Medicamentos

Os medicamentos são produtos muitas vezes indispensáveis em nosso dia a dia. Conhecer seus mecanismos de ação, suas propriedades curativas e preventivas, bem como seus efeitos colaterais, nos permitirá, sem dúvida, ter um maior conhecimento sobre este universo clínico.

Prisão de ventre causada por opioides

O uso dos opioides e a prisão de ventre estão relacionados e é um problema comum entre aqueles que são forçados a usar esses medicamentos. Segundo os dados disponíveis, entre 41% e 81% dos pacientes que usam opioides sofrem com…

Olanzapina: tudo o que você precisa saber

A olanzapina é uma droga que pertence à família dos antipsicóticos atípicos. É indicado para o tratamento da esquizofrenia, bem como para o tratamento de episódios depressivos associados ao transtorno bipolar e episódios de mania. As formulações de olanzapina foram…

O que é Mupirocina?

Mupirocina é um antibiótico utilizado para o tratamento da grande maioria das bactérias que dão origem a infecções de pele. Como funciona a mupirocina? Este medicamento exerce seu efeito na prevenção da síntese proteica bacteriana, através da inibição da enzima…

Analgésicos não opioides não ácidos

Os analgésicos não opioides incluem várias classes de substâncias com diferentes mecanismos de ação. Além dos anti-inflamatórios não esteroides típicos (AINEs) e inibidores seletivos da COX-2, substâncias como o paracetamol e o metamizol (comercialmente conhecido como dipirona) também pertencem a…

Hidromorfona: usos e efeitos colaterais

Hidromorfona é um fármaco analgésico semissintético derivado da morfina que possui uma atividade 5 vezes mais potente, embora com uma ação mais reduzida. Como veremos mais adiante, deve sua ação analgésica à interação com os receptores opioides μ, encontrados tanto…

Os anti-inflamatórios não esteroides

Os anti-inflamatórios não esteroides são conhecidos por sua sigla AINEs. São medicamentos que, devido ao seu mecanismo de ação, possuem diversas aplicações, como indução de analgesia, redução de febre e inflamação, além de efeito antiplaquetário.

Prozac: o antidepressivo por excelência

O Prozac é um fármaco cujo princípio ativo é a fluoxetina e é utilizado como antidepressivo. Foi um fármaco revolucionário no que se refere ao tratamento da depressão, já que foi o primeiro a poder ser prescrito por médicos não…

Venoruton: o que é e para que serve?    

Venoruton é um medicamento que pertence ao grupo de vasoprotetores sistêmicos, ou seja, medicamentos que protegem os vasos sanguíneos. Sua substância ativa são as oxerutinas. É indicado em adultos para o alívio de sintomas relacionados à insuficiência venosa leve das…

Canesten: usos e efeitos colaterais 

O canesten pode ser apresentar-se em creme, pó para uso cutâneo, como cápsula mole ou comprimido vaginal, dependendo da aplicação a que se destina. O princípio ativo que se enquadra sob a marca “canesten” é o clotrimazol. Aqui mostramos quais…

Para que servem os corticoides ou corticosteroides?

Corticoides ou corticosteroides são um tipo de medicamentos também conhecidos como cortisona. Isso ocorre porque, na verdade, esses medicamentos têm a estrutura química dos esteroides naturais que são sintetizados no cérebro. Por esse motivo, os corticoides, assim como os hormônios,…

Adesivos transdérmicos: características e usos

Os adesivos transdérmicos, também chamados de emplastros transdérmicos, têm seus antecedentes em medicamentos que, desde tempos imemoriais, eram aplicados na pele. Linimentos, emplastos e pomadas já eram usados ​​na Grécia antiga, como forma de administrar medicamentos. No século XIX surgiu…

Como entender a bula de um medicamento?

A bula de um medicamento é a informação escrita que acompanha os remédios em sua embalagem. Destina-se ao paciente e fornece todas as informações sobre as características do medicamento. Portanto, é conveniente manter a bula com o medicamento, para que…

Terbutalina: para que serve?

A terbutalina é um medicamento broncodilatador que pertence ao grupo dos medicamentos agonistas dos receptores adrenérgicos β2. Por isso, é indicada principalmente para o tratamento a curto prazo da asma. No entanto, também é utilizada para combater outras doenças, como as que causam obstruções…

Hipnóticos ou medicamentos para dormir

Hoje em dia, devido ao estilo de vida levado em países desenvolvidos, muita gente tem problemas para conciliar o sono e precisa de medicamentos para dormir. Estes medicamentos, também conhecidos como fármacos hipnóticos, são muito solicitados pela população em geral. No entanto, é necessário…

Brometo de ipratrópio: para que serve?

O brometo de ipratrópio é uma substância ativa que pertence ao grupo de medicamentos denominados broncodilatadores anticolinérgicos por inalação. Este medicamento funciona relaxando a musculatura dos brônquios. Além disso, facilita a passagem do ar e, portanto, a respiração. Este medicamento…

Halotano: você sabe o que é?

Halotano é um medicamento amplamente utilizado para induzir anestesia geral. É um anestésico administrado por inalação e induz uma rápida mas leve perda de consciência. Tem um aroma agradável, é incolor e não irrita as mucosas. É utilizado para indução…

Abacavir: usos e efeitos secundários

O abacavir é um fármaco receitado para o tratamento da AIDS em adultos e em crianças maiores de 3 meses de idade. Sempre é administrado conjuntamente com outros medicamentos destinados ao tratamento da infecção pelo HIV. Além disso, esse fármaco,…

Metamizol: usos e efeitos colaterais    

O metamizol é um medicamento que, além de ser um potente anti-inflamatório, também possui outras ações farmacológicas. Pertence à família das pirazolonas que, por sua vez, são um grupo de medicamentos com AINEs ou anti-inflamatórios não esteroides. O metamizol é…

Furosemida: usos e efeitos colaterais

A furosemida pertence à família dos diuréticos da alça. É um medicamento com efeito diurético de máxima eficácia. Os medicamentos dessa família são capazes de modificar o transporte de substâncias no néfron, unidade anatômica e fisiológica dos rins. A furosemida…