7 propriedades das folhas de louro que você não conhecia

16 de dezembro de 2017
Para aproveitar os benefícios das folhas de louro, é importante que estejam desidratadas, pois o louro fresco pode se tornar tóxico.

O louro é um tipo de planta que serve para dar sabor aos prato. O aroma das folhas de louro é muito agradável, por isso é um excelente tempero para muitas refeições.

Ao mesmo tempo, também oferece várias propriedades muito benéficas para a saúde. Neste artigo, vamos apresentar algumas delas que farão com que essa planta se torne imprescindível em nossa dieta.

Propriedades das folhas de louro

As folhas de louro, como mencionamos, têm muitas propriedades. Hoje, vamos descobrir 7 delas. Recomendamos que você não perca a receita que apresentaremos ao final. Será muito útil.

1. Reduzem a ansiedade

Segundo esse estudo, as folhas de louro ajudam a reduzir a ansiedade graças ao composto químico presente na fumaça produzida pela queima de suas folhas. Ele tem um efeito calmante, tanto para o corpo quanto para a mente.

No entanto, não recomendamos essa prática, muito menos sem ter consultado um médico. É preciso ter cuidado porque a inalação regular dessa fumaça pode levar a alucinações.

2. Reduzem a inflamação

As folhas de louro contêm eugenol. Esse composto pode atuar como um remédio anti-inflamatório. Por isso, é um remédio natural muito efetivo quando estamos com algum tipo de inflamação.

Assim, graças ao uso dessas folhas, você pode reduzir a inflamação em todo o seu corpo e especialmente nas articulações.

Como tem uma ação vasoconstritora, ajuda a regular a circulação sanguínea e relaxa os impulsos nervosos. É ideal se temos enxaquecas ou cefaleias. Inclusive, pode aliviar a dor de pescoço ou nos ombros.

Podemos utilizar como óleo para fazer uma massagem nas têmporas ou na área que quisermos. Além disso, tem um importante papel como neuroprotetor.

3. Fortalecem o sistema imunológico

Para que o corpo funcione corretamente, ele precisa de vitaminas e minerais. O eugenol presente no louro também atua como um antioxidante e fortalece o sistema imunológico.

Dessa forma, as folhas de louro, tanto queimadas ou inteiras, podem ser adicionadas a diversos pratos. Também é recomendável caso você esteja resfriado.

Leia também: 4 vitaminas para reforçar o sistema imune

4. São boas para combater a diabetes

A diminuição da diabetes está entre as propriedades do louro

De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, o consumo de 1 a 3 gramas de folhas de louro por dia pode aliviar alguns sintomas que costumam aparecer em pessoas que sofrem de diabetes tipo II.

5. Facilitam o bom funcionamento do sistema respiratório

As folhas de louro são é um bom medicamento para desobstruir as vias aéreas. Se você sofre de asma ou tem problemas com as alergias, serão de grande ajuda.

Assim sendo, basta aspirar os vapores exalados pelo óleo das folhas de louro. Mas não recomendamos, assim como já dissemos antes, que você use dessa forma: lembre-se de que a inalação do louro pode trazer complicações.

6. São boas para a pele

O óleo de louro é muito adequado para o cuidado da pele. Trata-se de um óleo rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Assim, você poderá dar à sua derme o cuidado que merece.

Além disso, tem benefícios anti-inflamatórios e antimicrobianos. Também é perfeito para tratar erupções cutâneas.

7. Ajuda a baixar a febre?

Acredita-se que sim, se você estiver resfriado, fazer vapores com óleo de louro pode ser uma boa solução. Ou, também, você pode optar por aplicar cataplasmas umedecidos com esse óleo sobre o peito. No entanto, não existem estudos científicos que confirmem seu suposto uso válido para ajudar a baixar a febre.

Receita de óleo de louro

Agora que você já conhece algumas das propriedades das folhas de louro, vamos compartilhar uma receita para fazer óleo de louro. Nos casos em que você quiser fortalecer seu sistema imunológico, pode tomar como uma infusão.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas de louro (5g)
  • 1 xícara de óleo de amêndoas doces (que contam com um grande poder cicatrizante) (200g)

Utensílios

  • 1 frasco de vidro com capacidade para 200ml

Modo de fazer

  • Em primeiro lugar, lave o frasco de vidro muito bem;
  • Em seguida, introduza dentro dele as folhas de louro bem limpas;
  • Uma vez as folhas dentro do frasco, adicione o óleo de amêndoas doces;
  • Tampe bem e, então, deixe macerar por 40 dias.

Esperamos que as folhas de louro sejam de grande ajuda para você aliviar as enxaquecas, a má circulação nas pernas ou problemas de inflamação. Utilize-as como infusão ou óleo. Seus benefícios não vão demorar a aparecer.

  • Khan, A., Zaman, G., & Anderson, R. A. (2009). Bay Leaves Improve Glucose and Lipid Profile of People with Type 2 Diabetes. Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition. https://doi.org/10.3164/jcbn.08-188