Como funcionam os medicamentos para a constipação?

Os medicamentos para constipação são uma opção para esse problema, embora seja recomendável tentar mudanças na dieta primeiro.
Como funcionam os medicamentos para a constipação?

Última atualização: 26 abril, 2022

Os medicamentos para constipação são o que comumente conhecemos como laxantes. Esses medicamentos aliviam os sintomas de constipação ocasional e fazem parte de tratamentos à base de fibras que ajudam a regular o trânsito intestinal.

Antes de usar medicamentos para a constipação, uma série de medidas dietéticas e de estilo de vida devem ser colocadas em prática para evitá-la ou aliviá-la. Essas medidas incluem mudanças no consumo de determinados alimentos e bebidas.

As mudanças realizadas nesses aspectos podem ajudar a aliviar a constipação, pois podem amolecer as fezes e facilitar sua evacuação. Para conseguir esse efeito, procure consumir mais alimentos com alto teor de fibras, beba bastante água e outros líquidos.

Como a constipação pode ser tratada?

É possível aliviar e prevenir a constipação fazendo mudanças no estilo de vida, mas, além disso, outro aspecto importante é treinar o intestino para assumir o hábito. Isso consiste em treinar-se para ter a necessidade de ir ao banheiro todos os dias no mesmo horário e, assim, tornar-se mais regular.

Você pode tentar praticar evacuar após o café da manhã, depois de cerca de meia hora, pois depois desse horário é mais fácil as fezes se mexerem. Você deve se dar tempo suficiente, tentando ir ao banheiro assim que sentir a necessidade de evacuar. Também é conveniente que você relaxe os músculos ou coloque os pés em um banquinho para ficar mais confortável.

Medicamentos para constipação

Caso as mudanças na dieta e no estilo de vida não sejam suficientes para combater a constipação, você pode recorrer ao uso de laxantes. Com base em seu mecanismo de ação, os laxantes são classificados da seguinte forma:

Laxantes que aumentam o volume fecal

Esses laxantes atuam aumentando o volume fecal, o que leva à estimulação da motilidade intestinal. Este grupo inclui laxantes formadores de massa e laxantes osmóticos:

  • Laxantes formadores de massa: consistem em suplementos de fibras que devem ser acompanhados de ingestão abundante de água ou líquidos. A fibra funciona absorvendo água e alterando a consistência das fezes. Seu efeito não é imediato e pode levar semanas para você perceber. Uma das desvantagens desse tipo de laxante é que eles causam uma sensação de distensão abdominal e flatulência. No entanto, esse efeito desagradável desaparece após alguns dias.
  • Laxantes osmóticos: sua ação é baseada em sua capacidade de reter água, aumentando assim o volume das fezes. Entre eles estão macrogol, polietilenoglicol e lactulose.

Laxantes estimulantes

Esses laxantes atuam por estimulação direta do peristaltismo intestinal. Os mais utilizados são bisacodil, cáscara sagrada e senosídeos.

Não são ideais como tratamento de primeira escolha, porém são uma boa alternativa em caso de falta de resposta ao tratamento com fibras ou laxantes osmóticos.

Laxantes emolientes

O efeito laxante se deve ao fato de produzirem uma emulsão de fezes com gordura e água. Entre eles está o óleo de parafina e a glicerina.

medicamentos para constipação
É preferível fazer mudanças na dieta antes de prosseguir com o uso de medicamentos para constipação e deixá-los como última opção.

Outros medicamentos para constipação

  • Linaclotide: é um medicamento que estimula o fluxo de água para o lúmen intestinal. Este laxante é indicado para o tratamento da síndrome do intestino irritável que leva à constipação grave.
  • Prucaloprida:  Este medicamento aumenta as contrações intestinais. É especialmente indicado em pacientes que sofrem de constipação e que não respondem ao tratamento com laxantes.

Em alguns casos, é necessário usar enemas de limpeza para evitar uma possível impactação fecal após vários dias sem poder defecar.

Primeiro a alimentação

Se você tem tendência à constipação, tente seguir hábitos alimentares adequados, além de se exercitar regularmente e evacuar no mesmo horário todos os dias. Entretanto, você pode usar o laxante certo para auxiliar com seu tipo de constipação.

 

This might interest you...
O que é psyllium e quais são os seus usos?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O que é psyllium e quais são os seus usos?

Psyllium é um tipo de fibra solúvel que ajuda a melhorar a saúde digestiva. Descubra seus principais usos e benefícios neste artigo.



  • Aguirrezabala, J. R., Aizpurua, I., Albizuri, M., Alfonso, I., Armendáriz, M., Barrondo, S., … López, M. J. (2015). Estreñimiento y laxantes. actualización. Infac.

  • Remes, J. M. (2005). Estreñimiento: evaluación inicial y abordaje diagnóstico. Revista de Gastroenterología de México.

  • Informacion Farmacoterapeútica de la Comarca. (2015). Estreñimiento y laxantes. Infac.