O que significa manter uma dieta equilibrada?

· 5 de janeiro de 2019
Um modelo de dieta balanceada sugere combinar de forma adequada os micro e macronutrientes para cumprir os requerimentos do organismo e, de quebra, ajudar a manter um peso saudável.

Há cada vez mais pessoas que tomam consciência sobre a importância de manter uma dieta equilibrada.

Apesar de durante muitos anos os regimes milagrosos para emagrecer terem sido muito populares, hoje em dia há mais preferência por comer saudável e de forma permanente.

Estes planos de alimentação procuram se adaptar aos requerimentos de cada um sem fazer restrições de nutrientes. Além disso, proporcionam a energia necessária para as funções físicas e mentais, e incidem na prevenção de uma ampla variedade de doenças. Explicaremos em detalhe tudo sobre a dieta equilibrada.

O que é uma dieta equilibrada?

Mulher mantendo uma dieta equilibrada

Manter uma dieta equilibrada significa escolher um tipo de alimentação que proporcione todos os macro e micronutrientes que o organismo requer. Em outras palavras, é um plano completo e variado, onde pode-se comer “de tudo um pouco”, mas na medida certa.

Além disso, trata-se de saber fazer boas escolhas alimentares, evitando aqueles produtos que possam ser prejudiciais.

Assim, apesar de não implicar em seguir um regime restrito, se sugere combinar de forma adequada os alimentos e evitar os excessos de calorias.

Por outro lado, é importante destacar que estes modeles de alimentação têm em conta vários fatores de cada pessoa.

Por exemplo, procuram se adaptar à idade, estado de saúde e peso atual do indivíduo. Assim, a recomendação geral é desenvolve-los junto a um nutricionista ou especialista.

Outros fundamentos da dieta equilibrada são:

  • Fazer até cinco refeições por dia, três principais e dois lanches.
  • Vigiar as porções e combinar de forma adequada os carboidratos, proteínas e gorduras.
  • Não excluir nenhum grupo de nutrientes.
  • Evitar todos os extremos, nem muito, nem pouco.

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Recomendações para manter uma dieta equilibrada

O primeiro conselho para manter uma dieta equilibrada é entender que não se trata de comer saudável por uns dias. Assim, diferente dos planos milagrosos ou hipocalóricos, estes modelos de nutrição procuram fazer entender que comer saudável é um estilo de vida.

Por isso, antes de mais nada deve-se mudar o conceito de “dieta”, definindo-o como um hábito permanente e insubstituível. O que você pode considerar para melhorá-lo? Ainda que pareça impossível, há muitas recomendações para seguir esta forma de alimentação.

Escolher variedade

Manter uma dieta equilibrada não é sinônimo de comer pratos insípidos ou monótonos. Longe disso, é garantir um teor adequado de nutrientes essenciais, adicionando todos os tipos de alimentos nas refeições habituais. Então, em geral, deve conter:

  • Cereais integrais
  • Legumes (lentilhas, grão-de-bico, feijões, etc.)
  • Frutos secos e sementes
  • Peixes e mariscos
  • Lácteos pobres em gordura
  • Óleos saudáveis (oliva e canola)
  • Frutas e vegetais frescos
  • Carnes magras

Controlar o tamanho das porções

É comum que algumas pessoas optem por comer pratos abundantes, inclusive o dobro do recomendado. Entretanto, se a ideia é manter uma dieta equilibrada, é essencial controlar o tamanho das porções.

  • O ideal é dividi-las para fazer cinco ou seis refeições por dia.

Fazer lanches saudáveis

Alimentos em uma dieta equilibrada

Vigiar os alimentos que se consomem no lanche é determinante para obter bons resultados ao fazer uma dieta. Assim sendo, se o objetivo é emagrecer ou melhorar a qualidade de vida, é momento de deixar de lado os snacks processados e cheios de calorias.

As alternativas saudáveis para comer entre horas incluem:

  • Iogurte natural com frutas ou frutos secos (porção de 30 gramas)
  • Aveia com frutos secos e sementes
  • Salada de frutas
  • Palito ou espetos de verduras
  • Leites vegetais
  • Sanduíches sem molhos ou adicionais cheios de gordura

Limitar o consumo de processados e açúcares

Um dos maiores obstáculos para manter uma dieta equilibrada é a grande quantidade de produtos processados e açúcares que há no mercado. Apesar de não ser impossível encontrar alimentos orgânicos, todas essas opções são uma “tentação”.

Porém, considerando que carecem de nutrientes essenciais e são uma “bomba” de calorias, é melhor limita-los o quanto for possível. Algumas das opções mais consumidas costumam ser:

  • Carnes embutidas
  • Alimentos enlatados
  • Guloseimas e doces de panificadora
  • Frituras de pacote
  • Pão refinado
  • Bebidas açucaradas e energéticas

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Tomar muito líquido

Ingerir água todos os dias é um dos hábitos que devem complementar a dieta. Esta bebida saudável, além das infusões e sucos naturais, mantém o organismo hidratado e evita as descompensações.

Além disso, incide no bom funcionamento dos órgãos vitais e favorece processos importantes para desintoxicar o organismo e emagrecer. Por isso, o ideal é consumir ao redor de 2 litros de água por dia.

Em suma, uma dieta equilibrada é a melhor maneira de garantir o teor adequado de nutrientes essenciais. Não implica em deixar de lado alguns grupos nutricionais e sugere fazer pratos saudáveis, controlados em calorias. Você já segue esse modelo de alimentação?

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