Como fazer um protetor solar caseiro?
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Quando vamos à praia ou saímos de casa, costumamos levar muitas coisas, porém algo que jamais devemos nos esquecer é do protetor solar, já que ele poderá nos proteger dos danos causados pelos raios solares e permitirá que nossa pele permaneça saudável por mais tempo. Aprenda a fazer seu protetor solar caseiro.
Por sorte, é possível fazer um protetor solar em casa, que pode ser tão efetivo quanto os comerciais, mas sem todos os químicos que esses possuem. Vamos ver mais abaixo.
Aprendendo a fazer um protetor solar caseiro
Através da receita que daremos a seguir, você aprenderá a preparar um protetor solar caseiro fantástico, de excelente qualidade e muito efetivo, com um fator de proteção solar de vinte (ou maior, se quiser).
- Meia xícara de azeite de oliva
- ¼ xícara de óleo de coco
- ¼ xícara de cera de abelha
- Duas colheres de óxido de zinco. Considere que cada colher oferece um fator de proteção solar de 10 vezes; caso queira aumentar esse fator, deve aumentar a quantidade de colheres.
- Algumas gotas de óleo essencial do aroma que mais o agrade.
Leia mais: Qual é a diferença entre protetor solar, bronzeador e creme solar?
Preparo
Em um recipiente de vidro, misture todos os óleos com a cera e o óleo essencial de sua escolha para aromatizar, esquente em banho-maria para que eles possam fundir. Depois, misture-os até que se integrem.
Quando todos os ingredientes estiverem perfeitamente misturados e fundidos adicione o óxido de zinco e continue mexendo, tendo muito cuidado para não inalar o óxido de zinco.
Quando a mistura estiver viscosa, porém não muito espessa, retire do fogo e deixe repousar por alguns minutos para em seguida armazená-la em um frasco (preferivelmente de vidro).
Você deve deixá-la em repouso por ao menos um dia antes de usar. Esse protetor solar caseiro que acabamos de recomendar é muito simples e fácil de fazer.
Dessa forma tão simples você poderá desfrutar de uma proteção excelente e eficaz sem nenhum risco de se contaminar com produtos tóxicos e, além disso, poderá receber um pouco de sol para estimular a produção de vitamina D com a tranquilidade de estar bem protegido.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.