6 maneiras de proteger sua casa da poluição do ar

8 de janeiro de 2019
Embora nem sempre notemos a poluição do ar que respiramos, este é bastante contaminado. Para tornar sua casa um abrigo de ar mais puro você pode considerar as seguintes técnicas.

Vivemos em um mundo que sofre mais a cada dia os efeitos da poluição. O ar que respiramos, assim como a água que bebemos é cada vez menos puro.

No entanto, podemos aplicar algumas sugestões para torná-lo menos prejudicial: dizemos a você como proteger sua casa da poluição do ar.

A poluição do ar chegou a tal ponto que quase não existe nenhum canto no mundo que não seja afetado por ela.

Ainda mais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte em várias publicações sobre as consequências da poluição atmosférica urbana, e da poluição do ar em ambientes fechados.

Origens da poluição do ar

Origens da poluição do ar

Antes de mais nada, leve em conta que nas cidades pode-se diferenciar alguns tipos de contaminação, como a poluição do meio ambiente, a externa, e a urbana. A OMS lista as seguintes fontes para os gases que poluem o ar que respiramos todos os dias:

  • Combustão ineficiente de combustíveis fósseis ou de biomassa. Isso inclui resíduos de carros, fornos, e fogões a lenha.
  • Técnicas rudimentares de aquecimento e iluminação.
  • Substâncias químicas de materiais de construção e produtos de limpeza.
  • Casas localizadas muito perto de fontes de poluição, como fábricas.

Aqui também podemos adicionar o pó que vem do exterior, e os resíduos dos animais de estimação, como os seus pequenos pelos.

6 maneiras de proteger sua casa da poluição do ar

Felizmente, temos algumas maneiras de evitar essa poluição tão prejudicial. A coisa boa sobre essas recomendações é que elas são facilmente aplicáveis. Não hesite em colocá-las em prática!

1. Ter plantas em casa

Ter plantas em casa para evitar a poluição do ar

Desde já, é a melhor solução que você pode considerar para proteger sua casa da poluição do ar. Como se sabe, as plantas têm a capacidade de absorver o dióxido de carbono presente no ar que respiramos, e de trocá-lo por oxigênio.

No entanto, devemos ter certos escrúpulos nos casos de pessoas alérgicas ao pólen. Neles, os efeitos podem ser contraproducentes.

2. Usar produtos naturais

Bem como a OMS menciona, produtos de limpeza contêm produtos químicos que são prejudiciais à nossa saúde. Muito mais no caso dos aerossóis, que poluem muito mais o ar.

Por isso, uma recomendação muito importante é apelar para produtos naturais. A lista daqueles que você pode aproveitar é muito ampla. Seus personagens principais, no entanto, são: o bicarbonato de sódio, o bórax, o vinagre branco e o limão, entre outros.

Você também pode ler: Remédio de casca de limão e azeite de oliva para acalmar a dor nas articulações

3. Evitar o acúmulo de poeira e de outras substâncias

Acima de tudo, existem dois lugares fundamentais em sua casa que podem alojar um grande número de substâncias que ameaçam a saúde. Trata-se do filtro do ar condicionado e do carpete.

Do mesmo modo é aconselhável mudar o filtro do ar condicionado pelo menos uma vez por ano. No que diz respeito ao carpete, você deve aspirá-lo com frequência. Se você o umedecer para lavá-lo, ou se este se molhar por acidente, tente secá-lo imediatamente. Se você não fizer isso, as bactérias se espalharão por todo o lugar.

No caso de casas habitadas por pessoas com dificuldades respiratórias, as medidas devem ser ainda mais extremas.

4. Não acenda velas aromáticas ou fume

De vez em quando, somos nós mesmos que geramos a poluição do ar em nossa casa. Se você realmente quer proteger sua casa da poluição do ar, é melhor não usar velas perfumadas. Ou pelo menos não por muito tempo, e muito menos fume dentro de casa. Ambos os produtos contêm substâncias altamente tóxicas para o corpo.

5. Adquirir um purificador de ar

Não acenda velas aromáticas ou fume para evitar a poluição do ar

Logo, se você quiser proteger sua casa da poluição do ar, nada é mais eficaz do que um purificador. Este dispositivo possui filtros capazes de absorver quase 99% das partículas poluidoras.

Graças a este simples artefato, seus ambientes ficarão mais puros, limpos, e com um odor melhor. Sem dúvida, um investimento que vale a pena.

Você também pode estar interessado: Como fazer pastilhas de bicarbonato de sódio para desinfetar o vaso sanitário

6. Substitua lareiras e fogões a lenha

Esses elementos têm duas consequências negativas:

  • Primeiramente, os recursos naturais são queimados para gerar calor. Isso, além de ser prejudicial ao meio ambiente, favorece o aparecimento de substâncias nocivas no ar.
  • Por outro lado, os restos de cinzas ficarão espalhados por todo o lugar. Você não será capaz de evitar respirá-los.

Provavelmente, a poluição do ar é uma questão central que afeta 9 em cada 10 pessoas no mundo. Desde o nosso humilde espaço, podemos tomar pequenas ações preventivas.

Em suma, estas são ações que podem salvar vidas. Conforme relatado recentemente pela OMS, 7 milhões de pessoas morrem anualmente por causa dos efeitos nocivos de substâncias poluentes do ar. Portanto, cada um pode agir a partir do lugar onde vive.