Primeira visita da criança ao dentista

· 13 de dezembro de 2018
A primeira visita da criança ao dentista pode ser uma experiencia enriquecedora para as crianças. Porém, é vital abordar o mundo da saúde bucal de um ponto de vista positivo e divertido. Para isso, o preparo é muito importante.

É preciso se programar para a primeira visita da criança ao dentista.

Seu filho está crescendo, logo fará sua primeira visita ao dentista, afinal, um aspecto essencial para seu bom desenvolvimento é o cuidado dental.

Muitos pais se perguntam em que momento da vida do pequeno deveriam realizar a primeira visita ao dentista e como devem manejar a experiência.

Neste artigo compartilhamos algumas das razões pelas quais você deve começar o mais rápido possível, assim como conselhos para que seus filhos façam essa visita sem medo algum.

Quando deve ocorrer a primeira visita ao dentista

De acordo com especialistas, a primeira visita ao dentista deve acontecer depois de aparecer o primeiro dente do pequeno; ou, antes de que ele faça um ano.

Há pouco tempo atrás a norma era realizar a primeira revisão quando tivessem nascido os primeiros 20 dentes. Ou seja, aos três anos aproximadamente. Porém, o tempo para fazer essa revisão foi reduzido. Porque que razão? Um dos fatores é o tipo de alimentação atual.

Porque é importante visitar ao dentista?

Anteriormente não era comum encontrar cáries em crianças menores de 3 anos. Porém, as mudanças na alimentação fizeram com que os dentes dos bebês possam desenvolver cáries.

Além disso, não só as cáries são um foco de atenção. Também é necessário revisar se existe algum problema relacionado à primeira dentição para resolver ou prevenir algum detalhe.

Por isso, é importante visitar ao especialista, visto que será possível criar um histórico sobre os antecedentes da criança. Além disso, visitar ao dentista cedo permite avaliar a posição dos dentes e, inclusive, corrigir de forma precoce maus hábitos e ensinar bons costumes de higiene e limpeza dental.

Como se preparar para a primeira visita da criança ao dentista?

Preparar o bebê antes da primeira visita ao dentista

Leia também: 6 truques para evitar o mau hálito nas crianças

O propósito dessa primeira visita deve ser o de familiarização com o entorno. Desta maneira o pequeno não conectará a dor ou o medo com a figura do dentista.

A ideia é construir uma experiência positiva, onde o pequeno participe da melhor maneira possível.

Por isso, é importante explica-lo o que acontecerá no consultório e ser positivo quanto a isso.

Você pode preparar seu filho brincando com ele no dentista, pedindo que ele abra a boca para que você revise tudo e contando seus dentes. Desta maneira o pequeno se sentirá mais seguro e com menos incertezas.

Por outro lado, o preparo não só envolve às crianças. Como pais, também devemos preparar uma lista com nossas duvidas ou inquietudes, para que o especialista possa nos ajudar a ter pautas melhores no cuidado dos dentes de nossos filhos.

Lembre-se, sua posição influencia diretamente em seu filho, assim que, relaxe antes de visitar ao dentista. Desta forma você conseguirá contagiar o pequeno com sua segurança e tranquilidade.

Recomendações

Criança no dentista pela primeira vez

Também pode te interessar: Febre em crianças: saiba como agir

Na maioria dos casos, as crianças costumam ter integrado uma espécie de medo do dentista, isso se deve ao fato de que os pais, ao invés de favorecerem a imagem do especialista, a usam como um capataz e carrasco.

Por isso, evite ameaçar a criança com a ideia de leva-la ao dentista como castigo, assim como relatar algumas experiências negativas que você viveu anteriormente.

Ao invés disso, conte-a histórias, desenhe ou leia com ela contos sobre crianças que vão ao dentista. Deste modo se sentirão mais seguras e tranquilas.

Ainda, para que o pequeno encare tudo com calma, leve-o a um consultório onde o dentista seja especialista no trato infantil, com brinquedos e cores divertidas. Um ambiente agradável é a chave para que se sinta mais tranquilo e bem-humorado.

Outra boa medida é explica-lo que a visita ao dentista tem o objetivo de prevenir problemas, não de tirar dentes ou tirar cáries com a broca.

É importante esclarecer para eles que as visitas ao dentista são benéficas, pois cuidam de sua saúde bucal e do estado dos dentes para que assim possam desfrutar dos alimentos e inclusive de alguns doces. Você vai ver que, quando se habituar às revisões regulares, a criança deixará de sentir medo ou ansiedade.

É vital para as crianças que se sintam seguras

A primeira visita ao dentista não precisa ser angustiante ou estressante, mas sim uma experiência que permita ao pequeno aprender sobre o cuidado e higiene dental.

Devemos nos lembrar de que, o maior medo dos pequenos é de enfrentarem ao desconhecido. Portanto, esforce-se para prepará-los com antecedência.

Esperamos que este artigo tenha sido útil. Lembre-se, os dentes são um tesouro e é preciso aprender a cuidá-los bem. No seu caso, como você agiu à primeira visita de seu filho ao dentista? Conte seus truques para gente!

Moreira, A. C. G. da Si., Szumski, D. F. R., Gomes, E. P. M., Saraiva, L., Piva, R. M., & Werneck, R. I. (2011). Prevenção da Cárie de mamadeira. Revista Gestão E Saúde.

Blank, D. (2012). Entendimento dos Médicos Pediatras na Recomendação de Cremes Dentais na Primeira Infância. Revista Da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre. https://doi.org/10.1074/jbc.M604541200

Fernandes, D. S. C., Klein, G. V., Lippert, A. de O., Medeiros, N. G. de, & Oliveira, R. P. de. (2010). Motivo do atendimento odontológico na primeira infância. Stomatos. https://doi.org/10.2307/934499