5 alternativas para tratar varizes

· 12 de março de 2018
Um dos problemas circulatórios mais comuns são as varizes, e elas podem ter origens muito diferentes. Descubra quais são as alternativas naturais para tratá-las.

Para acabar com estas veias incômodas nem sempre é necessário recorrer a medicamentos. Na verdade, existem muitas alternativas para tratar varizes naturalmente à nossa disposição.

As varizes não são apenas um problema estético, mas também orgânico. Elas causam desconforto e mal-estar. Por isso a expressão “pernas pesadas” se espalhou entre os pacientes com essa condição.

Lembre-se de que as varizes são uma dilatação dos vasos sanguíneos que impede o fluxo normal de sangue para as partes inferiores do corpo e, portanto, prejudicam o retorno do sangue ao coração. É um problema muito comum na população mundial.

Principais causas das varizes

Mulher obesa sentada no sofá

A sua origem está principalmente na circulação sanguínea deficiente. No entanto, as varizes também podem ser causadas, direta ou indiretamente, por outros fatores, tais como:

  • Herança genética
  • Colesterol elevado
  • Sedentarismo
  • Hipertensão
  • Obesidade

Outro fator influente a ter em conta é a falta de atenção dada à saúde cardiovascular. Por esta razão, é aconselhável fazer um check-up médico anual.  Especialmente se houver um histórico familiar ou se sofremos de algum tipo de doença cardiovascular.

Embora o tratamento das varizes seja possível, o melhor que podemos fazer é tomar medidas preventivas para evitar o seu aparecimento. Na verdade, existem várias alternativas para tratar varizes e nenhuma delas é tão complexa como você possa estar imaginando.

Nesse sentido, nem sempre precisamos ir ao consultório médico para tratar as varizes. Na verdade, a cirurgia é reservada apenas para os casos mais sérios.

Prevenção de varizes

Mulher bebendo água

A melhor coisa que podemos fazer para cuidar da nossa saúde é optar por hábitos saudáveis e adotar um estilo de vida equilibrado. Isso inclui o seguinte:

  • Comer de forma saudável
  • Manter-se bem hidratado
  • Fazer exercícios regularmente
  • Evitar ficar de pé ou sentado por longos períodos de tempo

Além disso, é necessário realizar as seguintes ações.

  • Faça alongamentos a cada 2 horas.
  • Alternar a temperatura do chuveiro. Desta forma, você favorece a circulação sanguínea. Quando usar água quente, não deve exceder os 38ºC.
  • Coloque os pés para cima de vez em quando, para que o retorno do sangue possa ocorrer com mais facilidade.
  • Opcionalmente, você pode massagear suas pernas com um óleo essencial por 15 ou 20 minutos por dia.
  • Evite usar roupas apertadas.
  • Use calçado confortável diariamente.
  • Evite expor as pernas ao calor excessivo. Caso você se encontre na praia ou em qualquer espaço ao ar livre, use proteção solar.

Alternativas para tratar varizes de forma natural

Remédios naturais contra as varizes

Embora existam vários medicamentos vasoprotetores e venotônicos, você também pode encontrar várias alternativas  para tratar varizes com origem natural. A sua eficácia depende da frequência com que é utilizada.

As seguintes alternativas também fazem parte da composição de muitos medicamentos para tratar varizes, pois está provado que todos estimulam a circulação sanguínea. Além disso, muitos são anti-inflamatórios (como é o caso do alho).

  1. Alho
  2. Hortelã
  3. Louro
  4. Eucalipto
  5. Calêndula
  6. Aloe vera
  7. Cenoura
  8. Sal marinho
  9. Cavalinha
  10. Castanha-da-Índia

Entre as alternativas naturais para tratar varizes também está a famosa planta de aloe vera. Esta é a planta que traz mais benefícios estéticos. A aplicação de seu gel, em compressas frias diretamente sobre as pernas, ativa a circulação.

Por outro lado, a hortelã, o louro e o eucalipto são plantas que têm um efeito refrescante que é muito benéfico para tratar as varizes. Podem ser preparados como uma loção tônica ou corporal e aplicados diretamente sobre a pele. O bicarbonato de sódio pode ser adicionado ao tônico.

As folhas e as pétalas da calêndula são muito úteis quando se prepara uma pasta para tratar varizes. Você pode aplicar a pasta e deixá-la agir durante a noite. Você também pode aproveitar o caule da planta para preparar um tônico refrescante.

Os banhos de água e sal marinho são muito relaxantes, o que ajuda muito a circulação sanguínea. Você pode adicionar um pouco de vinagre de maçã ao seu banho para aproveitar ainda mais os seus benefícios.

A grande vantagem de aproveitar esses elementos naturais é que eles são muito mais baratos do que os medicamentos comerciais. No entanto, é necessário lembrar que os remédios naturais não devem ser tratados como o único tratamento. É melhor tomá-los como medidas adicionais às recomendações do seu médico.