Casca de limão e azeite de oliva para aliviar dores nas articulações

O azeite de oliva tem propriedades anti-inflamatórias que em conjunto com os óleos essenciais da casca de limão podem ajudar a acalmar dores nas articulações.
Casca de limão e azeite de oliva para aliviar dores nas articulações

Última atualização: 20 Maio, 2021

As dores nas articulações variam de acordo com sua causa e estado de saúde e estilo de vida da pessoa, entre outros fatores. Sua intensidade também varia, podendo ser aguda no início e ficar cada vez mais intensa.

A artrite e a artrose podem ser acompanhadas pela inflamação de uma ou mais articulações e ocorrem de maneiras diferentes. No caso da artrose, a cartilagem da articulação se deteriora e sua capacidade de regeneração fica limitada, resultando em uma perda de cartilagem com o passar do tempo. Como resultado, os ossos desprotegidos entram em atrito direto uns contra os outros, causando inchaço, dor e saliências ósseas na articulação. Além de dores nas articulações, causa rigidez e dificuldade de movimentação.

De acordo com evidências científicas, as articulações que doem com mais frequência são as dos joelhos, dos quadris, dos ombros e a articulação sacroilíaca. Independentemente de onde essa condição ocorre, a verdade é que o desconforto pode impedir tanto o movimento como o repouso em uma posição confortável.

Casca de limão e azeite de oliva para aliviar dores nas articulações

De todas as articulações, as dos joelhos são talvez as que sofrem danos com mais frequência, sendo mais suscetíveis a dores.

Para tratar o desconforto e evitar que ele piore, o ideal é ir a um médico para receber um tratamento adequado, que pode envolver repouso, analgésicos e anti-inflamatórios.

Por outro lado, na esfera popular diz-se que existem remédios de origem natural que podem contribuir para o alívio. Um desses remédios é feito com casca de limão e azeite de oliva, dois ingredientes que, pelas propriedades que lhes são atribuídas, podem aliviar e reduzir a inflamação da região dolorida. Da mesma forma, esse remédio pode ajudar a evitar o consumo de medicamentos fora dos horários indicados.

Casca de limão e azeite de oliva para aliviar dores nas articulações

A mistura de casca de limão e azeite de oliva é um produto de uso externo que você deve aplicar sobre as regiões doloridas através de massagens. Acredita-se que as propriedades desses ingredientes ajudam a diminuir a inflamação, a dor e a rigidez.

A casca de limão contém substâncias como a citronela e o felandreno, dois óleos essenciais que ajudam a relaxar os músculos e as articulações, ajudando a melhorar sua capacidade de movimento. O azeite de oliva, por sua vez, contém antioxidantes e ácidos graxos ômega 3, conhecidos por sua capacidade de aliviar tecidos inflamados e doloridos.

Acredita-se que em conjunto estes ingredientes ajudam a melhorar o processo de oxigenação celular, otimizando o transporte de nutrientes até as articulações, o que é essencial para prevenir o desgaste das cartilagens.

Como preparar o remédio de casca de limão e azeite de oliva?

Além da casca de limão e do azeite de oliva, você pode usar folhas de eucalipto para potencializar o efeito anti-inflamatório. Esse remédio pode ser usado para prevenir dores omo método preventivo da dor articular, mas também pode ser usado para tratá-la.

Ingredientes

  • Uma xícara de azeite
  • As cascas de 2 limões
  • 5 folhas de eucalipto
Saiba como aliviar dores nas articulações

Além disso, você precisará de um frasco de vidro com tampa, gazes e filme plástico de cozinha. A primeira coisa que você deve fazer é cortar as cascas de limão em pedaços  pequenos e depois colocá-los no frasco de vidro.

Em seguida, adicione o azeite até cobrir completamente as cascas de limão. Em seguida, pique as folhas de eucalipto em pedaços pequenos e misture com os outros ingredientes. Feche bem o frasco e coloque-o em local fresco e escuro por duas semanas. Passado esse tempo, filtre seu conteúdo com uma peneira.

Como aplicar o remédio para dores nas articulações

Quando você for usar este remédio, use-o para umedecer a gaze com e coloque-a na articulação dolorida. Em seguida, cubra o curativo com o filme plástico. Deixe o óleo agir durante a noite para que seus compostos façam efeito enquanto você descansa.

Recomenda-se repetir este tratamento todas as noites até que a dor diminua, aplicando pelo menos 3 vezes por semana.

Se você quiser uma sensação mais relaxante, aqueça o azeite em banho-maria antes de aplicá-lo. Certifique de verificar a temperatura para não queimar a pele. Você também pode usá-lo para massagear as articulações, especialmente quando elas estiverem doloridas devido ao cansaço.

Algumas pessoas dizem que adicionar calêndula à preparação pode aumentar seu efeito anti-inflamatório. Isso fica a critério de cada pessoa.

Tenha em mente que quando a dor não puder ser aliviada através do repouso ou de massagens com remédios caseiros, o melhor a se fazer é consultar um médico, realizar exames e seguir suas instruções.

Embora a aplicação deste produto possa ajudar, até certo ponto, a reduzir a dor, é essencial, além de consultar um médico e seguir suas recomendações, se alimentar de forma saudável e praticar exercícios regularmente.

Pode interessar a você...
8 alimentos que você deve evitar se tem problemas nas articulações
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
8 alimentos que você deve evitar se tem problemas nas articulações

Reduzir ou eliminar o consumo dos alimentos citados neste artigo pode ajudar a minimizar a dor e os sintomas associados aos problemas nas articulaç...



  • Vargas Negrín, F., Medina Abellán, M. D., Hermosa Hernán, J. C., & De Felipe Medina, R. (2014). Tratamiento del paciente con artrosis. Atencion Primaria. https://doi.org/10.1016/S0212-6567(14)70043-5

  • Márquez Arabia, Jaime, & Márquez Arabia, Wiliam. (2014). Artrosis y actividad física Arthrosis and physical activity Arthrose et activité physique. Revista Cubana de Ortopedia y Traumatología.

  • Rodríguez-Hernández, J. L. (2004). Dolor osteomuscular y reumatológico. Revista de La Sociedad Espanola Del Dolor.

  • Sharma R, Rao R, Kumar S, Mahant S, Khatkar S. Therapeutic Potential of Citronella Essential Oil: A Review. Curr Drug Discov Technol. 2019;16(4):330-339. doi: 10.2174/1570163815666180718095041. PMID: 30019646.