Quais são as 10 melhores frutas tropicais para a saúde?

15 Janeiro, 2020
Ainda que antes só estivessem disponíveis em determinadas épocas do ano, hoje em dia podemos desfrutar das frutas tropicais durante o ano todo e assim aproveitar seus benefícios continuamente.

Essas frutas tropicais se destacam por seus sabores intensos e exóticos. No entanto, também escondem grandes propriedades para melhorar nossa saúde.

Descubra neste artigo as 10 melhores frutas tropicais para sua saúde.

As 10 melhores frutas tropicais

Toda dieta saudável inclui pedaços de frutas diariamente. No entanto, as frutas tropicais são consideradas muito benéficas devido à sua riqueza em antioxidantes, açúcares e líquidos. Desta vez, vamos apresentar as melhores para você.

Leia também: Sorvetes de manga verde

Coco

O coco é uma das melhores frutas tropicais para a saúde

O coco é uma fruta que se destaca por seus valores nutricionais. Consome-se tanto sua água, rica em minerais e oligoelementos com um alto poder reconstituinte, como sua polpa, com um alto teor em gorduras e fibra.

Embora possa ser um pouco indigesto para pessoas com um estômago delicado, não há dúvida de que sua riqueza em ácido láurico, palmítico e linoléico, além de ferro, vitaminas E e K, o tornam necessário em nossa dieta. O coco estimula o sistema imunológico, de acordo com esse estudo da Texas A&M University (Estados Unidos).

Faz parte da culinária caribenha e das Ilhas do Pacífico.

Abacaxi

Quando se fala de uma dieta saudável, o abacaxi é uma das frutas que está sempre presente. Diz-se que a chamada “rainha das frutas” é muito eficaz para ajudar a prevenir a obesidade.

Seu teor de fibras, vitaminas C, B1, B6, ácido fólico e minerais, lhe conferem propriedades digestivas. A bromelina presente em sua estrutura é uma mistura de enzimas que ajuda a digerir proteínas e também tem efeitos anti-inflamatórios. Isto é afirmado por essa pesquisa realizada pela Universidade Sri Ramachandra (Índia).

Mamão

O mamão é uma das melhores frutas tropicais para a saúde

O mamão, junto com o abacaxi, é uma das melhores frutas para favorecer a função do estômago e do intestino. Também tem propriedades anti-inflamatórias para aliviar diferentes transtornos, de acordo com esse estudo realizado pela Universidade de Queensland (Austrália). Além disso, se consumirmos suas sementes, poderemos prevenir ou tratar os parasitas intestinais, assim como afirma essa pesquisa realizada pela Universidade de Agricultura Michael Okpara (Nigéria).

Pode te interessar: 7 benefícios do consumo de sementes do mamão

Goiaba

A goiaba, que apaixona com seu delicioso e delicado aroma, é uma fruta com um alto poder benéfico para a saúde. Seu teor de vitamina C a torna um produto que ajuda a combater o dano celular e o envelhecimento prematuro que os radicais livres causam.

Além disso, também tem propriedades antibióticas que permitem prevenir e melhorar algumas infecções, assim como afirma esse estudo da Universidade Estatal Fort Valley (Estados Unidos).

Manga

A manga é uma das melhores frutas tropicais para a saúde

A suculenta e doce manga se destaca por seu teor de betacarotenos, nutrientes que reduzem os níveis de colesterol e cuidam da saúde cardíaca, de acordo com essas informações obtidas na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos. Além disso, seu teor de fibras solúveis favorece a evacuação.

Por fim, essa fruta é uma fonte maravilhosa de vitamina C, o que a torna um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Anime-se a comer essa deliciosa fruta naturalmente, em batidas e sobremesas variadas.

Maracujá

O maracujá ou fruta da paixão não faltar em sobremesas, sucos e vitaminas. É depurativa e antioxidante, de modo que nos ajuda a eliminar toxinas e nos manter saudáveis.

Além disso, de acordo com esse estudo da Universidade Autônoma Metropolitana de Iztapalapa (México), nos permitiria relaxar em situações de estresse e nervosismo.

Banana

Presente em qualquer lugar do planeta. Suas muitas variedades a tornaram muito popular na cozinha e de maneira natural. Energética e nutritiva, é a melhor opção para o café da manhã ou o lanche, para dar cremosidade à vitaminas e para adoçar nossas sobremesas sem usar açúcar refinado.

É rica em vitaminas A, B e C, e minerais como o potássio e o magnésio. É uma fruta de fácil digestão que, por conter pectina, ajuda a controlar o conteúdo de açúcar no sangue (de acordo com esse estudo do Hospital Saint-Lazare, Paris) e cuida do nosso sistema nervoso e muscular.

Graviola

A graviola é cada vez mais popular graças a alguns estudos, como esse da Tamil Nadu Agricultural University (Índia), que demonstram suas propriedades anticancerígenas. Um dos nutrientes mais eficazes é a quercetina, um flavonoide.

Você pode optar por comer essa fruta naturalmente ou incluí-la em sucos e vitaminas.

Abacate

O abacate é uma das melhores frutas tropicais para a saúde

O abacate é uma fruta que é considerada um superalimento. É muito apreciado na indústria cosmética por sua alta concentração de ácidos graxos essenciais. Contém vitaminas E, A, B1, B2 e B3, potássio, magnésio e antioxidantes.

É, sem dúvida, um produto essencial em qualquer dieta equilibrada, pois fornece energia e nutrientes. Acredita-se que sua concentração de ácido oleico reduza a inflamação e mantenha o coração saudável, de acordo com esse estudo da Universidade Veracruzana. Você pode comê-lo na salada ou como parte de diferentes pratos, como guacamole.

Physalis

Essa delicada pequena fruta amarela ou laranja, conhecida como physalis, aparece envolta em suas folhas como um presente da natureza. É rica em vitaminas A, B e C e minerais como ferro, cálcio e fósforo.

Graças a esses nutrientes, a physalis é depurativa e antioxidante. Além disso, fortalece o sistema imunológico, de modo a nos ajudar a ter as mais altas defesas para prevenir gripes e resfriados. É isso que sugere esse estudo realizado pela Universidade de La Sabana (Colômbia).

Agora você já conhece essas 10 incríveis frutas tropicais. Hoje elas podem ser facilmente encontradas. Portanto, recomendamos que você as inclua em sua dieta para se beneficiar de seus nutrientes.

  • Moghadamtousi, S. Z., Fadaeinasab, M., Nikzad, S., Mohan, G., Ali, H. M., & Kadir, H. A. (2015). Annona muricata (Annonaceae): A review of its traditional uses, isolated acetogenins and biological activities. International Journal of Molecular Sciences. https://doi.org/10.3390/ijms160715625
  • Patel, S., & Patel, J. K. (2016). A review on a miracle fruits of Annona muricata. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry JPP.
  • Farid Hossain, M. (2015). Nutritional Value and Medicinal Benefits of Pineapple. International Journal of Nutrition and Food Sciences. https://doi.org/10.11648/j.ijnfs.20150401.22
  • Wu, S.-J., Ng, L.-T., Huang, Y.-M., Lin, D.-L., Wang, S.-S., Huang, S.-N., & Lin, C.-C. (2005). Antioxidant Activities of Physalis peruviana. Biological & Pharmaceutical Bulletin. https://doi.org/10.1248/bpb.28.963
  • Rodríguez-Carpena, J. G., Morcuende, D., Andrade, M. J., Kylli, P., & Estevez, M. (2011). Avocado (Persea americana Mill.) phenolics, in vitro antioxidant and antimicrobial activities, and inhibition of lipid and protein oxidation in porcine patties. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf1048832
  • Prades, A., Dornier, M., Diop, N., & Pain, J.-P. (2012). Coconut water uses, composition and properties: a review. Fruits. https://doi.org/10.1051/fruits/2012002
  • Lim, Y. Y., Lim, T. T., & Tee, J. J. (2007). Antioxidant properties of several tropical fruits: A comparative study. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2006.08.038