7 alimentos que ajudam a melhorar as funções cerebrais

Se o que queremos é obter maiores quantidades de licopeno para cuidar de nossas funções cerebrais e evitar o desgaste prematuro dos tecidos, é bom consumir o tomate cozinhado

O cérebro é um órgão delicado que se encontra localizado na parte anterior e superior da cavidade cranial e que constitui a parte mais volumosa do encéfalo.

É o eixo de controle de todo o corpo, já que junto com o sistema nervoso, encarrega-se das funções cognitivas e de uma série de processos vitais que interferem no trabalho de outros órgãos.

No entanto, não está isento de desenvolver doenças e, de fato, com o passar dos anos pode se deteriorar devido às mudanças que experimenta com a velhice.

Além disso, dado que sofre as consequências da toxinas e dos radicais livres, sua atividade celular pode ser comprometida e seus tecidos afetados.

Por isso é fundamental manter um estilo de vida saudável, e adotar hábitos que fortaleçam suas funções e, principalmente, consumir alimentos que tragam os nutrientes que o cérebro requer para trabalhar em ótimas condições.

Neste artigo queremos compartilhar 7 boas opções para que você não duvide em adicioná-las em sua dieta regular, especialmente se sente cansaço mental ou dificuldades para memorizar.

Descubra!

1. Brócolis

Brócolis ajuda a eliminar ácido úrico

O brócolis é um dos superalimentos que melhora a atividade cerebral, não só porque traz um plus de antioxidantes, como porque protege o cérebro frente ao estresse celular.

  • Suas vitaminas e minerais estimulam o crescimento de novas células cerebrais e fortalecem as conexões neuronais para reduzir o risco de demência e problemas de memória.
  • Conta com uma quantidade importante de colina, um nutriente que protege as membranas deste órgão, assim com também melhora suas funções e habilidades.

2. Nozes

Famosas por seu delicioso sabor e versatilidade, as nozes são uma fonte de nutrientes essenciais que protegem os tecidos delicados do cérebro.

  • Contam com ácidos graxos ômega 3, cuja síntese melhora a circulação e diminui a inflamação para uma ótima oxigenação das células.
  • Seus teores de vitaminas B e E, além de magnésio, reduzem o risco de deterioramento cognitivo e apoiam o funcionamento do sistema nervoso para equilibrar a atividade dos neurotransmissores.

3. Cúrcuma

Cúrcuma melhora as funções cerebrais

A curcumina, o composto ativo da cúrcuma, age como um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, capaz de proteger as células cerebrais para reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas como o Alzheimer.

Este popular condimento fortalece o funcionamento cerebral e, dado que melhora a circulação, é ideal para melhorar o transporte dos nutrientes e do oxigênio.

Por outro lado, suas vitaminas e minerais participam na secreção de alguns hormônios que promovem o bem-estar, e reduzem o estresse e outros desequilíbrios emocionais.

4. Tomates

O tomate é um dos vegetais mais recomendado para proteger e potencializar as funções cerebrais, dado que seus antioxidantes freiam o dano celular ocasionado pelos radicais livres do ambiente.

Traz uma substância conhecida como licopeno que ajuda a sobrepor as células para evitar o desgaste prematuro dos tecidos.

Este mesmo componente vegetal aguça a memória e aumenta a capacidade para resolver problemas cotidianos.

5. Abóbora

Abóbora melhora as funções cerebrais

Mesmo que muitos ainda não tenham dado a chance de adicionar a abóbora em suas dietas, é bom saber que trata-se de um alimento rico em nutrientes que traz muitos benefícios para a saúde cognitiva.

Contém ácido fólico, vitamina E e ácidos graxos essenciais que ajudam a prevenir a contração do cérebro e danos no sistema nervoso.

Suas propriedades controlam a inflamação e fortalecem os processos que se encarregam de transmitir informação mediante as células nervosas.

6. Espinafre

Recomendado para a prevenção de uma ampla variedade doenças, o espinafre é um alimento muito completo que pode fortalecer a condutividade elétrica do cérebro e as funções do sistema nervoso.

Seus teores de potássio facilitam o controle da inflamação e, graças a isso, melhoram a memória e os processos que liberam neurotransmissores cerebrais.

Também conta com quantidades importantes de ácido fólico, vitamina E e magnésio, todos necessários para fortalecer as membranas celulares e prevenir a demência.

7. Banana

Banana melhora as funções cerebrais

A banana é um alimento energético que pode ajudar a melhorar as funções cerebrais para conseguir um ótimo rendimento mental durante as atividades do dia.

É uma fonte interessante de vitaminas, minerais e fibras naturais que otimiza a memória enquanto que protege as células.

Seus teores de vitaminas B e C estimulam a produção natural de serotonina e dopamina, dois neurotransmissores associados com o bem-estar e a concentração.

Pronto para adicioná-los em sua dieta? Anime-se e consuma estes alimentos como parte de sua dieta regulartraga a seu cérebro um grande número de nutrientes para mantê-lo forte e saudável. 

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