4 vitaminas para reforçar o sistema imune

· 14 de abril de 2018
Para reforçar o sistema imune é muito importante incluir em nossa dieta alimentos que proporcionem diferentes nutrientes. As vitaminas são fundamentais para gozar de uma boa saúde

Se você passar por períodos de muitos resfriados e problemas de saúde relacionados com vírus, é bem provável que seu corpo precise de vitaminas para reforçar o sistema imune.

Por este motivo, hoje falaremos das 4 vitaminas principais que ajudarão a ter uma saúde de ferro.

Às vezes, não é que estamos expostos a possíveis contágios devido ao fato de todas as pessoas ao nosso redor apresentarem algum vírus. Na maioria das vezes o problema está em nossas defesas e no estado de nosso sistema imune.

Vitaminas para reforçar o sistema imune

Hoje você descobrirá 4 vitaminas para reforçar o sistema imune para consumir antes e durante uma doença.

1. Vitamina A

Esta vitamina é extremamente essencial para reforçar o sistema imune.

Podemos encontrá-la em vegetais como a cenoura, o espinafre, o brócolis ou a couve. Também nos lácteos como o leite ou a manteiga e, logicamente, em frutas como o melão, o damasco ou a manga.

Alimentos com vitamina A para reforçar o sistema imune

  • O que a vitamina A faz? A vitamina A participa na produção dos glóbulos brancos que se encontram no sangue e ajudam o corpo a lutar contra as infecções.
  • Isso é muito importante se nos encontrarmos expostos a qualquer vírus, já que nosso corpo o prevenirá, ou em caso de contágio, o erradicará rapidamente.

2. Vitamina B

A segunda das vitaminas para reforçar o sistema imune é a vitamina D. Esta pode ser encontrada em frutas como o abacate, em lácteos como o iogurte ou o leite, em vegetais como os aspargos e em carnes e peixes.

  • A importância que a vitamina B tem é que uma carência de alguma de seu grupo, por exemplo a B12 ou a B9, provoca uma redução de anticorpos.
  • Isso nos deixa expostos a uma grande quantidade de infecções e reduzirá as chances de combatê-las rapidamente.

3. Vitamina C

A vitamina C talvez seja uma das quais temos mais presente, já que muitas vezes faz parte da propaganda que os sucos de laranja possuem nos supermercados.

Podemos encontrá-la também em frutas e vegetais como:

  • O limão
  • O quiuí
  • Os morangos
  • A groselha
  • A goiaba
  • A salsa
  • O pimentão vermelho
Alimentos com vitamina C para reforçar o sistema imune

O que a vitamina C faz? A função desta vitamina é de aumentar a produção de interferonuma proteína que ajuda a proteger as células do corpo de qualquer infecção viral existente. Por isso, esta vitamina é essencial para prevenir doenças e ter um sistema imune resistente.

Veja também: Quais alimentos tem uma maior porcentagem de vitaminas?

4. Vitamina E

Esta quarta e última das vitaminas para reforçar o sistema imune pode ser encontrada nos frutos secos como as nozes, as amêndoas ou o amendoim.

Também está nas sementes de girassol, nos espinafres e no brócolis. Se utilizarmos óleos para cozinhar ou para saladas, o de girassol, gérmen de trigo ou soja são os melhores.

  • A vitamina E ajuda no sistema imune graças às suas propriedades antioxidantes.
  • Uma carência desta vitamina provoca que nosso sistema imune esteja exposto a vírus e infecções e que seja mais provável que nos contaminemos.

A importância das vitaminas para nossa saúde

Costumamos subestimar a importância que as vitaminas têm para nossa saúde. Por isso, muitas vezes, comemos sempre o mesmo, sem atender à variedade, sem incluir mais frutas e verduras, provocando um enfraquecimento de nosso sistema imune.

Certamente você já percebeu que existem algumas pessoas que apenas contraem resfriados ou que, se o fazem, são poucas as vezes do ano em que isso acontece. Isso é porque elas têm um sistema imune muito forte e resistente.

Não tem déficit de nenhuma vitamina e sua dieta é muito rica em todos os alimentos já comentados.

Você já consome estas vitaminas para reforçar o sistema imune?

Recomendamos que, desde agora, você incorpore em sua dieta alimentos que incluam vitaminas do grupo A, B, C e E para começar a notar como ficará menos propenso a contrair infecções.

Perceberá, com o tempo, que fica muito menos doente.