A tríade de Virchow

A tríade de Virchow é uma terminologia médica que reúne três fatores que afetam a coagulação e a formação de trombos. A sua pior consequência é o tromboembolismo venoso.
A tríade de Virchow

Última atualização: 02 Dezembro, 2020

A tríade de Virchow é uma série de 3 alterações que ocorrem dentro das veias e que determinam a formação de trombos venosos. A situação também é conhecida como tromboembolia venosa.

Esta tríade foi descrita por um patologista alemão chamado Rudolf Virchow há mais de 150 anos. Ele descreveu, pela primeira vez, as condições necessárias para que o trombo venoso se formasse e se espalhasse.

Começaremos descrevendo a tríade de Virchow e, em seguida, vamos explicar várias definições que nos permitirão entender a trombose venosa e seus riscos à saúde.

O que a tríade de Virchow inclui?

A tríade de Virchow inclui três mudanças:

  • Anormalidades no fluxo sanguíneo.
  • Hipercoagulabilidade: um estado que promove a formação de coágulos ou trombos venosos.
  • Dano endotelial: são lesões dentro dos vasos sanguíneos.

Há situações conhecidas como estados protrombóticos que favorecem o aparecimento da tríade. Uma vez unidos os fatores, as plaquetas se acumulam como armadilhas que retêm neutrófilos. As plaquetas, juntamente com os neutrófilos, formarão trombos venosos e levarão ao tromboembolismo.

O que são os estados protrombóticos?

Estados protrombóticos são situações, hereditárias ou adquiridas, nas quais a tríade de Virchow tem uma boa chance de aparecer. São compostos por fatores de risco modificáveis e não modificáveis.

Mutações genéticas, quando envolvem fatores de coagulação, podem levar a um estado protrombótico. Essa herança é difícil ou impossível de modificar, uma vez que o fator de risco é adquirido no exato momento da concepção.

Por outro lado, existem doenças sistêmicas que estimulam a coagulação sanguínea, como o câncer, pressão alta, nefropatias e doença venosa crônica. Pessoas com varizes e insuficiência venosa são particularmente suscetíveis.

Hábitos e estilo de vida também são importantes na equação do trombo. As pessoas obesas e as que fumam estão em alto risco. Aqueles que precisarem viajar por longos períodos de avião, permanecendo imóveis, podem estimular a coagulação em suas pernas.

Para as mulheres, o uso de estrogênio em contraceptivos hormonais merece uma atenção especial. Um médico sempre deve avaliar o risco de trombose antes de indicar uma contracepção desse tipo. Durante a gravidez, a pressão do útero nas veias que vão em direção aos membros inferiores retarda a circulação, favorecendo a tríade de Virchow.

Outras situações associadas incluem:

  • Pneumopatia obstrutiva crônica.
  • Poluição do ar.
  • Trauma no membro inferior.
  • Imobilização prolongada para internações superiores a 48 horas.
Mulher com varizes
As mulheres com varizes são suscetíveis à hipercoagulação nas pernas.

O que é a tromboembolia venosa?

O tromboembolismo venoso reúne duas entidades que podem causar incapacidade vascular e morte. Na verdade, elas são a causa mais comum de morte evitável em pessoas hospitalizadas:

  • DVT ou trombose venosa profunda
  • Tromboembolismo pulmonar

Os trombos venosos podem permanecer em seu local de formação ou se desprender do local onde se formaram para viajar através da corrente sanguínea. Se o descolamento ocorrer, eles serão transformados em êmbolos, que se chegarem ao coração, passam para a circulação pulmonar.

A trombose dos membros inferiores é a mais comum. Causa vermelhidão, hipersensibilidade ao toque, calor local, cãibras e dor.

Se ocorrer um tromboembolismo pulmonar, os sintomas são falta de ar, síncope ou desmaio, hipotensão e cianose (coloração da pele azulada). O desfecho é mortal sem o tratamento oportuno e adequado.

Como os problemas da tríade de Virchow são diagnosticados?

A maneira mais comum de identificar a trombose venosa profunda é através do ultrassom doppler do sistema venoso profundo. O ultrassonografista examina a presença de bloqueios no fluxo sanguíneo ou avalia a perda de compressão das veias.

Em casos de difícil diagnóstico, ou em casos duvidosos, será realizada uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética nuclear do membro suspeito.

Para o tromboembolismo pulmonar, o principal método de diagnóstico será a tomografia computadorizada pulmonar. Às vezes, um estudo de diagnóstico chamado gammagrafia pulmonar é solicitado.

Palpitações
A falta de ar é um dos sintomas iniciais de tromboembolismo pulmonar. A detecção precoce salva vidas.

Por que a tríade de Virchow é importante?

Como sabemos cada vez mais sobre a coagulação sanguínea e a tríade de Virchow, os casos relacionados a internações por trombos e êmbolos diminuíram. No entanto, um número ainda maior de mortes por essas causas pode ser evitado.

Manter hábitos de vida saudáveis e cuidar dos nossos membros é fundamental para reduzir o risco de hipercoagulação dentro da corrente sanguínea. Consulte um médico se você tiver dúvidas sobre os passos que pode tomar para se proteger.

Pode interessar a você...
9 alimentos que você deve incluir na dieta para prevenir tromboses
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
9 alimentos que você deve incluir na dieta para prevenir tromboses

As tromboses e embolias são problemas circulatórios graves, que podem levar à morte. Conheça alguns aliados naturais para afastar o risco.