Medicamentos

Os medicamentos são produtos muitas vezes indispensáveis em nosso dia a dia. Conhecer seus mecanismos de ação, suas propriedades curativas e preventivas, bem como seus efeitos colaterais, nos permitirá, sem dúvida, ter um maior conhecimento sobre este universo clínico.

Antibióticos para as infecções urinárias

As infecções urinárias são um problema relativamente comum, que se apresenta mais frequentemente em mulheres, devido a sua configuração urogenital. Estima-se que ao menos uma em cada cinco mulheres sofrerá algum tipo de infecção urinária ao longo da vida. As infecções…

O que é o ácido salicílico?

O ácido salicílico é uma substância que possui propriedades queratolíticas e antimicrobianas. É amplamente utilizado em áreas como a dermatologia, pois é capaz de promover a descamação da pele e prevenir a contaminação por bactérias e fungos oportunistas. Além disso,…

Donepezila: indicações e advertências

A Donepezila é o segundo medicamento aprovado na Espanha para tratar a demência leve-moderada do Alzheimer. No momento, não tem demonstrado melhorar o comportamento, a capacidade funcional nem a qualidade de vida dos pacientes; tampouco freia a progressão da doença.…

Epinefrina: modo de administração e indicações

A epinefrina, mais conhecida como adrenalina, é um hormônio e um neurotransmissor usado em situações de emergência em que há parada cardíaca. Esta droga tem sido historicamente usada para tratar broncoespasmo e hipoglicemia. No entanto, hoje em dia temos medicamentos…

Por que um médico prescreve opioides?

A prescrição de opioides costuma ser normal entre os médicos, sempre que seja indicado, mas podem gerar tolerância. De modo que quando se utilizam doses altas, o paciente se acostuma ao fármaco e cada vez requer quantidades maiores para que…

O que são os corticosteroides?

Os corticosteroides ou corticoides são fármacos muito potentes que, somente podem ser administrados com receita médica. Por isso, apesar de que muita gente sabe disso, esse tipo de medicamento não se pode adquirir e muito menos consumir sem indicação de…

Para que serve o Enantyum? É anti-inflamatório?

O Enantyum (ou dexcetoprofeno) refere-se a um medicamento que é utilizado amplamente hoje em dia. Ainda mais, inclui-se dentro do grupo dos AINEs (anti-inflamatórios não esteroidais), um grupo de fármacos anti-inflamatórios e analgésicos. Além disso, pode se encontrar tanto na forma…

Para que são usados os opioides?

Tentar aliviar a dor tem sido uma das buscas mais constantes do ser humano. Os medicamentos opioides são um método, entre outros, para atingir esse objetivo. Embora o consumo de drogas opioides tenha se multiplicado em dez vezes em nosso…

Atropina: funções e efeitos adversos

A atropina é uma droga antagonista muscarínica de origem natural com efeito anticolinérgico. Apresenta propriedades midriáticas, antiespasmódicas, tanto intestinais como urinárias, antidiarreicas, anticatólicas e anestésicas. Este ingrediente ativo é extraído da planta da beladona e de outras plantas da família Solanaceae. É…

Administração de medicamentos por via nasal   

Ao inalar o medicamento diretamente este é melhor absorvido porque vai diretamente para os pulmões e mucosa nasal, reduzindo o número de efeitos colaterais. Isso permite utilizar doses menores, porque praticamente não se desperdiça nada do medicamento em outras áreas.…

Fenistil: contra picadas, queimaduras e urticárias

O Fenistil é a marca de um gel tópico cujo princípio ativo é o maleato de dimetindeno. Este componente pertence ao grupo dos anti-histamínicos e está indicado como tratamento para a coceira associada a reações alérgicas, queimaduras superficiais ou picadas…

5 perguntas sobre medicamentos genéricos

Embora ao longo do artigo respondamos a mais perguntas sobre os medicamentos genéricos, devemos começar por saber o que são exatamente. A definição de um medicamento genérico é: “qualquer medicamento que tenha a mesma composição qualitativa ou quantitativa em ingredientes…

Como são classificados os medicamentos analgésicos

Analgesia, significa etimologicamente a negação ou carência de dor. O objetivo dos medicamentos analgésicos é aliviar a dor. Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), a dor é definida como a experiência sensorial e emocional desagradável. Esta…

Efeitos da pílula do dia seguinte no organismo

Você conhece os riscos e efeitos da pílula do dia seguinte? Sabe pelo menos o que é? Ter relações sexuais sem proteção envolve riscos significativos; não só aumenta a possibilidade de sofrer de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), mas também pode…

Cetamina: para que serve?

A cetamina é um medicamento com propriedades anestésicas e alucinógenas. Seu uso na medicina é muito limitado, e é usada apenas como um anestésico de ação rápida. É também amplamente utilizada na medicina veterinária para sedar grandes animais, especialmente em…

Tiopental: administração e contraindicações

O tiopental é um medicamento utilizado como anestésico geral. Em particular, essa substância pertence ao grupo dos barbitúricos, usados ​​como sedativos e analgésicos, por sua ação depressora do sistema nervoso central. Nós também podemos encontrá-lo sob o nome de tiopentato…

7 usos que pode dar para água oxigenada

Um dos produtos mais versáteis, econômicos e úteis que podemos ter em casa é o peróxido de hidrogênio, ou como é conhecido, a água oxigenada. Aqui explicaremos os usos que você pode dar a água oxigenada de 10 volumes como…