Medicamentos

Os medicamentos são produtos muitas vezes indispensáveis em nosso dia a dia. Conhecer seus mecanismos de ação, suas propriedades curativas e preventivas, bem como seus efeitos colaterais, nos permitirá, sem dúvida, ter um maior conhecimento sobre este universo clínico.

Prospantus, um xarope para a tosse

O Prospantus é um xarope com ação mucolítica e expectorante. É composto pelo extrato seco de Hedera helix e é utilizado para o tratamento da tosse produtiva, uma vez que facilita a eliminação do muco. A Hedera helix é uma planta medicinal chamada “hera comum”. Seu…

Tretinoína: indicações e usos

A tretinoína, também conhecida como ácido retinoico, é vitamina A ativa em todos os tecidos do corpo, exceto na retina. É amplamente utilizada na área de dermatologia para o tratamento da acne vulgar. Faz parte da família dos retinoides, que…

6 riscos de triturar medicamentos

Triturar medicamentos para facilitar a sua administração é uma prática comum que altera a integridade do medicamento e, portanto, a sua eficácia. Idealmente, todos os medicamentos devem ser administrados sem ser manipulados. No entanto, a maioria dos medicamentos utilizados vem…

Betaistina: indicações e precauções

A betaistina é um fármaco regulador da histamina usado no tratamento da vertigem há cerca de 40 anos. Outras indicações também foram estudadas, como o tratamento para a doença de Ménière e a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB). Embora seu…

Os diferentes tipos de quimioterapia

A quimioterapia, como você provavelmente sabe, é uma das modalidades terapêuticas mais usadas no tratamento do câncer. Ela abrange uma ampla variedade de medicamentos; portanto, existem muitos tipos de quimioterapia disponíveis. O objetivo deste tipo de tratamento é destruir as células…

Medicamentos usados em uma intubação

O comprometimento das vias aéreas é uma das causas de morte e/ou morbidade grave em adultos e idosos. Portanto, as técnicas de ressuscitação cardiopulmonar, como a intubação, são um dos pontos mais importantes no atendimento desse tipo de emergência. Neste…

Rifampicina: dose e indicações

A rifampicina é um medicamento antibiótico que representa a família das rifampicinas. É um composto semissintético utilizado como primeira escolha no tratamento da tuberculose. No entanto, não deve ser utilizado na monoterapia, pois isso favoreceria o desenvolvimento da resistência por parte das bactérias.…

Diovan: usos e efeitos colaterais

O Diovan é um medicamento cuja substância ativa é o valsartan. Pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antagonistas da angiotensina II, que ajudam a controlar a pressão alta. A pressão alta aumenta a carga de trabalho do coração…