Taxa de sobrevivência ao câncer

28 Agosto, 2020
Diante do diagnóstico de câncer, o médico não pode prever o que vai acontecer no futuro. No entanto, graças à taxa de sobrevivência, ele pode fazer algumas estimativas com base nas experiências de outros pacientes com a mesma doença.

Quando uma pessoa é diagnosticada com câncer, as primeiras perguntas que vêm à mente são “Qual é a minha chance de sobreviver a esse câncer?” ou “Quanto tempo me resta para viver?” . Uma das ferramentas usadas para responder a essas e outras perguntas de pacientes com esta doença é a taxa de sobrevivência ao câncer.

Conforme detalhado pela Clínica Mayo em seu site, o médico não pode prever o futuro após o diagnóstico dessa patologia, mas pode fazer uma estimativa com base nas experiências de outros pacientes que já sofreram com ela. Quer saber mais sobre isso? Continue lendo!

O que é a taxa de sobrevivência ao câncer?

A taxa de sobrevivência ao câncer é uma análise estatística médica que estima a probabilidade de sobrevivência de uma pessoa diagnosticada com câncer. Geralmente, a taxa de sobrevivência é calculada 1, 2 e 5 anos após o diagnóstico do câncer.

Em outras palavras, é uma análise que tenta estimar quantas pessoas diagnosticadas com câncer conseguem sobreviver a um determinado período de tempo. É importante mencionar que esta estimativa não deve ser confundida com a taxa de progressão da doença.

Essas estatísticas geralmente são apresentadas em conjunto com a taxa de sobrevivência, mas não fornecem as mesmas informações. Portanto, este é um detalhe que todos os pacientes devem levar em consideração para não fazer interpretações equivocadas.

Tratamento contra o câncer
A taxa de sobrevivência ao câncer permite que os médicos estimem quanto tempo de vida os pacientes têm após o diagnóstico da doença.

Talvez você possa se interessar: Um medicamento para diminuir a quimioterapia no pulmão

Como ela é calculada?

A taxa de sobrevivência é calculada usando as informações coletadas em estudos científicos para cada tipo de câncer. Milhares de pessoas em todo o mundo participam desses estudos. Essas pessoas são monitoradas durante um certo período, ao longo do qual a evolução e o tempo decorrido até a morte são observados.

Para fazer essa análise com um câncer específico, são considerados:

  • O tipo de câncer
  • O estágio do câncer (etapa)
  • Idade do paciente
  • Tempo decorrido desde o diagnóstico

Devemos mencionar que essas estatísticas não levam em consideração outras condições médicas que o paciente possui. Assim, se o paciente não tiver outras doenças, é provável que tenha uma chance melhor de sobrevivência do que as estatísticas sugerem.

Para que é utilizada a taxa de sobrevivência ao câncer?

Combate ao câncer
As informações obtidas com a taxa de sobrevivência ao câncer permitem que o médico oriente o paciente a respeito da gravidade da sua doença.

O índice de sobrevivência é apresentado em porcentagens. Por exemplo, a chance de sobrevida 5 anos após o diagnóstico de câncer de mama em estágio inicial para mulheres de 50 anos é de 97%.

Isso significa que, de um modo geral, 97 de cada 100 mulheres de 50 anos diagnosticadas com câncer de mama em estágio inicial estarão vivas 5 anos após o diagnóstico.

Esta informação é usada para ajudar o médico a explicar ao paciente a gravidade da sua doença. Além disso, pode ajudar o paciente e o médico a tomarem as decisões quanto ao tratamento.

Em alguns casos, a probabilidade de sobreviver ao câncer não justifica os efeitos colaterais ou o custo financeiro do tratamento ao qual o paciente deverá se submeter.

Não deixe de ler: O câncer de pulmão é muito mais mortal nas mulheres

Calculadoras de taxa de sobrevivência

Atualmente, existem ferramentas que visam simplificar essas informações para pacientes e profissionais de saúde. Diferentes calculadoras de sobrevivência estão disponíveis online.

Através delas, uma pessoa pode inserir os dados correspondentes ao diagnóstico e, automaticamente, obterá a taxa de sobrevivência. Esses recursos geralmente estão disponíveis em inglês.

Em português, as estimativas de sobrevivência ao câncer estão disponíveis em estudos científicos, sites de instituições especializadas e livros especializados.

O que deve ficar claro sobre esse tópico?

Os dados estimados na taxa de sobrevivência ao câncer são informações valiosas para médicos e pacientes diagnosticados com esta doençaDevemos deixar claro que essa informação não é a mesma que a taxa de progressão da doença. Embora geralmente sejam apresentados juntos, esses dados se referem a coisas diferentes.

Por outro lado, deve-se ter em mente que os dados de sobrevivência também são decisivos para a tomada de decisões sobre o tratamento. Em muitos casos, as chances de sobrevivência justificam os custos e os efeitos colaterais do tratamento.

  • Siegel, R. L., Miller, K. D., & Jemal, A. (2019). Cancer statistics, 2019. CA: A Cancer Journal for Clinicians69(1), 7–34. https://doi.org/10.3322/caac.21551
  • Cancer Research UK (n.d.).  Cancer survival statistics, Cancer Research UK. Available in https://www.cancerresearchuk.org/health-professional/cancer-statistics/survival
  • Zadnik V, Žagar T, Žakelj MP. Cancer Patients’ Survival: Standard Calculation Methods And Some Considerations Regarding Their Interpretation: POPULACIJSKO PREŽIVETJE BOLNIKOV Z RAKOM: UPORABA RAZLIČNIH PRISTOPOV IN PROBLEMI INTERPRETACIJE REZULTATOV. Zdr Varst. 2016;55(2):134–141. Published 2016 Feb 11. doi:10.1515/sjph-2016-0012