Medicamentos

Os medicamentos são produtos muitas vezes indispensáveis em nosso dia a dia. Conhecer seus mecanismos de ação, suas propriedades curativas e preventivas, bem como seus efeitos colaterais, nos permitirá, sem dúvida, ter um maior conhecimento sobre este universo clínico.

Etoricoxibe: um medicamento anti-inflamatório

O etoricoxibe pertence a um grupo de medicamentos chamados inibidores seletivos da enzima COX-2. Pertence ao grupo de AINEs que inibem a síntese induzida de prostaglandinas. Isso é realizado por meio de uma inibição seletiva da COX-2, responsável pelo seu…

Ácido Acetilsalicílico e doenças cardiovasculares

Ácido Acetilsalicílico, também conhecido como AAS ou como a famosa aspirina é um conhecido anti-inflamatório e analgésico. Durante a maior parte do século XX, o ácido acetilsalicílico foi usado somente para dores, febre e como anti-inflamatório. No entanto, desde 1980,…

Medicamentos antiespasmódicos e anticolinérgicos

Os medicamentos antiespasmódicos podem ser classificados em dois grupos. Por um lado, aqueles que atuam por mecanismo anticolinérgico e, por outro, aqueles que exercem uma ação direta sobre o músculo liso. Estes últimos são chamados musculotrópicos. Neste artigo, falaremos sobre…

Sertralina: o que é e quais são seus efeitos

A sertralina é um fármaco pertencente à família dos antidepressivos. Portanto, é utilizado principalmente para o tratamento da depressão. Classifica-se no grupo dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, os quais serão mais detalhes a seguir. Além dos efeitos antidepressivos, também apresenta ações…

Metilfenidato: o que é e para que é usado?  

O metilfenidato é um medicamento indicado para o tratamento do transtorno por déficit de atenção e hiperatividade. Também é usado no tratamento da síndrome da taquicardia ortostática postural e a narcolepsia. No entanto, também pode ser usado, sempre sob prescrição…

Oximetazolina oftálmica: o que é e quais os efeitos

A oximetazolina oftálmica é um fármaco simpaticomimético, de ação direta com atividade α-agonista. Em suma, produz uma vasoconstrição pela ação direta do fármaco sobre os receptores α-2a do endotélio vascular. Além disso, é administrada de forma tópica no olho para provocar…

Desogestrel: indicações e reações adversas

Desogestrel é um progestagênio usado para fins contraceptivos. A progesterona natural, é secretada pelo corpo lúteo na segunda fase do ciclo menstrual e pela placenta na gravidez. Por outro lado, os testículos e o córtex adrenal também secretam pequenas quantidades…

Ácido Linoleico Conjugado (LAC): efeitos no organismo

O ácido linoleico conjugado é um ácido graxo essencial ligeiramente modificado. Esta característica oferece uma série de efeitos saudáveis ​​para o organismo, especialmente na regulação do apetite. Apesar disso, muitas propriedades estão sendo concedidas que não são totalmente demonstradas, por…

Antabus: usos e efeitos

O Antabus é um medicamento cujo princípio ativo é o dissulfiram. É usado para o tratamento do alcoolismo crônico. Este medicamento produz uma reação aguda ao consumo de álcool, que é conhecido como o “efeito antabus”. A reação ocorre porque o…

Tramadol: o que é e para que serve?

O tramadol é um analgésico efetivo para a dor que o paciente sofre logo após uma operação. Uma única dose de 100 mg deste fármaco equivale a 1 g de paracetamol, um dos fármacos mais utilizados a nível mundial para a…

Riscos da automedicação

Está se tornando mais fácil obter medicamentos, seja por causa dos preços mais baixos ou por causa da grande oferta oferecida pela internet. A automedicação é a utilização de medicamentos por iniciativa própria, sem nenhuma intervenção por parte do médico. …

Antibióticos para as infecções urinárias

As infecções urinárias são um problema relativamente comum, que se apresenta mais frequentemente em mulheres, devido a sua configuração urogenital. Estima-se que ao menos uma em cada cinco mulheres sofrerá algum tipo de infecção urinária ao longo da vida. As infecções…

O que é o ácido salicílico?

O ácido salicílico é uma substância que possui propriedades queratolíticas e antimicrobianas. É amplamente utilizado em áreas como a dermatologia, pois é capaz de promover a descamação da pele e prevenir a contaminação por bactérias e fungos oportunistas. Além disso,…

Donepezila: indicações e advertências

A Donepezila é o segundo medicamento aprovado na Espanha para tratar a demência leve-moderada do Alzheimer. No momento, não tem demonstrado melhorar o comportamento, a capacidade funcional nem a qualidade de vida dos pacientes; tampouco freia a progressão da doença.…

Epinefrina: modo de administração e indicações

A epinefrina, mais conhecida como adrenalina, é um hormônio e um neurotransmissor usado em situações de emergência em que há parada cardíaca. Esta droga tem sido historicamente usada para tratar broncoespasmo e hipoglicemia. No entanto, hoje em dia temos medicamentos…

Por que um médico prescreve opioides?

A prescrição de opioides costuma ser normal entre os médicos, sempre que seja indicado, mas podem gerar tolerância. De modo que quando se utilizam doses altas, o paciente se acostuma ao fármaco e cada vez requer quantidades maiores para que…

O que são os corticosteroides?

Os corticosteroides ou corticoides são fármacos muito potentes que, somente podem ser administrados com receita médica. Por isso, apesar de que muita gente sabe disso, esse tipo de medicamento não se pode adquirir e muito menos consumir sem indicação de…