Medicamentos

Os medicamentos são produtos muitas vezes indispensáveis em nosso dia a dia. Conhecer seus mecanismos de ação, suas propriedades curativas e preventivas, bem como seus efeitos colaterais, nos permitirá, sem dúvida, ter um maior conhecimento sobre este universo clínico.

Difenidol: para que serve?

O difenidol é um medicamento que possui propriedades para tratar a vertigem e as náuseas (antiemético). Atua no aparelho vestibular para controlar a vertigem periférica. Exerce seu efeito antiemético diretamente sobre os receptores específicos no sistema nervoso central.  Para que…

O que é a penicilina e para que serve?

A penicilina é um medicamento antibiótico derivado do fungo Penicillium. Essa grande descoberta do mundo da medicina foi atribuída ao cientista Alexander Fleming, especialista britânico da área de bacteriologia. Este cientista descobriu a penicilina em 1928. No entanto, ela não…

T-DM1: o que é e para que serve?

O T-DM1 é um medicamento antineoplásico novo, único e seletivo, aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para o tratamento de câncer de mama avançado com HER-2 positivo. O HER-2 é uma proteína conhecida como “receptor do fator de crescimento…

Isoface: usos e efeitos da medicação

O Isoface é um medicamento cujo princípio ativo é a isotretinoína. A isotretinoína é um medicamento que pertence ao grupo dos retinoides, derivados da vitamina A ou ácido retinoico. Assim, trata-se de um medicamento de uso sistêmico, utilizado no tratamento…

4 mitos sobre o ibuprofeno

O ibuprofeno é um dos medicamentos mais vendidos em vários países e está ao alcance de todos. A dose mais baixa desse medicamento pode ser adquirida em qualquer farmácia sem receita médica. Por ser um medicamento tão difundido, surgiram alguns…

Prisão de ventre causada por opioides

O uso dos opioides e a prisão de ventre estão relacionados e é um problema comum entre aqueles que são forçados a usar esses medicamentos. Segundo os dados disponíveis, entre 41% e 81% dos pacientes que usam opioides sofrem com…

O que é Mupirocina?

Mupirocina é um antibiótico utilizado para o tratamento da grande maioria das bactérias que dão origem a infecções de pele. Como funciona a mupirocina? Este medicamento exerce seu efeito na prevenção da síntese proteica bacteriana, através da inibição da enzima…

Analgésicos não opioides não ácidos

Os analgésicos não opioides incluem várias classes de substâncias com diferentes mecanismos de ação. Além dos anti-inflamatórios não esteroides típicos (AINEs) e inibidores seletivos da COX-2, substâncias como o paracetamol e o metamizol (comercialmente conhecido como dipirona) também pertencem a…

Hidromorfona: usos e efeitos colaterais

Hidromorfona é um fármaco analgésico semissintético derivado da morfina que possui uma atividade 5 vezes mais potente, embora com uma ação mais reduzida. Como veremos mais adiante, deve sua ação analgésica à interação com os receptores opioides μ, encontrados tanto…

Os anti-inflamatórios não esteroides

Os anti-inflamatórios não esteroides são conhecidos por sua sigla AINEs. São medicamentos que, devido ao seu mecanismo de ação, possuem diversas aplicações, como indução de analgesia, redução de febre e inflamação, além de efeito antiplaquetário.