Alimentos ricos em água para deter a desidratação

14 de dezembro de 2018
Alimentos como a melancia e o pepino são compostos em grande parte por água. Devido a essas propriedades, são ingredientes ideais para paliar a desidratação e melhorar a saúde.

A desidratação, que pode ser originada pelo baixo consumo de líquidos ou pela perda excessiva dos mesmos, é um dos detonantes de muitos problemas de saúde.

Ainda que muitas pessoas a ignorem, a água participa em todas as funções vitais do corpo. De fato, estima-se que mais de 60% da composição do organismo corresponde a este líquido.

O que acontece quando não se bebe água?

A falta de líquidos no corpo produz uma alteração tanto no nível de água como no de sais minerais.

Portanto, os órgãos deixam de funcionar de forma adequada e o paciente sofre com falta de energia e moléstias físicas e mentais.

Mesmo que o ideal seja repor os líquidos com água mineral e bebidas saudáveis, também existem alimentos que contribuem para minimizar os efeitos da desidratação.

Quais são? A seguir repassamos os detalhes.

Alimentos ricos em água para ajudar a combater a desidratação

Os alimentos ricos em água têm várias vantagens para paliar os efeitos negativos da desidratação.

Não só contêm líquidos saudáveis que hidratam as células, como também fornecem sais minerais e nutrientes chaves para regular os eletrólitos e as funções do corpo.

Alimentos para paliar a desidratação

Além disso, alguns estão repletos de fibras dietéticas, aminoácidos e ácidos graxos saudáveis que controlam o apetite.

Portanto, são excelentes para controlar a ansiedade e a sede sem a necessidade de recorrer a opções cheias de calorias.

Não hesite em prová-los!

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1. Melancia

É um dos alimentos ricos em água com mais destaque. Dado que mais de 92% de sua composição é água, é um complemento perfeito para enfrentar os sintomas da desidratação.

Entre outras coisas, fornece vitaminas A e C, assim como sais minerais como o potássio, magnésio e fósforo.

2. Pepino

Esta deliciosa hortaliça contém até 96% de água. Seu valor calórico é bastante baixo e traz leves doses de vitamina C, potássio e fibras.

Graças a isso, ajuda a repor os líquidos do corpo e, ainda, melhora a saúde digestiva e imune.

3. Tomate

Conhecido como um dos ingredientes mais refrescantes e completos para o verão; o tomate é um dos protagonistas da lista de alimentos ricos em água.

Seu alto teor de licopeno, um poderoso antioxidante, protege as células e previne o envelhecimento.

Tomate ajuda na desidratação

Além disso, mais de 94% de sua composição é água e somente fornece 20 calorias.

Como se fosse pouco, contém vitaminas A e C, minerais essenciais e uma quantidade significativa de fibras dietéticas.

4. Maçã

Uma deliciosa maçã é composta de até 86% de água. Além disso, é uma das frutas com mais teor de antioxidantes, vitaminas e fibras.

Sua ingestão regular inibe os efeitos negativos dos radicais livres, assim como ajuda a prevenir o deterioramento das células cerebrais.

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5. Frutos cítricos

Todas as variedades de frutos cítricos representam uma grande alternativa para reidratar o organismo quando líquidos são perdidos.

Por exemplo, uma laranja contém até 88% de água. Ademais, são fontes de vitamina C e sais minerais que regulam os eletrólitos.

6. Vegetais verdes

Até 90% da composição do alface e do espinafre é água. Por conseguinte, ambas opções são excelentes alternativas para qualquer sintoma vinculado à desidratação.

Esta variedade de vegetais contém vitaminas A e C, minerais e antioxidantes que previnem diversas doenças.

7. Abacaxi

Esta deliciosa fruta tropical é reidratante e ajuda a repor os sais minerais que são perdidos pelo excesso de transpiração, diarreia e outros transtornos que levam à desidratação.

Além disso, contém vitamina C, tiamina e uma enzima chamada bromelina que confere seus principais benefícios.

Abacaxi para conter a desidratação

8. Aipo

Existem várias formas de incorporar o aipo na dieta regular para desfrutar de seus benefícios.

Posto que é composto de mais de 95% de água, é um dos ingredientes mais hidratantes. Além disso, traz vitamina K, potássio e vitamina B9, necessária para a formação e manutenção das células.

9. Melão

O melão é um alimento refrescante que pode ser incluído em saladas ou sucos. Além disso, contém quantidades importantes de betacaroteno, além de manganês, potássio e vitamina C.

Devido ao seu alto teor de água, é uma das frutas diuréticas e hidratantes mais recomendadas.

Está preocupado com os problemas causados pela desidratação? Não hesite em aproveitar os benefícios destes alimentos.

Ainda que seja necessário beber água todos os dias, estes ingredientes são um bom complemento. Desfrute!

  • Rossi, L., Reis, V. A. D. B., & De Azevedo, C. O. E. (2010). Desidratação e recomendações para a reposição hídrica em crianças fisicamente ativas. Revista Paulista de Pediatria. https://doi.org/10.1590/S0103-05822010000300013