Como lidar com náuseas na gravidez

Para lidar com as náuseas na gravidez, é muito importante saber quais alimentos ou odores as desencadeiam e, na medida do possível, manter a casa bem ventilada para evitar aromas intensos.
Como lidar com náuseas na gravidez
Maricela Jiménez López

Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López.

Escrito por Daniela Colmenares

Última atualização: 23 agosto, 2022

Embora nem todas as mulheres sofram igualmente de náuseas na gravidez, é verdade que esse é um dos sintomas mais comuns durante o primeiro trimestre. Ocasionalmente, pode ocorrer até após a vigésima semana de gravidez.

No entanto, é possível lidar com náuseas durante a gestação: a chave é seguir uma dieta equilibrada e consultar um médico quando necessário.

A causa da náusea é realmente uma combinação de fatores diferentes. Estes atuam no organismo da mulher em diferentes níveis. Esse sintoma está presente em 70% das gestantes, ocasionando vômitos entre 30 a 50% dos casos.

Uma das causas das náuseas matutinas nas gestantes é a liberação de maiores quantidades de hormônios. É o caso da progesterona ou da gonadotrofina coriônica humana; este último aumenta consideravelmente durante os primeiros meses de gravidez.

Além disso, sua presença no corpo geralmente coincide com as datas de início de tonturas e vômitos. Por outro lado, o estresse é um fator psicológico associado a esse tipo de sintomas, e isso geralmente é comum entre as mulheres grávidas.

Dicas para lidar com náuseas na gravidez

Náuseas na gravidez pela manhã

Embora a maioria das mulheres grávidas supere esses sintomas após doze semanas de gestação, é possível que apareçam novamente mais tarde. Na pior das hipóteses, podem persistir até o momento de dar à luz. Nesse caso, é melhor consultar o seu médico para iniciar um tratamento que ajude a lidar com as náuseas na gravidez.

Por outro lado, é importante lembrar que náuseas e vômitos desaparecem quando o corpo consegue regular o nível de hormônios durante a gestação. No entanto, da mesma maneira, existem certas medidas que você pode tomar para lidar com as náuseas na gravidez.

Está grávida? Então leia: 8 hábitos para ter uma gravidez saudável

1. Alimentação saudável

O primeiro ponto que você deve levar em consideração para lidar com as náuseas durante a gravidez é que elas aparecem quando o estômago está vazio ou quando você comeu em excesso. O melhor é seguir uma dieta equilibrada com base em suas necessidades calóricas e nas do bebê.

Em geral, você deve seguir uma dieta equilibrada e variada. Isso deve incluir:

Da mesma forma, você deve ficar longe de cafeína, bebidas alcoólicas e gorduras saturadas. Ou seja, sua dieta deve ser o mais saudável possível. Lembre-se de que dentro de você uma nova pessoa está crescendo. Seu desenvolvimento depende, em grande parte, do que você ingere.

Assim como é importante escolher a qualidade dos alimentos também é preciso seguir algumas indicações durante as refeições:

  • Estabeleça um horário de refeições.
  • Coma 3 pratos fortes e 2 lanches.
  • Não coma com pressa. Dedique algum tempo para cada uma de suas refeições.
  • Evite ficar muitas horas sem comer.
  • Jante cedo e não se esqueça do café da manhã.

2. Mastigar devagar ajuda a evitar náuseas na gravidez

Alimentação saudável durante a gestação

Não importa o quão agitado seja o seu dia. Na hora de comer, você deve dedicar 100% da sua concentração e, acima de tudo, do seu tempo. A comida deve ser um momento relaxante. Caso contrário, você terá má digestão e provavelmente sentirá náuseas ao final de suas refeições.

Se você mastigar devagar, triturará a comida na boca. Portanto, ao atingir o estômago, ele não deverá gastar tanta energia em desfazer o que os dentes não processaram. Além disso, mastigar lentamente acalma e alivia o possível estresse que podemos ter nesse momento.

3. Mantenha-se hidratada para evitar náuseas na gravidez

Se você tiver dores de estômago e começar a sentir náuseas, é muito provável que perca muitos líquidos e fique desidratada. Portanto, é altamente recomendável que beba bastante água, infusões de chá ou cubos de gelo que reabasteçam seu corpo e a ajudem a se sentir melhor. Tente beber os líquidos aos poucos, para não estimular o desejo de vomitar.

4. Evite odores fortes

Você pode pensar que tomar um banho de espuma pode ser uma boa opção para lidar com as náuseas na gravidez. No entanto, durante a gravidez, o olfato se intensifica consideravelmente. Como resultado, os aromas que antes lhe pareciam agradáveis ​​durante a gravidez podem fazer você querer vomitar.

Perfumes muito intensos farão seu estômago piorar. Em geral, evite fragrâncias com aromas muito fortes. O sentido do paladar e do olfato estão conectados, portanto, um cheiro forte fará você sentir-se tão mal quanto um gosto ruim.

Portanto, o mais aconselhável é que você mantenha sempre as janelas abertas para deixar circular ar fresco e evitar náuseas devido a odores intensos.

5. Evite ambientes abafados e quentes

Para lidar com náuseas durante a gravidez, é melhor evitar espaços muito fechados e ambientes quentes. Da mesma forma, é importante que, ao se vestir, escolha roupas que a mantenham fresca.

As insolações podem ser muito comuns durante a gravidez, e isso se deve principalmente às alterações hormonais que você sofre nessa etapa. Além disso, altas temperaturas podem causar tonturas e náuseas.

6. Controle sua mente

A mente tem o controle do corpo. Para lidar com as náuseas na gravidez, é importante deixar de lado a ansiedade e as preocupações. Lembre-se de que o estresse pode causar e até intensificar as náuseas e as tonturas. Se você se sentir sobrecarregada, é melhor praticar uma atividade relaxante, como meditações ou ioga para mulheres gestantes.

Conclusão

A hidratação é fundamental durante a gravidez

Náuseas e vômitos geralmente aparecem durante os primeiros três meses de gravidez, mas, em alguns casos, podem se prolongar e se tornar um inconveniente para ganhar peso. Se este for o seu caso, você não deve se alarmar. A natureza é sábia e seu corpo não causaria nenhuma reação prejudicial ao bebê, mas é recomendável consultar seu médico.

Se uma mulher grávida não puder se alimentar normalmente por causa de náuseas e vômitos, a criança continuará crescendo. Fará isso extraindo as substâncias essenciais das reservas do organismo materno.

Lembre-se de que, com uma boa alimentação e levando em conta as recomendações do seu médico, você poderá lidar com náuseas na gravidez sem nenhum problema.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


    • Francés Ribera, L. (2010). Náuseas y vómitos en el embarazo. Matronas Profesión, 2010, vol. 11, num. 1, p. 26-28. https://core.ac.uk/reader/16207090
    • Giraldo, S. M., Awad, D. V., Serralde, J. A. B., Aramendiz, J. M., Zapata, G. A. V., & Leal, M. B. (2016). Manejo de las naúseas y vómitos en el embarazo. consenso de la federación colombiana de asociaciones de perinatología (FECOPEN). Bogotá, 2016. Medicina, 38(2), 169-186. https://www.fecopen.org/images/Guias%20y%20Conceso.pdf

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.