Complemento natural com babosa para tratar as úlceras varicosas
Escrito e verificado por o médico Carlos Fabián Avila
As úlceras varicosas são feridas abertas que aparecem quando a circulação sanguínea nas pernas não é impulsionada com força suficiente para chegar ao coração de forma adequada.
O sangue se acumula nas veias, a pressão aumenta e se acumula um líquido que, pouco a pouco, vai dando forma as úlceras varicosas. Portanto, são processos dolorosos e também perigosos que requerem sempre um tratamento médico adequado.
Além de seguir as recomendações que os médicos nos prescrevem, podemos usar em casa algum remédio natural que pode ajudar a aliviar e acelerar a cura.
Convidamos você a conhecer um simples complemento natural com aloe vera. Confira!
Úlceras varicosas, um problema muito comum em mulheres
O problema da insuficiência venosa é uma doença muito comum em mulheres. Muitas vezes, as causas são genéticas. Assim, são passadas de mães para filhas e, chegada uma certa idade, é comum aparecer esse problema tão clássico.
Leia também: Remédios naturais para tratar as varizes
- Uma alimentação incorreta e o sedentarismo também são fatores relevantes. Por isso a importância de manter os hábitos de vida o mais saudáveis possível para lutar contra o desenvolvimento desse problema.
- Devemos levar em consideração que as úlceras aparecem devido a uma hipertensão venosa.
- Essa acumulação de fluídos faz com que os tecidos fiquem sem oxigenação e sem nutrientes. Dessa forma, ocorre a morte celular que danifica o próprio tecido, que vai se destruindo.
- É um processo perigoso no qual a mais leve batida ou arranhão podem provocar o aparecimento de uma ferida e sua consequente infecção.
As úlceras varicosas são uma doença que geralmente aparece a partir dos 50 anos, afetando, sobretudo, mulheres ou pacientes de idade mais avançada devido à falta de mobilidade.
Por outro lado, observou-se que pessoas de alta estatura também podem desenvolver úlceras varicosas a partir dos 50 anos de idade, bem como pessoas que passam longos períodos sentadas na mesma posição.
Outros fatores de risco associados
- Gravidez.
- Ser fumante.
- Sedentarismo.
- Ter varizes.
- História familiar de coágulos sanguíneos e problemas de circulação.
- Situações de hipertensão venosa crônica de longa evolução sem tratamento adequado (é uma complicação evitável).
Tratamento das úlceras varicosas
É normal que as pessoas que têm uma ou mais úlceras varicosas utilizem emplastros para proteger essas áreas tão sensíveis de possíveis batidas e agentes externos que podem causar infecção. Estes curativos ou emplastros terapêuticos nem sempre ajudam a acabar com a úlcera. Por isso, muitas vezes, é preciso recorrer a cirurgias.
Costuma-se aplicar a “escleroterapia com micro espuma”, um procedimento ambulatorial que reduz a hipertensão venosa e consegue fechar a úlcera em algumas semanas.
Contudo, devemos lembrar mais uma vez que o processo de cura das úlceras varicosas leva bastante tempo. Além disso, pode ser um processo muito longo e doloroso. Por isso, vale a pena complementar as recomendações médicas com este simples tratamento natural.
A contribuição da babosa para o tratamento das úlceras varicosas
Como as úlceras varicosas (ou venosas) são feridas abertas que aparecem nas extremidades inferiores, devemos ter muito cuidado com que tipo de substância, em que dose e frequência aplicamos sobre as feridas. Por esse motivo, é melhor consultar um médico e seguir as suas instruções.
Agora, algumas crenças populares propõem suplementar a dieta e hidratação com uma bebida de aloe vera. Isso forneceria nutrientes e aminoácidos ao corpo, ajudando assim a recuperar e curar as feridas (ou pelo menos contribuir para o processo de cicatrização).
- A babosa é conhecida principalmente por sua capacidade de regenerar os tecidos da pele, já que estimula e fortalece as fibras de colágeno e elastina. É o recurso natural mais potente que podemos usar para acelerar a cura das úlceras varicosas.
- A babosa também tem propriedades antimicrobianas, que evitam que agentes infecciosos piorem o estado da chaga.
- A polpa dessa planta é rica em antraquinonas, acemanana, hidratos de carbono, substancias minerais, oligoelementos, vitaminas, enzimas, ácidos graxos, numerosos metabólitos secundários e ácido salicílico, que potencializam a cicatrização e combatem a inflamação.
Leia também: 5 benefícios de tomar suco de aloe vera diariamente
Bebida com aloe vera para promover a cicatrização das feridas
Ingredientes
- 1 colher de sopa de babosa (o gel interior da planta) (15 g)
- 1 copo de água (200 ml)
- Opcional: 1 colher de chá de mel (7,5 g)
Preparo
- Caso você tenha extraído o gel de aloe vera, lave-o com bastante água para remover a camada amarelada que possui.
- Coloque o gel de aloe no liquidificador juntamente com o copo de água e, se desejar, o mel.
- Processe por um ou dois minutos.
- Sirva, adicione alguns cubos de gelo e está pronto.
* Nota importante: evite consumir mais de um copo por dia desta bebida, pois o aloe vera tem efeitos laxantes que podem causar diarreia e outros desconfortos semelhantes.
Conclusão
Se você tem úlceras varicosas, é melhor seguir as instruções do seu médico. Os profissionais podem dizer o que é mais apropriado para o seu caso e quais são as medidas que você pode tomar em casa para se sentir bem no dia a dia.
Além disso, a bebida com aloe vera que mencionamos anteriormente pode ser um complemento para a dieta, mas não uma solução para a doença. É um complemento natural simples que vale a pena considerar como uma opção a mais.
Lembre-se de que uma das coisas que pode proporcionar mais benefícios à sua saúde cardiovascular é o exercício físico diário. Portanto, procure levar um estilo de vida ativo e evite o sedentarismo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ahlawat, Kulveer & Khatkar, Bhupendar. (2014). Processing, food applications and safety of aloe vera products: A review. Journal of food science and technology. 48. 525-33. 10.1007/s13197-011-0229-z.
- Aloe vera: a short review. Amar Surjushe, Resham Vasani, D G Saple. Indian J Dermatol. 2008.
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2763764/ - Dat AD, Poon F, Pham KBT, Doust J. Aloe vera for treating acute and chronic wounds. Cochrane Database of Systematic Reviews 2012, Issue 2. Art. No.: CD008762. DOI: 10.1002/14651858.CD008762.pub2.
https://www.cochranelibrary.com/cdsr/doi/10.1002/14651858.CD008762.pub2/full - Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects. 2nd edition. Evaluation of the Nutritional and Metabolic Effects of Aloe vera. Meika Foster, Duncan Hunter, and Samir Samman.
www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK92765/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.