Logo image
Logo image

Como evitar pedras na vesícula biliar?

3 minutos
O fígado e a vesícula se regeneram durante a madrugada, por isso é melhor jantar em pequenas quantidades ou então fazê-lo mais cedo para não sobrecarregá-los de trabalho.
Como evitar pedras na vesícula biliar?
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez

Última atualização: 01 outubro, 2022

As pedras na vesícula biliar são depósitos duros e similares a cristais de rocha que são formados dentro do órgão devido a um excesso de gordura relacionado aos níveis de colesterol.

A parte da população que mais sofre com as pedras são as mulheres com mais de 40 anos, loiras, com sobrepeso e mães de vários filhos.

Aqui apresentaremos alimentos e suplementos que ajudam a melhorar o funcionamento da vesícula e a reduzir os cálculos biliares, principalmente se fatores genéticos estiverem envolvidos.

Alimentos prejudiciais

Para cuidar do fígado e da vesícula, é imprescindível evitar os seguintes alimentos:

  • Álcool;
  • Frituras;
  • Carne vermelha;
  • Alimentos pré-cozidos;
  • Lácteos;
  • Açúcar branco;
  • Margarina;
  • Adoçantes artificiais.

Além de não consumi-los diariamente, é muito importante que saibamos que o fígado e a vesícula se regeneram durante à noite e, por isso, é melhor jantarmos pouco ou cedo, para que não tenhamos que digerir o alimento durante à noite.

Além disso, repassamos alguns alimentos e suplementos que serão muito benéficos:

Levedura vermelha do arroz para evitar as pedras na vesícula biliar

A levedura vermelha do arroz provém da cultura oriental e tem importantes benefícios, como reduzir os triglicerídeos e o colesterol ruim e aumentar o bom colesterol.

Visto que os cálculos na vesícula estão muito relacionados ao colesterol, é recomendado tomar durante um tempo esta levedura. Este suplemento pode ser encontrado na forma de comprimidos, em pó ou em extrato.

Rabanete negro para evitar as pedras na vesícula biliar

O rabanete negro, uma variedade de destaque entre os diferentes tipos de rabanete, é uma planta selvagem, de origem desconhecida, com numerosas propriedades medicinais, principalmente para o estômago e para o fígado.

Contêm fibras, aminoácidos, vitaminas do grupo B, vitamina C e minerais. Entre seus componentes se destacam os glucosinolatos que têm importantes propriedades na elevação da produção de bile e facilitação do esvaziamento da vesícula biliar.

É muito recomendado consumir o rabanete negro quando o fígado estiver congestionado ou quando se estiver sofrendo com má digestão ou outros problemas digestivos.

Você pode comê-lo também após refeições pesadas e excessivas, para ajudar a limpar o organismo.

A parte empregada em seu uso tradicional é a raiz, muito usada na cozinha, em saladas, como complemento e para decorar alguns pratos.

Quelidónia-maior para evitar as pedras na vesícula biliar

Usada pela primeira vez próxima ao Mediterrâneo, a Quelidónia-maior (Chelidonium majus) é principalmente de origem europeia, mas também pode ser encontrada em algumas partes da Ásia.

A Quelidónia aumenta a formação de bile, evita a formação de cálculos biliares na vesícula e nos dutos biliares.

Pode ser tomada em forma de infusão ou extrato, segundo a dose indicada.

Vitamina C para evitar as pedras na vesícula biliar

A vitamina C é um suplemento muito benéfico para manter ativo o sistema imune, e neste caso, ajuda a impedir a cristalização de cálculos na vesícula. 

Tome na forma de comprimidos, divididos ao longo do dia em várias doses, ou consuma diariamente alimentos que contenham vitamina C em quantidade abundante.

Leia também: Conheça os benefícios da vitamina C

Enemas de café para evitar as pedras na vesícula biliar

Este é um remédio antigo que muitas pessoas praticam. Consiste em fazer lavagens com café ecológico tostado e em pó.

Ferva 1 litro de água com três colheradas de sopa de café, 5 minutos em fogo alto e 15 minutos em fogo baixo. Filtre até não restar nenhuma borra de café. Quando estiver morno, use meio litro para as lavagens, tente aguentar 10 ou 15 minutos.

Este remédio é muito potente e pode ajudar inclusive pessoas que retiraram a vesícula.

Limão e azeite de oliva para evitar pedras na vesícula biliar

Existe um remédio simples que ajudará a limpar e tonificar a vesícula.

Recomendamos a leitura: Conheça os benefícios do suco de limão

Tome uma colherada de suco de limão natural e uma colherada de azeite de oliva de primeira pressão a frio a cada manhã, em jejum. Depois espere meia hora, beba um ou dois copos de água e tome o café da manhã.

Este procedimento também ajudará especialmente pessoas que sofrem com a prisão de ventre.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Theise, N. (2015). Hígado Y Vesícula Biliar. In Robbins y Cotran Patología Estructural y Funcional.
  • Biblioteca Nacional de Medicina de EE.UU. Enfermedades de la vesícula biliar. https://medlineplus.gov/spanish/gallbladderdiseases.html
  • Atenodoro R. Ruiz, Jr. (2017). Vesícula biliar y vías biliares. https://www.merckmanuals.com/es-us/hogar/trastornos-gastrointestinales/biolog%C3%ADa-del-aparato-digestivo/ves%C3%ADcula-biliar-y-v%C3%ADas-biliares
  • MedlinePlus. Colelitiasis. https://medlineplus.gov/spanish/ency/esp_imagepages/17039.htm
  • Journal of Health, Population and Nutrition. (2015). Dietary Patterns and Risk of Gallbladder Disease: A Hospital-based Case-Control Study in Adult Women. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4438647/
    PCRM’S Nutrition Guide for Clinicians. Cholelithiasis. https://nutritionguide.pcrm.org/nutritionguide/view/Nutrition_Guide_for_Clinicians/1342013/all/Cholelithiasis
  • WebMD. Red Yeast Rice. https://www.webmd.com/cholesterol-management/red-yeast-rice#1
  • Altern Med Rev. 2009 Sep;14(3):258-67. Nutritional approaches to prevention and treatment of gallstones. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19803550

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.