Medicamentos

Os medicamentos são produtos muitas vezes indispensáveis em nosso dia a dia. Conhecer seus mecanismos de ação, suas propriedades curativas e preventivas, bem como seus efeitos colaterais, nos permitirá, sem dúvida, ter um maior conhecimento sobre este universo clínico.

Os diferentes tipos de quimioterapia

A quimioterapia, como você provavelmente sabe, é uma das modalidades terapêuticas mais usadas no tratamento do câncer. Ela abrange uma ampla variedade de medicamentos; portanto, existem muitos tipos de quimioterapia disponíveis. O objetivo deste tipo de tratamento é destruir as células…

Medicamentos usados em uma intubação

O comprometimento das vias aéreas é uma das causas de morte e/ou morbidade grave em adultos e idosos. Portanto, as técnicas de ressuscitação cardiopulmonar, como a intubação, são um dos pontos mais importantes no atendimento desse tipo de emergência. Neste…

Rifampicina: dose e indicações

A rifampicina é um medicamento antibiótico que representa a família das rifampicinas. É um composto semissintético utilizado como primeira escolha no tratamento da tuberculose. No entanto, não deve ser utilizado na monoterapia, pois isso favoreceria o desenvolvimento da resistência por parte das bactérias.…

Diovan: usos e efeitos colaterais

O Diovan é um medicamento cuja substância ativa é o valsartan. Pertence a um grupo de medicamentos conhecidos como antagonistas da angiotensina II, que ajudam a controlar a pressão alta. A pressão alta aumenta a carga de trabalho do coração…

Norfloxacino: usos e efeitos colaterais

O norfloxacino é um antibiótico que pertence ao grupo quinolona. Possui ação bactericida de amplo espectro contra micro-organismos patogênicos aeróbios gram-positivos e gram-negativos. Este antibiótico inibe a síntese bacteriana do ácido desoxirribonucleico. Devido à sua potente atividade bactericida, é eficaz contra micro-organismos…

Para que serve a Novalgina?

A Novalgina é um medicamento composto por metamizol ou dipirona. Pertence ao grupo das pirazolonas e possui ação analgésica e antipirética.  No entanto, a Novalgina também possui propriedades anti-inflamatórias e espasmolíticas, embora de menor potência. A seguir, veremos uma série…

Para que servem os antimicrobianos?

Os antimicrobianos são medicamentos que têm a capacidade de parar ou inibir o crescimento de diferentes microrganismos. Cada tipo é mais eficaz em uma situação. Nesse sentido, podemos encontrar diferentes antimicrobianos eficazes contra bactérias, fungos ou parasitas. Ao longo desse artigo,…

Difenidol: para que serve?

O difenidol é um medicamento que possui propriedades para tratar a vertigem e as náuseas (antiemético). Atua no aparelho vestibular para controlar a vertigem periférica. Exerce seu efeito antiemético diretamente sobre os receptores específicos no sistema nervoso central.  Para que…

O que é a penicilina e para que serve?

A penicilina é um medicamento antibiótico derivado do fungo Penicillium. Essa grande descoberta do mundo da medicina foi atribuída ao cientista Alexander Fleming, especialista britânico da área de bacteriologia. Este cientista descobriu a penicilina em 1928. No entanto, ela não…