8 hábitos para ter uma gravidez saudável

8 de julho de 2019
A prática de hábitos saudáveis durante a gravidez pode ajudar a preparar o corpo para quando chegue a hora do parto. Além disso, reduz o risco de complicações e evita problemas de sobrepeso.

Para ter uma gravidez saudável é necessário conhecer os hábitos que ajudam a promover o bem-estar geral em todas as suas etapas. Também é importante saber que as necessidades do corpo mudam e tanto a dieta como o exercício devem se adaptar a isso.

É normal que existam muitas dúvidas e mitos sobre como enfrentar a gestação desde os primeiros meses. Por isso, antes de mais nada, é bom iniciar os controles pré-natais, para estar segura de que as decisões tomadas sejam as melhores para a saúde própria e do bebê.

Mulher grávida

Hábitos que ajudarão a ter uma gravidez saudável

A necessidade de manter hábitos saudáveis durante a gravidez não só se encontra na preparação do corpo para o momento do parto. Devido ao papel que a alimentação e a saúde mental desempenham na gestação, também é necessário para o desenvolvimento fetal.

Ainda que o estilo de vida deva se adaptar aos requerimentos de cada mulher, existem algumas generalidades que todas podem considerar para ter uma gravidez saudável.

1. Solicitar exames sanguíneos

Logo após confirmar a gravidez, o obstetra indicará uma análise de sangue para determinar se existem possíveis infecções. Esse exame confirma se há ou não anticorpos para doenças que afetam o desenvolvimento fetal. Como a toxoplasmose, hepatite, clamídia ou HIV.

Caso seja detectada alguma dessas doenças, o médico pode iniciar um tratamento para que o bebê não seja afetado. No entanto, é essencial conseguir um diagnóstico oportuno para que haja mais chances de superá-las.

2. Adotar uma boa alimentação

A nutrição é talvez um dos aspectos mais importantes na hora de buscar uma gravidez saudável. Ainda que muitas ignorem, os alimentos que são consumidos influenciam em muitos aspectos da gestação, incluindo o adequado desenvolvimento do bebê.

Em todos os casos aconselha-se a ingestão de alimentos com ácido fólico, vitamina D, cálcio, ferro e ômega 3. Já que sua assimilação mantém a saúde de mãe e filho. Além disso, o ideal é minimizar a ingestão de processados, açúcares e qualquer produto pobre em nutrientes.

Leia também este artigo: Como se alimentar durante a gravidez

3. Tomar os suplementos recomendados

O médico do controle pré-natal pode sugerir alguns suplementos para reduzir os riscos na gestação por um déficit nutricional. Opções como o ácido fólico, ferro e cálcio ajudam a desenvolver o feto e previnem problemas na mãe como a anemia e o desgaste ósseo.

4. Ingerir bastante água

Tomar entre 8 e 10 copos de água por dia pode ajudar a manter um ótimo estado de saúde física e mental em toda a gravidez. A ingestão adequada desse líquido previne a retenção de líquidos e ajuda a manter um bom funcionamento renal.

Também é benéfica para uma boa digestão e a correta produção de leite materno. Em caso de dificuldade para tomar água pura, pode-se optar por infusões, sucos naturais ou caldos. Não se devem tomar bebidas açucaradas, energizantes nem álcool.

Beba água para ter uma gravidez saudável

Confira ademais: Como saciar a sede se não gosto de beber água

5. Visitar o dentista

As visitar regulares ao dentista devem ser incluídas nos planos para se ter uma gravidez saudável. Ainda que muitas não saibam, a saúde dental é mais vulnerável nessa etapa. Já que o corpo começa a utilizar o cálcio para suprir outras necessidades.

6. Para ter uma gravidez saudável é bom fazer exercício físico

Hoje em dia, existem muitas maneiras de praticar exercício físico regular durante a gravidez, sem que haja riscos. Este hábito saudável reduz as dores próprias dessa etapa, assim como contribui para manter um peso saudável e equilibrado.

Por outro lado, estimula a secreção de serotonina e endorfinas. Conhecidos como os neurotransmissores do bem-estar. Isso controla a crise de ansiedade e angústia que alteram a tranquilidade da futura mamãe. As atividades recomendadas incluem, por exemplo:

  • Aulas de yoga.
  • Método Pilates.
  • Natação ou esportes aquáticos.
  • Caminhadas.
  • Fitball.

7. Fortalecer o solo pélvico

Os músculos que rodeiam o solo pélvico sofrem uma mudanças brusca durante a gravidez. Além disso, estão muito relacionadas com os processos que se originam quando chega a hora do parto. Por isso, seguir uma rotina para fortalecer esta parte do corpo traz muitos benefícios.

Alternativas como os exercícios de Kegel, a elevação das pernas e os abdominais tonificam estes músculos e aumentam a tolerância às contrações. Ainda mais, contribuem para uma rápida recuperação quando chega no pós-parto.

Exercícios para ter uma gravidez saudável

8. Não deixe de dormir bem se quiser ter uma gravidez saudável

Durante o período de descanso, o corpo relaxa os músculos e ativa processos que reduzem a fadiga e enjoos da gravidez. Por isso, tanto nos primeiros como nos últimos meses é essencial ter uma boa qualidade de sono.

Portanto, assegurar um ambiente adequado e conhecer as postura para dormir na gravidez são estratégias simples para que não haja tantas interrupções no descanso noturno.