7 propriedades das folhas de louro que você não conhecia

· 16 de dezembro de 2017
Para aproveitar os benefícios das folhas de louro, é importante que estejam desidratadas, pois o louro fresco pode se tornar tóxico.

O louro serve para dar sabor aos pratos e, ao mesmo tempo, também oferece vários benefícios para a saúde. Se você não os conhece, preste atenção neste artigo, pois nós lhe daremos mais motivos para utilizá-lo no seu dia a dia para tirar proveito das propriedades do louro.

Aproveite estas propriedades do louro

1. Reduz a ansiedade

Um composto químico presente na fumaça produzida pela queima das folhas de louro tem um efeito calmante, tanto para o corpo quanto para a mente. É por isso que, às vezes, vemos pessoas ligadas a terapias alternativas usarem louro para incensar um ambiente e para eliminar energias negativas.

No entanto, tenha cuidado, pois a inalação regular dessa fumaça pode levar a alucinações.

Dessa forma, com moderação, incensos com folhas de louro ajudarão a aliviar cansaço e a trabalhar o autoconhecimento pessoal. Experimente!

2. Reduzir a inflamação

A dor lombar pode ser reduzida pelas propriedades do louro

Entre as propriedades de folhas de louro, está o eugenol. Esse composto pode atuar como um remédio anti-inflamatório.

Assim, graças ao uso dessas folhas, você pode reduzir a inflamação em todo o seu corpo e especialmente nas articulações. Pode ser usado para tratar a dor lombar, por exemplo, bastante comum hoje em dia.

3. Fortalece o sistema imunológico

Para que o corpo funcione corretamente, ele precisa de vitaminas e minerais. O eugenol presente no louro também atua como um antioxidante.

As folhas de louro podem ser adicionadas a diversos pratos, como sopas e guisados. Além disso, seu consumo também é recomendado para aliviar os sintomas de um resfriado.

Leia também: 4 vitaminas para reforçar o sistema imune

4. Bom para combater a diabetes

A diminuição da diabetes está entre as propriedades do louro

De acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, o consumo de 1 a 3 gramas de folhas de louro por dia pode aliviar alguns sintomas da diabetes tipo 2.

Aliás, esta mesma pesquisa, publicada pelo Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition diz que o louro também reduz o colesterol ruim, pois expulsa a gordura do sangue.

5. Facilita o bom funcionamento do sistema respiratório

Entre as propriedades do louro está a melhora do sistema respiratório

Entre as propriedades do louro, está a de que ele é um bom medicamento para desobstruir as vias aéreas.

Assim sendo, basta aspirar os vapores exalados pelo óleo das folhas de louro. Para isso, prepare uma mistura de água fervente com algumas gotas do óleo dessa planta. Isso vai ajudar o corpo a eliminar o catarro.

Receita de óleo de louro

Ingredientes

  • 1 colher de chá de folhas de louro (5g)
  • 1 xícara de óleo de amêndoas (200g)

Utensílios

  • 1 frasco de vidro com capacidade para 200ml

Modo de fazer

  • Em primeiro lugar, lave o frasco de vidro muito bem;
  • Em seguida, introduza dentro dele as folhas de louro bem limpas;
  • Adicione o óleo de amêndoas;
  • Tampe bem e, então, deixe macerar por 40 dias.

Leia também: Óleo de louro: como prepará-lo e aproveitar seus benefícios surpreendentes

Benefícios do óleo de louro

Bom para a pele

O óleo de louro é muito adequado para o cuidado da pele. Isso porque ele é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes, para que você possa dar à sua derme o cuidado que merece.

Também possui benefícios anti-inflamatórios e antibióticos. Portanto, é perfeito se você deseja manter a derme limpa e evitar a ação de radicais livres que tendem a envelhecer e danificar sua aparência.

Ajuda a baixar a febre

Dentre as propriedades do louro está a de abaixar a febre

Se acaso você estiver resfriado, inalar o vapor desprendido pelo óleo de louro pode ser uma boa solução. Outra alternativa é aplicar gazes úmidas com este óleo sobre o peito. Assim, será possível acalmar os sintomas de doenças típicas dos meses mais frios do ano, como os resfriados e as alergias, por exemplo.

  • O óleo de louro também serve para regular a temperatura corporal e estimula a transpiração durante estados febris.

Promove o relaxamento muscular

Graças à sua ação vasoconstritora, favorece a contração muscular e o relaxamento do impulso nervoso.

Como se fosse pouco, também é bom para regular a circulação sanguínea.

Além disso, é um produto muito útil para quem sofre com dores de cabeça ou enxaquecas. Também pode ajudar a diminuir a dor de torcicolos e contraturas no ombro.

Seja como for, é possível relaxar durante uma boa massagem com este óleo caseiro para aproveitar todas as suas propriedades.

  • Khan, A., Zaman, G., & Anderson, R. A. (2009). Bay Leaves Improve Glucose and Lipid Profile of People with Type 2 Diabetes. Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition. https://doi.org/10.3164/jcbn.08-188