Açúcar refinado: como parar de consumi-lo

· 10 de março de 2019
No mundo contemporâneo, o açúcar refinado é usado em muitas receitas e alimentos, mas se sabe que é um ingrediente pouco saudável. Saiba como limitar seu consumo!

Sempre ouvimos que devemos parar de comer açúcar refinado porque ele oferece somente calorias vazias. Isso tem feito com que a maioria das pessoas tente parar de consumir todo tipo de açúcares para evitar danos à saúde.

Para te ajudar neste processo falaremos sobre algumas estratégias que podem ajudar você. Você vai ver que exigem um pouco de atenção no começo, mas assim que se adaptar será um hábito normal em sua vida.

1. Eduque-se corretamente

O primeiro passo para parar de comer açúcar refinado é aprender sobre o que é este elemento e suas riscos para a sua saúde. O mais normal quando queremos começar um regime saudável é ir à cozinha e eliminar tudo o que inclui açúcar como ingrediente.

Cubos de açúcar refinado

Agora, educar-se sobre esse tema vai te ajudar a entender que o açúcar é vital para seu corpo. A quantidade e tipo correto te oferece a energia necessária para realizar suas atividades diárias. O tipo correto de açúcar pode ser encontrado nos alimentos naturais tais como frutas, laticínios e açúcares naturais como o mel.

Estes alimentos contêm quantidades mínimas que são suficientes para o seu corpo se recarregar. Se educar também te ajudará a entender que consumir essas fontes saudáveis várias vezes ao dia é necessário para manter os níveis de açúcar ideais.

Leia também: A importância de uma boa alimentação para um estilo da vida saudável

2. Use a ajuda de alguns aliados

Outra forma de parar de comer o açúcar refinado é checar quais são seus possíveis aliados. No ponto anterior já dissemos quais são os alimentos que oferecem açúcares complexos. Porém, nem sempre você poderá comer somente alimentos naturais.

Sabemos que ir ao supermercado é a opção mais prática e econômica, por isso deve aprender quem são seus aliados na dieta. Dentre as opções que deveria ter à mão para complementar seus alimentos estão:

  • Purês de frutas
  • Estévia
  • Mel de abelha orgânico
  • Xarope de Agave natural
  • Frutas completas
  • Rapadura
  • Açúcar mascavo

Com estes ingredientes poderá adoçar suas sobremesas, bebidas e alimentos sem estranhar o sabor doce. Ao mesmo tempo, estará evitando todo tipo de risco. Só lembre de controlar a quantidade, pois pequenas porções são suficientes.

Substitua o açúcar refinado pelo açúcar natural das frutas

O problema é que nos acostumamos com sabores muito doces e perdemos toda a noção, o que pode nos fazer exagerar.

Confira também: 7 frutas que te ajudarão a emagrecer

3. Compre alimentos sem açúcar

Um dos benefícios dos supermercados é que encontrará todo tipo de produtos sem açúcar. Eles são uma excelente opção para parar de comer açúcar refinado. Caso encontre sabores pouco atraentes, adicione algum açúcar complexo.

Desta forma, recuperará o sabor que gosta sem pôr sua saúde em risco. O inconveniente pode ser o custo destes produtos. Se este é um fator determinante para você, pergunte-se se pode preparar versões caseiras.

A vantagem deste último é que controlará porções, quantidade de ingredientes e fará economia.

4. Escolha os doces naturais: deixe de comer açúcar refinado

Outra forma de parar de comer açúcar refinado é sucumbir ao desejo de forma inteligente. Você é das pessoas que deseja comer algo doce o tempo todo? Não é o único e não está condenado a ficar com vontade. A boa notícia é que vai se expor a menos riscos na saúde.

Substitua o açúcar refinado por mel

As melhores opções para substituir as sobremesas são:

  • Frutas frescas e de temporada. Lembre-se de que deve evitar as frutas em caldas ou qualquer outro tipo de conservas.
  • Purê de frutas preparados em casa. Não só são perfeitos para os bebês, pode congelá-los e criar várias receitas com eles.
  • Gelatinas naturais. Você pode aproveitar os purês e adicionar uma lâmina de grenetina para ter uma sobremesa completamente diferente.
  • Frutos secos. São ideais se prefere ter algo que te deixe uma sensação mais completa. Só vigie as porções e evite os excessos.

O que você acha? Coincide conosco na ideia de que parar de comer açúcar refinado é fácil com um pouco de compromisso? Que outras estratégias você recomendaria?