Remédios caseiros para a azia: 3 soluções eficazes

18 Maio, 2020
A azia é um problema de saúde muito comum entre adultos, tanto homens quanto mulheres. Essa condição causa queimação e dor no esôfago e na garganta, e piora a qualidade de vida daqueles que sofrem com ela regularmente.

Neste artigo, falaremos sobre alguns remédios caseiros para a azia. Com eles, podemos aliviar o problema com alternativas naturais que não causam efeitos colaterais. Descubra-os a seguir.

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)

Para começar, se você sofre de refluxo ácido com frequência, deve procurar um médico. Ele fará o diagnóstico e, dependendo da gravidade, pode indicar diferentes tratamentos. Podem ser diferentes medicamentos antiácidos, cirurgia ou, como foram investigados nos últimos anos, tratamentos endoscópicos.

É importante enfatizar que sofrer de azia ou refluxo ácido esporadicamente não é a mesma coisa que ter um diagnóstico de doença crônica pelo refluxo gastroesofágico (DRGE). No entanto, além da consulta médica, alguns remédios caseiros podem nos ajudar a aliviar essa condição naturalmente.

Remédios caseiros para combater a azia

1. Mel

Mel puro
Devido à sua viscosidade, o mel cria uma barreira protetora no esôfago para reparar os danos causados à mucosa.

Vamos começar com o mel produzido pelas abelhas, usado desde os tempos antigos como alimento medicinal e remédio tópico para muitas condições. Neste caso, também nos referimos a ele para aliviar o refluxo ácido juntamente com os medicamentos convencionais.

O mel de abelha, graças à sua densidade e viscosidade, tem a virtude de permanecer por um certo tempo no esôfago. Isso proporciona um revestimento em toda a membrana mucosa que exerce uma ação anti-inflamatória e antibacteriana.

Ao escolher o mel, recomendamos que seja puro e cru. Dessa forma, garantimos que ele mantenha suas propriedades intactas e que não inclua aditivos prejudiciais à saúde.

Descubra: Mel de abelhas: 7 usos surpreendentes

2. Gengibre

O rizoma de gengibre é outro dos remédios caseiros para a azia e para condições digestivas em geral. Também pode ser uma solução para crianças que sofrem esporadicamente dessa condição. Além disso, também pode ser consumido por mulheres grávidas com refluxo, náusea e vômito.

A dose adequada é de 1 a 1,5 gramas de gengibre em pó por dia, e pode ser tomado meia hora antes das refeições ou no momento em que sentir a azia. Também podemos tomá-lo como infusão ou extrato (de acordo com as instruções do fabricante). Entretanto, em alguns casos, um excesso de gengibre pode causar desconforto digestivo.

3. Alcaçuz

Alcaçuz
O alcaçuz tem uma ótima ação no trato digestivo, mas também é responsável por alguns efeitos colaterais.

O alcaçuz é um remédio natural e caseiro para tratar inflamações gástricas. Especificamente, são recomendadas preparações de alcaçuz desglicirrizado (DGL), que contêm menos de 1% de glicirrizina.

Graças a esse tipo de extrato de alcaçuz, seria possível evitar os efeitos colaterais a longo prazo desse componente (hipercalemia ou hiperpotassemia, hipertensão e retenção de sódio). Portanto, pessoas com pressão alta devem sempre tomá-lo sob supervisão médica.

Hoje, podemos encontrar alcaçuz em pílulas, balas, extratos, etc. No entanto, recomendamos ter em mente a indicação do seu teor de glicirrizina.

Você pode escolher um desses três remédios de acordo com as suas características e propriedades, ou também pode preparar uma infusão diariamente com as duas plantas medicinais e adoçá-la com mel.

Mais dicas? Então leia também: 5 remédios naturais para acalmar a indigestão

Outras dicas eficazes

Além desses remédios caseiros para a azia, algumas mudanças em nosso estilo de vida podem nos ajudar a melhorar essa condição. São os seguintes:

  • Controlar o excesso de peso e mantê-lo equilibrado. O acúmulo de gordura aumenta a pressão no abdômen.
  • Evite hábitos tóxicos como o cigarro e não abuse das bebidas alcoólicas.
  • Evite comer três horas antes de ir para a cama.
  • Levante um pouco a parte superior da cama para que o corpo fique levemente erguido para prevenir o refluxo.
  • Evite alguns alimentos que podem piorar a azia: especiarias picantes, excesso de gordura, chocolate, frutas cítricas, tomate, café e hortelã.
  • Distribua as refeições ao longo do dia para que sejam mais frequentes e menos fartas. Ou seja, faça várias refeições leves.

Agora você já conhece alguns remédios caseiros para a azia que permitem aliviar esse problema de maneira natural e eficaz. No entanto, se o problema persistir, é preciso procurar um médico; a longo prazo, este quadro pode levar a outros distúrbios digestivos graves.

  • Math, M. V., Khadkikar, R. M., & Kattimani, Y. R. (2013). Honey – A nutrient with medicinal property in reflux oesophagitis. Indian Journal of Medical Research.
  • Yeh, A., & Golianu, B. (2014). Integrative Treatment of Reflux and Functional Dyspepsia in Children. Children. https://doi.org/10.3390/children1020119
  • Herregods, T. V. K., Bredenoord, A. J., & Smout, A. J. P. M. (2015). Pathophysiology of gastroesophageal reflux disease: New understanding in a new era. Neurogastroenterology and Motility. https://doi.org/10.1111/nmo.12611