Remédios naturais para o tratamento das varizes

· 6 de março de 2019
Diversos fatores influenciam no desenvolvimento das varizes. Mas, uma vez que se desenvolveram é possível amenizar seu aspecto e efeitos através de alguns remédios naturais.

As varizes podem ser causadas por diversos fatores, mudanças hormonais, excesso de peso, muito tempo de pé ou fatores genéticos. Encontre aqui algumas receitas de remédios naturais para o tratamento das varizes.

Cavalinha para tratar as varizes

Muito famosa para tratamento de varizes, você só precisará de 100 gramas dessa planta e 1 litro de  água.

Primeiramente, ferva ambos os ingredientes por 15 minutos, coe e deixe esfriar. Em seguida, umedeça um pano com a mistura obtida e aplique na região que apresenta as varizes. Deixe o pano repousar na região por 20 minutos e não enxague depois. Por fim, repita o procedimento a cada três dias.

Confira também: 5 alternativas para tratar varizes

Reflexologia

Outra opção pra curar ou diminuir as varizes é a reflexologia podal, essa técnica permite diminuir o inchaço das pernas, principalmente em mulheres grávidas. Não se esqueça que se você se encontra no período de gravidez, deve consultar seu médico, pois é consensual entre alguns que, até o terceiro mês de gestação essa técnica seja proibida.

Máscara de cenoura e babosa

Os ingredientes são, uma cenoura, polpa de babosa e vinagre de maçã.

Modo de preparo:

  • Primeiramente, corte meia cenoura e uma quantidade similar de babosa. Adicione a uma batedeira.
  • Em seguida, processe bem com uma boa dose de vinagre de maçã, para que se forme uma pasta untável.
  • Aplique na região das varizes.
  • Deixe agir por 20 minutos.
  • Por fim, retire com água fria.

Castanha da Índia

Esse é um tratamento muito comum na Alemanha, ainda que a árvore seja originária da Ásia, sendo uma das plantas medicinais mais utilizadas para os transtornos venosos, como é o caso das varizes.

Usa-se somente sua casca, porque não causa efeitos secundários, diferente do fruto.

A castanha da índia oferece propriedades anti-inflamatórias, ajuda a aumentar a resistência dos vasos sanguíneos e capilares, e favorece também a quem tem problemas com hemorroidas ou simplesmente a incômoda celulite.

Limão e alho

A ultima alternativa natural a qual você pode recorrer para tratamento de varizes é preparada com ingredientes que sem dúvida você terá em casa.  São eles:

  • Seis dentes de alho
  • Suco de limão
  • Duas colheres de chá de azeite de oliva muito boa qualidade
  • Um frasco de boca larga

E não perca: Como fazer uma pomada para as varizes à base de alho e limão

Modo de preparo:

Primeiramente, corte o alho em lâminas finas. Em seguida, misture com o suco de limão e as colheres de azeite no frasco, cubra bem e deixar repousar por 12 horas.

Depois, agite o frasco para misturar os ingredientes que precipitaram enquanto estava em repouso, unte os dedos com a mistura pronta, espalhe e massageie a região afetada pelas varizes.

  • Maffei, F. H. A. (1995). Varizes dos membros inferiores: epidemiologia, etiopatogenia e fisiopatologia. Doenças vasculares periféricas. Rio de Janeiro: MEDSI, 939-49.
  • Pitta, G. B. B., Fonseca, F. P., & Santos, A. D. (2003). Varizes dos membros inferiores. Angiologia e cirurgia vascular: guia ilustrado. Maceió: UNCISAL/ECMAL & LAVA.