Perca peso de forma eficaz com a dieta da aveia

2 de janeiro de 2020
Com a dieta da aveia, você pode estimular a queima de gordura acumulada para perder quilos em um curto espaço de tempo. Devido à sua natureza restritiva, deve ser algo específico e não se alongar por muito tempo.

A dieta da aveia ganhou muita popularidade nos últimos anos, uma vez que ela é fácil de fazer e bastante saciante. Embora seja um plano dietético que só pode ser aplicado por alguns dias, há quem se aproveite dele como inspiração para melhorar seus hábitos alimentares.

Em outras palavras, muitas pessoas conseguiram enxergar além dos benefícios de curto prazo que essa dieta oferece e se aproveitaram dela para incorporar um alimento tão completo quanto a aveia em suas vidas diárias, de várias maneiras.

A seguir, falaremos mais sobre a aveia e a dieta baseada nesse alimento.

Aveia, um excelente alimento

Aveia em flocos

O consumo regular de aveia pode ser muito benéfico para a saúde, pois é um alimento muito completo. No entanto, isso não significa que esse cereal seja a base da dieta ou a única fonte de alimento da qual devemos tirar proveito.

Temos que ter em mente que é o consumo de aveia, dentro de uma dieta variada e equilibrada, que pode nos trazer saúde e bem-estar. Não é apenas o seu consumo.

Por outro lado, a aveia é um alimento amplamente utilizado para perder peso (e depois mantê-lo), pois ajuda a regular o trânsito intestinal e reduzir significativamente a área abdominal.

Além disso, a sua inclusão em um plano alimentar equilibrado permite melhorar o processo de digestão e prolongar a sensação de saciedade entre as refeições.

A dieta da aveia

A dieta da aveia aumenta o consumo desse alimento para aproveitar seus principais benefícios: facilitar a digestão, regular o trânsito intestinal e desinchar o abdômen.

Ao ajudar o corpo a expulsar todos os resíduos diariamente, é obtida uma forma física menos inchada e, sem dúvida, pode servir de motivação quando se trata de melhorar os hábitos de vida para perder peso.

Alguns dados relevantes

  • Seu período de aplicação é de 5 dias no total.
  • Não deve ser aplicada por muito tempo, pois pode promover problemas de saúde (déficits nutricionais, descompensações, etc.).
  • Ao mesmo tempo em que essa ou qualquer outra dieta for seguida, é essencial ter em mente que você deve seguir outros hábitos de vida saudáveis, como: evitar excessos, consumo de álcool, doces e snacks.
  • A dieta consiste em consumir esse cereal em todas as principais refeições do dia. Junto com ele, é aconselhável a ingestão de alimentos de baixa caloria, como frutas, legumes e carnes magras.
  • Durante os dias da dieta, você deve manter um consumo moderado de outras fontes de carboidratos, como arroz, legumes ou macarrão.
  • O consumo de todas as fontes de gorduras saturadas e açúcares deve ser minimizado.

Nota importante

Segundo especialistas em Dieta e Nutrição, esse regime  não atende às características de uma dieta balanceada. Portanto, não deve ser estendida por um período maior do que o indicado.

Dieta da aveia para perder peso

Aveia com fruta e iogurte

Os efeitos da dieta da aveia podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da idade e metabolismo. Portanto, seria aconselhável consultar um nutricionista antes de começar.

Ela não é recomendada para adolescentes ou idosos, pois pode ser muito restritiva para as suas necessidades nutricionais.

Existem muitos modelos de dieta para aproveitar os benefícios da aveia. No entanto, neste caso, propomos cardápios ligeiramente equilibrados para evitar cair em extremos.

Opções de café da manhã

  • Três colheres de sopa de farinha de aveia, uma xícara de leite desnatado e uma colher de sopa de passas.
  • Um copo de vitamina de aveia com leite vegetal e banana.
  • Uma tigela de aveia com nozes e passas.
  • Três colheres de sopa de aveia e uma tigela de frutas picadas.
  • Um copo de iogurte grego com duas colheres de sopa de aveia.

Opções de almoço

  • Metade de um prato de salada verde de vegetais temperada com azeite de oliva e pimenta a gosto. Além disso, uma colher de flocos de aveia e uma pequena porção de frango.
  • Uma tigela de sopa de aveia e uma porção de peito de frango assado.
  • Três colheres de aveia em água e uma tigela de salada mista com frango desfiado.
  • Três colheres de aveia em água e uma salada com tomate, alface e aspargos.
  • Meio prato de legumes salteados, uma porção de frango e um copo de leite de aveia.

Opções de jantar

Tigela de aveia com acompanhamentos

  • Um iogurte grego com duas colheres de sopa de aveia e uma maçã.
  • Uma tigela de salada verde e um copo de leite desnatado com farinha de aveia.
  • Um prato de caldo de galinha com legumes e três colheres de sopa de farinha de aveia em água ou leite.
  • Uma porção de peixe, metade de um prato de legumes cozidos no vapor e três colheres de sopa de aveia.
  • Uma tigela de salada de espinafre com ovo cozido e um copo de leite de aveia.

Lanches para a manhã e tarde

  • Um copo de leite de aveia e um punhado de nozes.
  • Uma maçã picada polvilhada com uma colher de aveia.
  • Uma vitamina de aveia, morangos e banana.
  • Uma tigela de aveia com leite.
  • Uma salada de frutas.

Para levar em consideração

Finalmente, assim como em outros regimes, a dieta da aveia pode ter alguns efeitos colaterais durante e após a sua conclusão. É possível que o efeito rebote ocorra no final dela; algumas pessoas podem recuperar os quilos perdidos ao voltarem aos seus hábitos alimentares.

Para evitar ganhar muito peso e não perder os resultados alcançados, é essencial seguir uma dieta equilibrada e controlada em calorias após a conclusão deste plano. Dessa forma, obteremos um resultado duradouro.