Asma e alergias: remédios naturais que podem nos ajudar
Lamentavelmente, a asma e as alergias são duas condições médicas muito frequentes atualmente. O problema é que o quadro costuma se agravar porque, geralmente, ambas as condições estão diretamente relacionadas e podem condicionar significativamente a vida de quem as sofre.
No entanto, sempre é possível recorrer a diversos tratamentos naturais que podem ajudar muito aos alérgicos e asmáticos. Se você quer conhecer alguns desses recursos terapêuticos, continue lendo este artigo.
Asma e alergia juntas?
As mesmas substâncias que desencadeiam os sintomas da rinite alérgica, também podem causar sinais e sintomas de asma, como dificuldade para respirar, sibilância e pressão no peito. É o que é conhecido como asma alérgica ou induzida por alergia.
Algumas substâncias, como o pólen, os ácaros do pó e o pelo de animais, são desencadeantes comuns. Além disso, em algumas pessoas, alergias na pele ou à alimentos podem causar os sintomas dessa condição respiratória.
Leia também: Como prevenir as alergias respiratórias? 6 conselhos
Então, de que maneira uma reação alérgica causa os sintomas de asma?
Uma reação alérgica é produzida quando as proteínas do sistema imune identificam erroneamente uma substância inofensiva, o pólen por exemplo, como um invasor. Em uma tentativa de proteger seu corpo desta substância, os anticorpos se unem ao alergênico.
As substâncias químicas liberadas pelo sistema imune conduzem aos sinais e sintomas da alergia, tais como congestão nasal, coceira nos olhos ou reações na pele. Para algumas pessoas, essa mesma reação também afeta os pulmões e as vias respiratórias, o que provoca os sintomas da asma.
Remédios naturais que podem ajudar
- A redução dos espasmos das vias respiratórias é um aspecto importante. O magnésio é muito conhecido porque alivia o espasmo muscular e isso inclui os músculos em volta das vias respiratórias.
- O chá verde também é um broncodilatador eficaz que pode ser utilizado facilmente.
- É fundamental, se você sofre de asma e alergias, conseguir equilibrar as vias alérgicas no corpo. Os óleos ômega 3, encontrados nas sementes de linhaça e em peixes, podem ser uma forma eficaz de fazer isto. Um estudo demonstrou que as crianças que comem peixe mais de uma vez por semana tem um terço a menos de risco de desenvolver asma em relação aos que não comem.
- Evite corantes artificiais, conservantes, aspirinas ou ibuprofeno e outros medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, já que essas substâncias promovem a produção de leucotrienos, substâncias inflamatórias potentes que favorecem a asma.
- Muitas pessoas com asma não produzem ácido no estômago o suficiente e isso pode provocar alergias a certos alimento e na diminuição da absorção de nutrientes. Este problema pode ser corrigido com suplementos de ácido clorídrico.
Não deixe de ler: Alergias: combata-as com 3 remédios naturais
Além dessas dicas, nunca se esqueça dos medicamentos que foram prescritos. Lembre-se que é sempre importante consultar um especialista sobre nossa condição.
Lembre-se também que, sob supervisão médica e mediante a combinação de alguns remédios naturais, é possível reduzir a medicação. Tendo isso em mente e aproveitando tudo que a natureza nos oferece, poderemos melhorar significativamente nosso estado de saúde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- OMS. (2013). OMS | Asma. WHO. https://doi.org/10.1007/s12467-016-0003-y
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.