Perca peso de forma eficaz com a dieta da aveia

10 de junho de 2018
Com a dieta da aveia, você pode estimular a queima de gordura acumulada para perder quilos em um curto espaço de tempo. Devido à sua natureza restritiva, deve ser algo específico e não se alongar por muito tempo.

A dieta da aveia ganhou muita popularidade nos últimos anos, uma vez que representa uma maneira rápida e eficaz de perder os quilos extras. Embora seja um plano depurativo, que só pode ser aplicado por alguns dias, tornou-se um bom aliado para perder peso.

Ainda que seja essencial melhorar os hábitos alimentares em geral, seguir esse plano alimentar pode ajudar a estimular a “queima de gordura” à medida que o verão ou algum evento em especial se aproxima.

A aveia, sendo um dos cereais mais completos, fornece nutrientes que aumentam a atividade metabólica, a digestão e outros processos importantes que, de alguma forma, interferem no índice de massa corporal.

O que é a dieta da aveia? Quais são seus benefícios para perder peso? Considerando que muitos desejam experimentá-la, a seguir vamos compartilhar em detalhes os aspectos mais relevantes da alimentação e do plano recomendado.

O que é a dieta da aveia e quais são seus benefícios?

Aveia em flocos

O consumo regular de aveia é um dos hábitos que contribuem para melhorar o peso corporal. Sua inclusão em uma dieta balanceada permite melhorar a digestão e prolongar a sensação de saciedade entre as refeições.

A dieta da aveia propõe um plano desintoxicante para perder peso e medidas em poucos dias. É um regime cujo valor nutricional está abaixo das necessidades do corpo, razão pela qual não deve ser aplicado por mais de cinco dias.

Basicamente, a dieta consiste em incluir este cereal em todas as refeições principais do dia. Junto com ele, é aconselhável a ingestão de alimentos com poucas calorias, como frutas, legumes e carnes magras.

Durante os dias da dieta, o consumo de outras fontes de carboidratos, como arroz, leguminosas ou massas não é permitido. Da mesma forma, todas as fontes de gorduras saturadas e açúcares devem ser eliminadas.

Benefícios da dieta da aveia

Incluir a aveia nas principais refeições do dia tem muitos benefícios para o peso e para a saúde. Apesar disso, é essencial lembrar que este esquema não atende às características de uma dieta balanceada e, portanto, não deve ser prolongado por muito tempo.

Além de ser um plano eficaz para purificar o corpo e “acelerar” o ritmo do metabolismo, a dieta da aveia tem outros benefícios importantes que merecem destaque:

  • É pobre em calorias e tem um efeito saciante que evita crises de ansiedade.
  • A aveia é uma importante fonte de energia que ajuda a manter um bom desempenho físico e mental.
  • Os carboidratos neste alimento são de absorção lenta, o que ajuda a prevenir níveis altos de açúcar no sangue.
  • Suas contribuições de gorduras insaturadas, também chamadas de “gorduras boas”, beneficiam a saúde cardiovascular e cerebral.
  • É ideal para estimular a eliminação de líquidos retidos, pois possui um efeito diurético no organismo.
  • Graças à sua contribuição significativa de fibra dietética, promove as funções digestivas e previne a constipação.

Dieta da aveia para perder entre 3 e 5 quilos em 5 dias

Aveia com fruta e iogurte

Os efeitos da dieta da aveia podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da idade e metabolismo. Ela não é recomendada para adolescentes ou idosos, pois pode ser muito restritiva para as suas necessidades nutricionais.

Existem muitos modelos de dieta para aproveitar os benefícios da aveia. No entanto, neste caso, propomos cardápios ligeiramente equilibrados para evitar cair em extremos.

Opções de café da manhã

  • Três colheres de sopa de farinha de aveia, uma xícara de leite desnatado e uma colher de passas.
  • Um copo de vitamina de aveia com leite vegetal e banana.
  • Uma tigela de aveia com nozes e passas.
  • Três colheres de sopa de aveia e uma tigela de frutas picadas.
  • Um copo de iogurte grego com duas colheres de sopa de aveia.

Opções de almoço

  • Metade de um prato de salada verde de vegetais temperada com azeite de oliva e pimenta a gosto; uma colher de flocos de aveia e uma pequena porção de frango.
  • Uma tigela de sopa de aveia e uma porção de peito de frango assado.
  • Três colheres de aveia em água e uma tigela de salada mista com frango desfiado.
  • Três colheres de aveia em água e uma salada com tomate, alface e aspargos.
  • Meio prato de legumes salteados, uma porção de frango e um copo de leite de aveia.

Opções de jantar

Tigela de aveia com acompanhamentos

  • Um iogurte grego com duas colheres de sopa de aveia e uma maçã.
  • Uma tigela de salada verde e um copo de leite desnatado com farinha de aveia.
  • Um prato de caldo de galinha com legumes e três colheres de sopa de farinha de aveia em água ou leite.
  • Uma porção de peixe, metade de um prato de legumes cozidos no vapor e três colheres de sopa de farinha de aveia.
  • Uma tigela de salada de espinafre com ovo cozido e um copo de leite de aveia.

Lanches para a manhã e tarde

  • Um copo de leite de aveia e um punhado de nozes.
  • Uma maçã picada polvilhada com uma colher de aveia.
  • Uma vitamina de aveia, morangos e banana.
  • Uma tigela de aveia com leite.
  • Uma salada de frutas.

Assim como acontece com outros regimes, a dieta da aveia pode ter alguns efeitos colaterais durante e após a sua conclusão. É possível que o efeito rebote ocorra no final do período da dieta; algumas pessoas podem recuperar os quilos perdidos ao retornar aos hábitos alimentares normais.

Para evitar ganhar muito peso e não perder os resultados alcançados, é essencial seguir uma dieta equilibrada e controlada em calorias depois de completar este plano de alimentação.

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