Enrolados de repolho com cenoura para doenças inflamatórias

Graças às propriedades de algumas verduras como o repolho e a cenoura podemos prevenir e combater a inflamação através da dieta, por isso que é bom incluí-los em nossas receitas.

As doenças inflamatórias e a alimentação de quem sofre com elas estão muito relacionadas. Uma má dieta está diretamente relacionada com a aparição destas doenças ou com a piora do prognóstico destes pacientes.

Está demonstrado que um dos benefícios do repolho e da cenoura no organismo é justamente evitar a inflamação. Aproveitando estas propriedades, a seguir propomos uma receita que inclui os dois ingredientes: enrolados de repolho com cenoura.

A relação entre a alimentação e as doenças inflamatórias 

A resposta inflamatória é um mecanismo de autodefesa do organismo; quando está se torna crônica começa a ser um grave problema de saúde. Sua aparição limita enormemente a qualidade de vida de quem sofre com o problema.

Entre as doenças inflamatórias podemos mencionar a artrite, a fibromialgia, transtornos da tireoide e as vinculadas com a candidíase (infecção por fungos).

A dieta diária é fundamental em relação a estas doenças. Uma má alimentação é precária em gorduras mono e polinsaturadas, cereais, frutas, vegetais e peixes. Por outro lado, é rica em açúcares refinados, carboidratos, gorduras trans e saturadas; logo se trata de uma dieta inflamatória.

As pessoas que se alimentam desta forma apresentam riscos elevados de serem gerados processos inflamatórios no sangue. Nesse sentido, uma das melhores dietas para se proteger é a mediterrânea. Entre outros ingredientes, esta é rica em verduras, frutas, cereais e gordura mono e polinsaturadas.

Não perca a receita do Gengibre para perder peso: confira 5 receitas

Benefícios do repolho e da cenoura 

O repolho é um vegetal crucífero que contém muitos nutrientes. Além das proteínas e das fibras, é rico em minerais como o cálcio, o magnésio, o potássio e o manganês. Seu consumo provém vitaminas C, K e do complexo B.

A cenoura, por outro lado, é um tubérculo que tem uma alta porcentagem de vitamina A, entre outros nutrientes. Esta hortaliça protege muito o fígado dos processos inflamatórios, assim como o sistema digestivo no geral.

Repolho para preparar enrolados de repolho

Uma boa maneira de comer estes benéficos vegetais é esta deliciosa receita de enrolados de repolho com cenoura. É uma preparação saudável, nutritiva e de um delicioso sabor natural. Quer saber como prepará-la?

Enrolados de repolho com cenoura e carne picada

A maneira mais criativa de incluir o repolho na dieta é usá-lo para envolver diversos recheios, como proteínas ou outros vegetais. Suas folhas grandes são ideais para isso. Assim, basta colocar a imaginação para trabalhar para criar vários recheios. 

Cenoura para fazer enrolados de repolho

Ingredientes para 6 pessoas

  • 1 repolho médio
  • 1 peito de frango desfiado (250 g)
  • 2 xícaras de caldo de ossos e verduras (500 ml)
  • 1 cebola picada finamente
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 3 dentes de alho triturados
  • 1 couve-flor
  • 1/2 xícara de pão ralado (100 g)
  • 2 colheres de salsa finamente picada (30 g)
  • 4 colheres de Endro finamente picado (60 g)
  • 1/2 xícara de cenouras raladas (100 g)
  • 1/2 xícara de tomate frito (125 ml)
  • Azeite de oliva
  • Sal e pimenta (a gosto)

Modo de preparo

  1. Cozinhe o repolho com suficiente água com sal, durante aproximadamente oito minutos. O tempo exato dependerá da dureza das folhas do repolho.
  2. Retire o repolho, deixe esfriar e separe as folhas. Reserve.
  3. Em uma frigideira, esquente um pouco de azeite de oliva e refogue o alho. Em seguida, adicione a cebola e o pimentão.
  4. Adicione o frango ao refogado e continue mexendo um pouco.
  5. Adicione o tomate frito a carne e cozinhe por mais cinco minutos.
  6. Adicione a salsa, o Endro, a couve-flor, a cenoura e o pão. Para obter uma mistura muito espessa e manejável devemos deixar o líquido ser consumido.
  7. Pegue as folhas de repolho abertas e verta em cada uma, duas colheres do refogado de frango. Comece dobrando os lados e por último enrole as folhas sobre si.
  8. Coloque os enrolados em uma bandeja, cubra-os com o caldo de osso e asse a 175 ºC durante aproximadamente 20 minutos.

Confira essas 4 receitas deliciosas com brócolis

Outras alternativas de recheio são carne magra preparada da mesma maneira, queijo leve, atum ou outro peixe, legumes ou vegetais cozidos. Uma boa ideia é preparar um molho com alguma verdura para banhar os enrolados antes de colocá-los no forno.

Com esta receita unimos o repolho com a cenoura, uma combinação muito agradável para satisfazer os requerimentos nutricionais diários. Além disso, graças as suas propriedades, serve para evitar ou controlar as doenças inflamatórias.

 

Recomendados para você