Os carboidratos engordam?

Nem todos os carboidratos são prejudiciais para a nossa saúde, e neste artigo vamos esclarecer quais deles são, inclusive, benéficos.

Os carboidratos são compostos biomoleculares formados por carbono, hidrogênio e oxigênio. Às vezes, eles são chamados de hidratos de carbono, sacarídeos ou glicídios. Eles fornecem energia estrutural aos seres vivos. Neste artigo, vamos responder à pergunta tão comum: os carboidratos engordam?

Eles representam um dos macronutrientes mais importantes na nutrição humana. Existem certos alimentos com maiores e menores quantidades de carboidratos. No entanto, nem todos são benéficos para a sua saúde.

Talvez seja esse o ponto pelo qual eles ganharam uma má reputação. Os carboidratos engordam? Eles agem assim dependendo de vários fatores, tais como genética, rotina diária e, é claro, alimentação.

Mas para evitar que, ao invés de serem fontes de energia, eles se tornem seus inimigos, tente conhecer os carboidratos essenciais e a melhor maneira de adaptá-los à sua nutrição.

Tipos de carboidratos

Entre vegetais, frutas e legumes, é possível encontrar açúcares, amidos e fibras, que são os principais tipos de carboidratos essenciais. Seu corpo precisa de todos os três para o seu bom funcionamento.

Vegetais

Todos os três alimentos devem estar em sua dieta diária se você quiser perder peso ou ficar em boa forma. Com açúcares e amidos, o corpo recebe energia imediata, pois os decompõe e os transforma em glicose.

No entanto, o único desses compostos essenciais que o seu corpo não pode alterar é a fibra, o que faz você se sentir satisfeito e é uma grande ajuda para permanecer no seu peso ideal. Existem dois tipos de fibra: a insolúvel e a solúvel.

A fibra insolúvel é o que permite que os resíduos sejam eliminados regularmente, enquanto a solúvel ajuda a controlar o colesterol e mantém a glicose produzida pelos açúcares e amidos na medida certa.

Por que precisamos dos carboidratos?

Agora que você sabe da importância dos carboidratos essenciais, sabe que, além de fornecer energia, eles são necessários para alcançar outros objetivos que acompanham seu bem-estar e sua saúde em geral.

Eles têm a capacidade de:

  • Reduzir o risco de colesterol alto
  • Oferecer saciedade por mais tempo
  • Favorecer a flora intestinal
  • Prevenir o câncer de cólon

Então, os carboidratos não são seus inimigos. Na verdade, eles são uma parte essencial e vital do seu desempenho diário. A chave é saber controlá-los e consumir apenas os carboidratos de qualidade.

Por que os carboidratos engordam?

O excesso de carboidratos tem um efeito sobre o ganho excessivo de peso. Altas quantidades de amido e açúcar no sangue provocam uma elevação na ingestão calórica necessária e, portanto, sobrepeso.

Pessoa medindo sua cintura

No entanto, restringi-los também causa efeitos contraproducentes. Por exemplo: a cetose. É uma condição em que a gordura é usada como energia. Quando isso acontece por vários dias, há perigo de sofrermos com estes sintomas:

  • Tontura
  • Mau hálito
  • Cheiro forte ao urinar
  • Perda de massa muscular e cálcio
  • Arritmias
  • Transpiração forte

Agora você sabe porque a frase “dieta equilibrada” é tão popular. A chave está no equilíbrio dos carboidratos. Para que você tenha um melhor controle, falaremos sobre os alimentos que você precisa e quais deve evitar.

Os melhores alimentos com carboidratos

Se você quiser perder peso, esses alimentos são o que você deve incluir em sua dieta diária, pois eles são ricos em fibras, mas também proporcionarão a energia necessária para você se manter no seu nível essencial de açúcares e amidos.

  • Abacaxi
  • Aveia
  • Massas integrais
  • Arroz integral
  • Batatas
  • Quinoa
  • Leguminosas

A contribuição do abacaxi é baseada na fibra, que o mantém satisfeito por mais tempo. A aveia é reconhecida por fornecer fibras para controlar os níveis de colesterol.

Leia também: Perca peso de forma eficaz com a dieta da aveia

Macarrão

O arroz e as massas integrais atuam como fontes imediatas de energia e têm uma contribuição maior de fibras do que as versões processadas. As batatas cozidas fornecem potássio e vitamina B6.

Por outro lado, a quinoa, pobre em amido e açúcares, é um carboidrato rico em fibras e proteínas, enquanto as leguminosas, como as lentilhas e feijões, são alimentos essenciais ricos em proteínas vegetais e ácido fólico.

Os piores alimentos com carboidratos

O melhor para a sua saúde é ingerir mais fibras e controlar os amidos e açúcares consumidos. Mas se você tiver uma dieta baseada nos seguintes alimentos, saberá por que os carboidratos engordam tanto:

  • Sucos de frutas processados
  • Bebidas energéticas
  • Cereais com cobertura de açúcar
  • Barras energéticas

Todos são fontes de energia e alguns deles são bem conhecidos entre as crenças populares de fitness. No entanto, tanto os sucos quanto as barras energéticas são alimentos que você deve evitar.

Os sucos são apenas água e glicose, pois a fibra da fruta foi perdida no processamento. O mesmo acontece com os cereais, bebidas e barras energéticas. Eles têm pouca fibra e um alto teor glicêmico que não favorecem o seu bem-estar.

Não perca este artigo: Sucos verdes para incluir na dieta regularmente

Últimas dicas para comer carboidratos

Seja responsável escolhendo alimentos de qualidade com fibras, açúcar e amido. Não os retire da sua dieta, apenas os controle melhor. Quanto mais processado é um alimento, menor é a sua contribuição para o equilíbrio nutricional.

Considere um controle diário de quais carboidratos consumir em cada refeição e lembre-se de que toda dieta equilibrada requer um programa de exercícios físicos para maximizar os seus benefícios. Em caso de dúvida, consulte um especialista em nutrição.

Recomendados para você