4 recomendações dietéticas para regular o colesterol

Aprenda regular o colesterol rápido, sem complicações e sem medicamentos.

Seu médico disse que está com os níveis de colesterol elevados? Nesse caso, é possível que tenha passado alguns medicamentos e recomendações para controlá-los. Favoreça sua melhora com as seguintes recomendações dietéticas para regular o colesterol.

Você perceberá que são dicas práticas, simples e muito rápidas. O melhor é que são simples de serem incorporadas e não te farão gastar muito. Pronto? Anote e coloque-as em prática hoje mesmo. 

O que é o colesterol?

Antes de mostrar as recomendações dietéticas para regular o colesterol você deve saber que este é produzido pelo fígado. Através do colesterol, as células do corpo recebem a quantidade correta de gorduras.

O problema aparece quando as gorduras que comemos são de má qualidade. Neste caso, o colesterol também o será e suas células estarão mal nutridas.

1. Consuma gorduras monoinsaturadas

Acredita-se que ao ter o colesterol alto temos que deixar de comer toda classe de gorduras. Na verdade, uma das recomendações dietéticas para regular o colesterol é consumir gorduras saudáveis.

As gorduras monoinsaturadas aumentam a quantidade de colesterol HDL. Este é o colesterol bom que todos precisam em altas quantidades.

Azeitonas ajudam a regular o colesterol

Entre os alimentos que trazem este tipo de gorduras estão: azeite de oliva, nozes, óleo de canola, azeitonas, óleo de coco, amêndoas, ovos e abacate.

Procure incluir uma destas gorduras em cada refeição (café da manhã, almoço e jantar). Ao comprá-los, é importante que escolha os alimentos de melhor qualidade para que os resultados sejam ótimos.

Basta se lembrar de vigiar as porções, pois podemos facilmente nos exceder nas calorias. Algo que nunca devemos fazer é misturar duas gorduras naturais, a menos que tenhamos as porções bem controladas.

Por exemplo, se em sua salada adicionar nozes, evite temperar com azeite. Ao invés disso, dê um toque de sabor com um vinagre ou um tempero similar.

2. Adicione gorduras poli-insaturadas, especialmente ômega 3

Outra das recomendações dietéticas para regular o colesterol é consumir ômega 3 suficiente. Assim como as gorduras monoinsaturadas, as ômega 3 reduzem a quantidade de colesterol LDL.

Em um estudo foi comprovado que as pessoas que mudam as gorduras comuns por ômega 3 reduzem:

  • O colesterol nocivo
  • O risco de sofrer diabetes tipo 2
  • Reduz a resistência à insulina

Os melhores alimentos para obter este tipo de gorduras são: salmão, atum, nozes e camarões.

Uma boa forma de saber se estamos comendo ômega 3 suficiente é adicionando na dieta uma porção de peixe duas vezes por semana. Agora, ainda que o salmão seja bem conhecido por seu ômega 3, não é obrigatório consumi-lo.

Alimentos que ajudam a regular o colesterol

Se seu bolso não te permite comê-lo com frequência, mude pelo atum natural. É igualmente benéfico, mas muito mais econômico. Lembre-se de escolher o atum fresco do que o de lata. O de lata pode ser consumido ocasionalmente, mas lembre-se que contém conservantes e sal. Estes elementos podem piorar seus problemas de colesterol.

3. Evite a todo custo as gorduras trans

Outras das recomendações dietéticas para regular o colesterol é evitar as gorduras trans ao máximo. Estas costumam estar presentes em alimentos que tenham sido muito processados, como as margarinas, bolos e pães comerciais.

São um dos elementos mais utilizados na indústria alimentar porque tem uma maior resistência a temperatura ambiental. Além disso traz uma textura melhor.

Apesar destes benefícios, as gorduras trans afetam a saúde do coração e reduzem a quantidade de colesterol benéfico.

No momento de comprar alimentos processados, prontos para comer ou congelados observe o rótulo. O ideal é evitar aqueles que digam algo similar a “parcialmente hidrogenado”.

4. Coma fibras solúvel de forma suficiente

As fibras ajudam a regular o colesterol

A fibra solúvel é um composto presente nos vegetais que é difícil de dissolver na água e que o estômago não digere. Isso significa que chega praticamente completa no trato digestivo e obriga-o a trabalhar.

Além disso, é um elemento vital para a correta reprodução das bactérias intestinais benéficas (probióticos). Quando o corpo tem a quantidade correta de probióticos, o colesterol negativo é reduzido drasticamente.

Pelo dito anteriormente, uma de nossas recomendações dietéticas para regular o colesterol é consumir todos os dias uma alta quantidade de fibras. Esta pode ser obtida de: vegetais verdes, feijões, lentilhas, grão-de-bico, frutas, aveia e trigo.

 

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