7 dicas de dieta para evitar varizes

29 de agosto de 2019
Alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 podem ajudar a evitar varizes graças à sua capacidade de quebrar o colesterol, aliviar a inflamação e melhorar a circulação.

Sem dúvida alguma, existem maneiras simples de melhorar a dieta para evitar varizes, quando o risco de desenvolvê-las aumenta. Embora existam vários fatores que afetam essa condição, a nutrição adequada melhora a circulação para evitar que se convertam em algo crônico. 

As veias varicosas são vasos tortuosos de cor roxa que geralmente se desenvolvem nas extremidades inferiores do corpo. Aparecem quando as válvulas unidirecionais enfraquecem, que são responsáveis ​​por regular o fluxo constante da corrente sanguínea. 

Embora muitos as considerem um problema estético simples, podem ser um sinal de distúrbios circulatórios, retenção de líquidos e doenças inflamatórias. Felizmente, podemos preveni-las simplesmente fazendo boas escolhas alimentares. 

Como melhorar a dieta para evitar varizes 

Em primeiro lugar, uma dieta ideal para prevenir varizes deveria incluir alguns alimentos que promovem a circulação. Da mesma forma, procura controlar o consumo total de calorias, já que a redução do índice de massa corporal é decisiva tanto para evitá-las quanto para reduzi-las.

Outro de seus objetivos é ajudar a controlar os processos inflamatórios do organismo, cuja alteração pode desencadear essa condição. Além disso, esta permite uma menor pressão nas pernas, o que controla sintomas como peso e dor. O que você deve ter em mente? 

Leia este artigo: Como fazer uma pomada para as varizes à base de alho e limão

1. Aumentar o consumo de ômega 3 ajuda a evitar varizes

Alimentos para combater varizes

Certamente, os alimentos que fornecem ácidos graxos ômega 3 têm um efeito benéfico sobre a dieta para prevenir varizes. Graças à capacidade de limpar as artérias, são ideais para reativar a circulação, diminuir o colesterol e evitar possíveis obstruções

Essas gorduras saudáveis ​​controlam o excesso de inflamação e ajudam a manter uma boa saúde cardiovascular. Embora o corpo não as produza por si só, podem ser obtidas a partir de alimentos saudáveis, como pescado azul, os frutos secos e as sementes

2. Ingerir mais alimentos com fibra 

Os alimentos ricos em fibras são aliados para baixar os níveis de colesterol e otimizar a circulação. Por outro lado, reduzem a constipação para que não haja dificuldades devido à pressão que ocorre devido às dificuldades para defecar. 

A fim de controlar o aparecimento de varizes, aconselha-se o consumo diário de fontes de fibras, tais como: 

  • Frutas e vegetais frescos 
  • Legumes (lentilhas, grão de bico, feijão, etc…) 
  • Nozes e sementes 
  • Cereais integrais 
  • Quinoa e trigo sarraceno 

3. Consumir mais ácido fólico 

Alimentos com ácido fólico

Alimentos que contêm ácido fólico ajudam a reduzir a homocisteína, um elemento que causa lesões nas paredes arteriais. O ácido fólico também previne o aparecimento de trombose, um distúrbio crônico que afeta veias varicosas e doenças cardiovasculares

Este nutriente é obtido naturalmente através de vegetais verdes, como o espinafre, aspargos e repolho. Outras opções são a levedura de cerveja, grãos integrais e nozes. 

4. Aumentar a dose de vitamina E 

Um dos nutrientes essenciais em uma dieta para prevenir as varizes é a vitamina E. Este conhecido antioxidante, presente em alimentos como abacate e azeite de oliva, promove a quebra de lipídios no sangue e otimiza a circulação

Descubra ademais: Creme caseiro para hidratar as mãos com manteiga de cacau e vitamina E

5. Incluir ingredientes diuréticos para evitar varizes

Alcachofra

Os ingredientes diuréticos têm a capacidade de estimular a eliminação de fluidos retidos, para reduzir a sobrecarga nas pernas. Portanto, sua inclusão na dieta favorece o alívio das varizes e previne outras doenças associadas à má circulação

Alguns diuréticos naturais são: 

  • Salsa 
  • Abacaxi 
  • Alcachofra 
  • Cavalinha 
  • Limão 
  • Pepino 
  • Mirtilos 

6. Limitar o consumo de sal 

Manter uma dieta rica em sódio é um dos fatores que aumenta o risco de varizes. De fato, o excesso dessa substância afeta o edema e a pressão alta. Por isso, é essencial limitar sua ingestão e procurar alternativas saudáveis. 

Além disso, o sal não está presente apenas em preparações caseiras; é essencial identificá-lo em produtos comerciais de consumo regular. Portanto recomendamos usar especiarias e ervas saudáveis, como orégano, tomilho, alho e açafrão para substituir o sal. 

7. Ingerir mais bebidas saudáveis para evitar varizes

Mulher tomando bebida contra varizes

A água e bebidas saudáveis ​​complementam os efeitos da dieta para prevenir varizes. A assimilação adequada de fluidos ajuda a equilibrar os processos inflamatórios e promove o fluxo sanguíneo adequado, regulando os fluidos nos tecidos

Então, você nota pequenas veias de aranha nas pernas? Você sente peso e formigamento? Se for assim, mantenha essas dicas de dieta em mente. Além disso, tente fazer atividade física regular, que é um dos melhores hábitos contra esse problema.