O óleo de hortelã-pimenta ajuda no tratamento da síndrome do intestino irritável?

O óleo de hortelã-pimenta é um produto de origem natural amplamente estudado por seus possíveis efeitos contra os sintomas da síndrome do intestino irritável. O que as evidências têm a dizer sobre ele?
O óleo de hortelã-pimenta ajuda no tratamento da síndrome do intestino irritável?

Última atualização: 10 Junho, 2021

As propriedades do óleo de hortelã-pimenta foram estudadas por seus efeitos em pessoas que sofrem da síndrome do intestino irritável. De acordo com estudos recentes, como o publicado na BMC Complementary Medicine and Therapies, este produto é proposto como um tratamento seguro e eficaz contra a dor e os sintomas desta doença.

O que mais se sabe sobre isso? Existem outros estudos que confirmam essa indicação? Queremos contar todos os detalhes a seguir. Além disso, investigamos seus benefícios e como ele pode ser usado para esse fim.

Benefícios do óleo de hortelã-pimenta para a síndrome do intestino irritável

A hortelã é usada desde os tempos antigos para vários fins medicinais. Tanto as suas folhas quanto o seu óleo essencial foram incorporados a bebidas, extratos e pomadas que servem como adjuvantes para tratar condições como resfriados, dores de cabeça e problemas digestivos.

Não muito tempo atrás, a ciência determinou que o óleo essencial de hortelã-pimenta tem potencial terapêutico contra a síndrome do intestino irritável (SII). Em particular, ajuda a controlar sintomas como dor, prisão de ventre, inchaço e gases.

Uma revisão de estudos publicada no The BMJ concluiu que o óleo de hortelã-pimenta foi mais eficaz do que o placebo no tratamento da síndrome do intestino irritável. Os seus efeitos parecem até exceder os das fibras e são comparados aos dos medicamentos antiespasmódicos.

Mas, por que ele é eficaz? Os pesquisadores sugerem que este ingrediente tem uma atividade antiespasmódica. O mentol, um dos compostos ativos da hortelã-pimenta, tem um efeito relaxante no músculo liso intestinal. Assim, consegue diminuir a distensão abdominal, a dor, a sensação de evacuação incompleta, a prisão de ventre e a diarreia.

Em um estudo controlado aleatório da Digestive and Liver Disease, um tratamento de quatro semanas com óleo essencial de hortelã-pimenta foi útil para acalmar os sintomas abdominais da SII.

Por sua vez, uma pesquisa da revista médica Alimentary Pharmacology & Therapeutics observou que esse óleo possui outros mecanismos de ação contra a SII, como a modulação da sensibilidade visceral, sua atividade antimicrobiana e seu efeito anti-inflamatório.

Mulher com dor de barriga
O intestino irritável é uma condição que causa dores frequentes no abdômen, muitas vezes associadas a alimentos específicos.

O óleo de hortelã-pimenta é um tratamento seguro?

Até o momento, a maioria dos estudos determinou que o óleo de hortelã-pimenta tem um bom perfil de segurança. Apesar disso, mais pesquisas são necessárias e seu uso não deve ser iniciado de maneira superficial. É preciso lembrar que não se trata de um tratamento de primeira escolha e que ele deve ser consumido de forma responsável, preferencialmente sob supervisão médica.

Em doses elevadas, a hortelã-pimenta e seus derivados têm efeitos negativos. Por exemplo, observou-se que ela interfere na absorção de vitaminas, minerais e medicamentos. Além disso, tomada por via oral, pode causar azia, boca seca e náuseas. Em alguns casos, também provoca reações alérgicas.

Como usar o óleo de hortelã-pimenta no tratamento da síndrome do intestino irritável?

Por enquanto, os estudos sobre o óleo de hortelã-pimenta e a síndrome do intestino irritável se concentraram na sua apresentação em cápsulas. Não há evidências dos mesmos efeitos ao beber o chá de hortelã-pimenta preparado com as folhas. Mesmo  assim, esta bebida é considerada segura.

As cápsulas de hortelã-pimenta geralmente têm um revestimento entérico para evitar que os sucos estomacais a decomponham. Com isso, as cápsulas não se dissolvem até atingirem o intestino e evita-se o aparecimento de efeitos colaterais, como a azia que já mencionamos. As doses indicadas costumam ser as seguintes:

  • Adultos: 0,2 ml a 0,4 ml de óleo de hortelã-pimenta, 3 vezes ao dia.
  • Crianças a partir de 8 anos: 0,1 ml a 0,2 ml de óleo de hortelã-pimenta, 3 vezes ao dia.

Ressalta-se que ele não deve ser consumido simultaneamente com antiácidos, pois estes rompem o seu revestimento. Além disso, as cápsulas devem ser engolidas inteiras. Não é conveniente usar o óleo de hortelã-pimenta sozinho; é necessário usar a dose correta que já está medida nas cápsulas.

Hortelã-pimenta
A eficácia da hortelã-pimenta para aliviar o intestino irritável foi comprovada através da sua apresentação em cápsulas.

Recomendações para pacientes com síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é uma doença que requer uma abordagem multidisciplinar. Portanto, embora suplementos como o óleo de hortelã-pimenta ajudem a aliviar os sintomas, a consulta médica é essencial.

Tanto os médicos quanto os nutricionistas podem orientá-lo quanto aos métodos eficazes para reduzir os sintomas e evitar complicações. Na verdade, até os psicólogos podem ajudar com medidas alternativas. É necessário modificar a dieta alimentar e manter um estilo de vida saudável. Portanto, vale a pena considerar o seguinte:

  • Garanta a ingestão ideal de fibras.
  • Evite o glúten.
  • Adote um plano alimentar especial, conhecido como “dieta com baixo FODMAP (sigla em inglês que significa: oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis)”.
  • Faça exercício físico regularmente.
  • Evite situações estressantes.
  • Durma bem.
  • Beba água e bebidas saudáveis.
  • Siga o tratamento sugerido pelo médico.
  • Busque ajuda na forma de terapia psicológica.

As pesquisas sobre os tratamentos para a síndrome do intestino irritável estão em andamento. Por esse motivo, o que se pode fazer agora é usar suplementos, como o óleo de hortelã-pimenta, para controlar os sintomas. De qualquer forma, é aconselhável consultar o seu médico antes de iniciar a sua administração.

Pode interessar a você...
A síndrome do intestino irritável e o papel da dieta
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
A síndrome do intestino irritável e o papel da dieta

A Síndrome do Intestino Irritável é uma das doenças gastrointestinais mais frequentes. Para o seu controle a dieta exerce uma ação muito importante...



  • Alammar N, Wang L, Saberi B, et al. The impact of peppermint oil on the irritable bowel syndrome: a meta-analysis of the pooled clinical data. BMC Complement Altern Med. 2019;19(1):21. Published 2019 Jan 17. doi:10.1186/s12906-018-2409-0
  • Cash BD, Epstein MS, Shah SM. A Novel Delivery System of Peppermint Oil Is an Effective Therapy for Irritable Bowel Syndrome Symptoms. Dig Dis Sci. 2016;61(2):560-571. doi:10.1007/s10620-015-3858-7
  • Khanna R, MacDonald JK, Levesque BG. Peppermint oil for the treatment of irritable bowel syndrome: a systematic review and meta-analysis. J Clin Gastroenterol. 2014 Jul;48(6):505-12. doi: 10.1097/MCG.0b013e3182a88357. PMID: 24100754.
  • Cappello G, Spezzaferro M, Grossi L, Manzoli L, Marzio L. Peppermint oil (Mintoil) in the treatment of irritable bowel syndrome: a prospective double blind placebo-controlled randomized trial. Dig Liver Dis. 2007 Jun;39(6):530-6. doi: 10.1016/j.dld.2007.02.006. Epub 2007 Apr 8. PMID: 17420159.
  • Chumpitazi BP, Kearns GL, Shulman RJ. Review article: the physiological effects and safety of peppermint oil and its efficacy in irritable bowel syndrome and other functional disorders. Aliment Pharmacol Ther. 2018;47(6):738-752. doi:10.1111/apt.14519