tanto é, que segundo as estimativas médicas, 1 em cada 100 pessoas adultas no mundo padece desta condição. Além disso, acredita-se que pelo menos 50% das pessoas sofram ou sofrerão de algum problema nas costas ao longo da vida.

Sabe-se que a hérnia de disco é mais frequente no nível cervical ou lombar, ou seja, no pescoço ou na região lombar. Isso ocorre porque essas são as áreas com maior mobilidade na coluna vertebral. No entanto, uma hérnia pode aparecer em qualquer segmento dela.

Nem toda dor persistente nas costas corresponde a um disco herniado. Além disso, nem todos os discos de hérnia causam dor. Acredita-se que cerca de 30% da população possa ter uma dessas hérnias, sem que nenhum sintoma se manifeste.

A hérnia de discoLocalização da hérnia

Quando o disco perde resistência, devido à idade ou trauma, o anel fibroso pode se romper e se forma uma hérnia de disco.

A coluna é composta de vários ossos chamados vértebras. Os adultos têm 26 vértebras no total. Cada vértebra é separada da próxima e da anterior por meio de estruturas chamadas discos intervertebrais. Não existem discos apenas na área do sacro e do cóccix.

Os discos são formados por um tecido pulposo. Sua principal função é amortecer o impacto entre as vértebras durante o movimento. Estes têm um alto teor de água, que começa a diminuir ao longo dos anos.

Esses discos têm um anel fibroso que os rodeia. Quando o disco perde resistência devido à idade ou trauma, o anel fibroso pode quebrar. É quando a hérnia de disco é formada, que geralmente é dolorosa e até incapacitante. Muitas vezes é corrigida através de cirurgia, mas também pode ser tratada através de soluções alternativas.

Continue lendo: Como diferenciar uma hérnia de disco de uma dor nas costas

A nutrição como alternativa de prevenção da hérnia de disco

Uma das medidas para prevenir e tratar a hérnia de disco é seguir uma dieta adequada. É muito importante beber bastante água diariamente. Recomenda-se que um adulto consuma pelo menos dois litros por dia. Isso protege os discos intervertebrais e reduz a inflamação se houver uma hérnia de disco.

A dieta por si só não corrige uma hérnia de disco, mas contribui decisivamente no seu tratamento. Combinada com outras ações geralmente produz bons resultados. É aconselhável ter uma dieta baseada em frutas, vegetais, grãos integrais, e todos os tipos de alimentos antioxidantes.

Da mesma forma, elementos acidificantes ou inflamatórios devem ser evitados. Alguns deles são a carne vermelha, o açúcar, todos os alimentos que contêm conservantes ou corantes, aqueles que contêm glúten, e os chamados “junk food“, entre outros.

A fisioterapia e a quiropraxiapara aliviar uma hérnia de discoA fisioterapia ajuda a aliviar uma hérina de disco

Certamente, tanto a fisioterapia quanto a quiropraxia podem ajudar na reabilitação de uma hérnia de disco. No entanto, devem ser realizadas por um profissional.

A fisioterapia é um dos recursos mais utilizados para tratar afecções discais. Geralmente o profissional de saúde indica uma rotina de exercícios que deve ser seguida escrupulosamente. Também é muito frequente que medidas como aplicação de frio, calor ou ambas sejam usadas na área afetada.

Um dos tratamentos mais eficazes para aliviar uma hérnia de disco é a quiropraxia. No que diz respeito a esse ponto é importante enfatizar que quem realize esse tipo de intervenção deve ser alguém realmente treinado e experiente. Uma má quiropraxia pode não apenas ser ineficaz, mas em alguns casos perigosa.

Sem dúvida alguma, um bom quiroprático é capaz de corrigir uma hérnia de disco, cervical ou lombar. O objetivo deste tratamento é que a vértebra reabsorva o tecido e a hérnia se cure completamente. Nos estágios iniciais é também uma medida muito eficaz contra a dor.

Não perca este artigo: 6 maneiras como a sua rotina diária piora sua dor nas costas

Fitoterapia

Existem algumas plantas medicinais que podem ser tomadas como infusão e que ajudam a aliviar os sintomas de uma hérnia de disco. Em particular, estas infusões reduzem a inflamação e a dor. Uma das mais eficazes é a infusão de tomilho, orégano e rabo de cavalo. Juntas, estas plantas têm um efeito anti-inflamatório que é benéfico para essa condição.

  • Em primeiro lugar, coloque em uma tigela, meio litro de água.
  • Logo em seguida, despeje uma colher de chá de tomilho, uma de orégano e outra de rabo de cavalo.
  • Posteriormente, leve ao fogo médio e cozinhe por cinco minutos.
  • Então, espere mais 10 minutos e coe.
  • Finalmente, beba três xícaras por dia, antes de cada refeição.

Você também pode preparar uma infusão de tomilho e alecrim, da mesma maneira. Outras plantas que têm o mesmo objetivo são a casca do salgueiro branco e a raiz da garra do diabo. Lembre-se de que nenhuma dessas medidas substitui a consulta médica.

 

  • Amin RM, Andrade NS, Neuman BJ. Lumbar Disc Herniation. Curr Rev Musculoskelet Med. 2017;10(4):507–516. doi:10.1007/s12178-017-9441-4
  • Dulebohn SC, Ngnitewe Massa R, Mesfin FB. Disc Herniation. [Updated 2019 Apr 13]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2019 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK441822/
  • Seyithanoglu H, Aydin T, Taşpınar O, et al. Association between nutritional status and Modic classification in degenerative disc disease. J Phys Ther Sci. 2016;28(4):1250–1254. doi:10.1589/jpts.28.1250
  • Turner RC, Lucke-Wold BP, Boo S, Rosen CL, Sedney CL. The potential dangers of neck manipulation & risk for dissection and devastating stroke: An illustrative case & review of the literature. Biomed Res Rev. 2018;2(1):10.15761/BRR.1000110. doi:10.15761/BRR.1000110
  • Pourahmadi MR, Taghipour M, Ebrahimi Takamjani I, Sanjari MA, Mohseni-Bandpei MA, Keshtkar AA. Motor control exercise for symptomatic lumbar disc herniation: protocol for a systematic review and meta-analysis. BMJ Open. 2016;6(9):e012426. Published 2016 Sep 27. doi:10.1136/bmjopen-2016-012426
  • Felipe Morán, A. (2001). Criterios científicos actuales en el tratamiento del paciente con hernia discal lumbar. Revista Cubana de Medicina Militar, 30(1), 15-20.
  • Luo, Y., Huang, J., Xu, L., Zhao, W., Hao, J., & Hu, Z. (2014). Efficacy of Chinese herbal medicine for lumbar disc herniation: a systematic review of randomized controlled trials. Journal of Traditional Chinese Medicine33(6), 721–726. https://doi.org/10.1016/s0254-6272(14)60003-0