6 adoçantes naturais para substituir o açúcar refinado

17 de agosto de 2019
O consumo de açúcar refinado pode incidir em distúrbios metabólicos. Portanto, é bom conhecer os adoçantes naturais que permitem substituí-lo em receitas tradicionais.

Substituir o açúcar refinado tornou-se uma necessidade para aqueles que desejam manter uma dieta saudável. Embora esse ingrediente tenha feito parte da dieta por centenas de anos, hoje muitos preferem evitá-lo por causa dos efeitos negativos que causa à saúde.

Seu consumo excessivo é um dos fatores ligados ao desenvolvimento de doenças metabólicas e coronarianas. Além disso, pode dificultar a absorção de nutrientes como as vitaminas A e C, ambos necessários para o bom funcionamento do sistema imunológico.

Felizmente, existem vários adoçantes naturais que podem ser adicionados em receitas para continuar desfrutando desse sabor doce sem expor a saúde. Nesta oportunidade, queremos compartilhar os 8 melhores para que você não hesite em usá-los como uma alternativa em seus pratos favoritos.

Adoçantes para substituir o açúcar refinado em suas receitas

Para melhorar a saúde e perder peso, milhões de pessoas tomaram a decisão de substituir o açúcar refinado. Embora seja um alimento amplamente utilizado na gastronomia, já há alguns anos é aconselhável limitar seu consumo para evitar doenças.

De fato, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que o consumo diário de açúcar deve estar entre 5% e 10% do total de calorias ingeridas. Por isso, é conveniente conhecer os adoçantes naturais que podem ser usados ​​como substitutos. Experimente-os!

1. Use mel de arroz ao invés de açúcar refinado

Mel de arroz, um dos adoçantes naturais para substituir o açúcar

O mel de arroz é um adoçante obtido a partir do arroz integral. Tem um sabor adocicado e o seu teor de amido lhe confere uma consistência gelatinosa semelhante ao mel, mas mais escura. Além disso, não produz aumentos acentuados nos níveis de glicose no sangue.

É frequentemente usado como conservante natural de frutas, frutos secos e grãos de cereais. Devido à sua assimilação no organismo, oferece energia de forma gradual e facilita o trabalho metabólico.

Não deixe de ler também: Beterraba e melaço: um remédio tradicional para cistos ovarianos

2. Melaço

O melaço é um ingrediente usado para substituir o açúcar refinado em receitas como pães, biscoitos e doces em geral. No entanto, devido à sua cor escura, geralmente altera a aparência dessas receitas de uma forma não muito agradável.

É obtido a partir de cana de açúcar e não é adequado para pessoas com pré-diabetes ou diabetes. Embora deva ser tomado moderadamente, é uma fonte de cálcio, ferro, potássio e doses mínimas de fibra.

3. Estévia moída, uma boa alternativa ao açúcar refinado

Este adoçante natural é extraído de uma planta conhecida como Stevia rebaudiana. Caracteriza-se pelo seu forte sabor adocicado e baixo teor calórico. Devido ao seu teor de nutrientes e assimilação, é uma boa opção para diabéticos.

  • Atualmente está disponível no mercado em forma líquida, comprimidos e pó. Você também pode comprar suas folhas secas em lojas de ervas.

4. Xarope de Agave

Xarope de agave para substituir o açúcar refinado

O xarope de Agave é um produto popular na América do Norte e na América Central. Já faz alguns anos que é uma das alternativas mais populares para substituir o açúcar refinado em receitas como sobremesas e produtos de panificadora.

Sua consistência é semelhante ao mel e seu índice glicêmico é de apenas 30, ou seja, contém menos da metade do que é fornecido pelo açúcar tradicional. Por isso, não produz altos picos de açúcar e é uma boa opção para dar energia ao corpo.

5. Açúcar de Coco

Este delicioso produto natural tem sido usado por muitas décadas na cozinha tradicional asiática. No entanto, há algum tempo ele veio para os países ocidentais para se tornar um dos adoçantes para substituir o açúcar refinado.

Tem um índice glicêmico de apenas 35 e, portanto, não causa descontrole nos níveis de açúcar no sangue. Além disso, contém uma quantidade significativa de minerais essenciais e vitamina C.

Descubra ademais: 5 benefícios saudáveis do mel que você não conhecia

6. Mel de abelhas para substituir o açúcar refinado

Xarope de agave para substituir o açúcar refinado

Sem dúvida, o mel orgânico é uma das melhores opções para parar de usar o açúcar convencional. Tem sido valorizado desde a antiguidade pelo seu alto valor energético, além de suas vitaminas, minerais, antioxidantes e enzimas.

Embora o seu teor de calorias seja levemente alto, é uma excelente opção para adoçar receitas sem alterar o metabolismo. Além disso, também tem múltiplas aplicações medicinais, pois age como um antibiótico natural e fortalece as defesas.

Nota: Embora todos os adoçantes mencionados sejam bons para substituir o açúcar refinado, seu consumo deve ser moderado.

Então, você se anima a experimentar esses adoçantes naturais? Escolha o que mais te chama a atenção e aproveite receitas mais saudáveis ​​e de baixa caloria. Por fim, não esqueça de verificar os rótulos de seus produtos alimentícios, pois muitos contêm muito açúcar.

  • Brandle, J. E., Starratt, A. N., & Gijzen, M. (2011). Stevia rebaudiana : Its agricultural, biological, and chemical properties . Canadian Journal of Plant Science. https://doi.org/10.4141/p97-114
  • Madar, A. (2014). Artificial Sweeteners Versus Natural Sweeteners. Bulletin of the Transilvania University of Brasov.
  • Carocho, M., Morales, P., & Ferreira, I. C. F. R. (2017). Sweeteners as food additives in the XXI century: A review of what is known, and what is to come. Food and Chemical Toxicology. https://doi.org/10.1016/j.fct.2017.06.046
  • Sardesai, V. M., & Waldshan, T. H. (1991). Natural and synthetic intense sweeteners. The Journal of Nutritional Biochemistry. https://doi.org/10.1016/0955-2863(91)90081-F