Alergias: combata-as com 3 remédios naturais

· 27 de novembro de 2018
Se, além de alergia, temos algum outro problema de saúde ou alguma intolerância, é fundamental consultar um especialista antes de consumir estes remédios caso possa ocorrer alguma reação adversa.

Se quisermos combater as alergias naturalmente, devemos recorrer a remédios com propriedades depurativas e anti-inflamatórias. Deste modo, de maneira gradual, poderemos eliminar os incômodos sintomas das alergias.

Remédios naturais contra as alergias

Quando falamos de alergias nos referimos a uma reação de nosso organismo diante de agentes externos, o que causa uma superestimulação de nosso sistema imunológico. Porém, em todos os casos é sintoma também de uma acumulação de toxinas em nosso organismo.

Portanto, a base do tratamento natural deve ser a depuração destas substâncias, o que conseguiremos facilitando a função do fígado e dos rins. Deste modo notaremos uma grande melhoria dos sintomas.

Por outro lado, também é muito importante o equilíbrio de nosso intestino. Conseguiremos isso com uma alimentação rica em alimentos frescos e integrais, muita água e suplementos à base de probióticos para repovoar a flora bacteriana intestinal.

Descubra: Os 15 melhores probióticos e prebióticos para cuidar de sua saúde

1. Infusão de sálvia, alecrim e urtiga

Infusão de sálvia, alecrim e urtiga contra as alergias

O primeiro remédio se baseia nas propriedades curativas de três plantas medicinais:

  • Sálvia: a sálvia, uma planta medicinal muito habitual em antigos remédios para a mulher, ajuda a combater as alergias graças ao seu poder anti-inflamatório. Além disso, também têm propriedades relaxantes, digestivas e equilibrantes
  • Alecrim: o alecrim alivia a inflamação relacionada com a alergia, em especial quando esta afeta os nossos olhos (ressecamento, coceira, lacrimejamento, etc). Além disso, favorece a circulação em geral.
  • Urtiga: a urtiga é uma planta silvestre muito desintoxicante que facilita a eliminação de toxinas. Seu efeito anti-histamínico reduz a rinite alérgica e melhora muito nossa qualidade de vida se a tomamos de forma frequente.

Podemos preparar uma infusão medicinal com estas três plantas e toma-la diariamente, sempre fora das refeições para que seja efetivo. Recomendamos combiná-la e alterna-la com os outros remédios curativos que propomos neste artigo.

2. Flor de sabugueiro e alcaçuz

Infusão de alcaçuz contra as alergias

Outra infusão antialérgica muito efetiva é a de flor de sabugueiro e alcaçuz:

  • Flor de sabugueiro: esta flor combate a alguns sintomas frequentes das alergias como, por exemplo, a coceira, a congestão nasal, a inflamação da garganta, a tosse e a vermelhidão. Também é muito efetiva para tratar alergias que se manifestam na pele. Neste caso, além de tomá-la, é possível aplica-la de forma tópica.
  • O alcaçuz: este remédio, de sabor doce e intenso, é um dos melhores anti-histamínicos naturais, tanto a nível tópico quanto oral. De fato, um tratamento antigo consiste em preparar um banho de alcaçuz como cortisona natural. Tem um potente efeito anti-inflamatório graças ao seu componente principal, o ácido glicirrizínico. Além disso, tem a virtude de suavizar as mucosas respiratórias e de promover a eliminação de toxinas do organismo.

Nota: as pessoas hipertensas devem ter em conta que o alcaçuz pode aumentar a pressão arterial. Por este motivo, consulte seu médico ou tomar outros remédios para combater as alergias de maneira natural.

3. Água de argila

A água de argila é um remédio antigo e simples que nos ajuda a eliminar toxinas de nosso organismo e, ao mesmo tempo, combater as alergias. Além disso, também é um tratamento caseiro excelente para o colesterol alto e a hiperacidez gástrica e a gastrite. De fato, a argila atua como um protetor gástrico.

Na hora de tomar argila deveremos nos assegurar de que seja apta para o consumo, já que nem todas são. A argila mais frequente para este objetivo é a branca. Deste modo nos asseguramos de que estará livre de metais pesados e outras substâncias tóxicas.

Leia este artigo: 6 plantas medicinais para tratar a rinite alérgica

Como tomar a água de argila?

Ingredientes

  • 1 colherzinha de argila branca em pó (3 g)
  • ½ copo de água (100 ml)

Preparo

  • Primeiramente, dissolva a argila branca em pó em meio copo de água.
  • É importante não usar utensílios de metal ou plástico, melhor os de vidro, cerâmica ou madeira.
  • Em seguida, deixe de repouso durante 10 minutos.
  • Beba a receita todos os dias em jejum.
  • Se sofremos de hipertensão arterial, evitaremos tomar a borra: só beberemos a água.

Tome todos os dias, por pelo menos um mês. Faça uma pausa e repita o tratamento depois de umas semanas.

Balbani, A. P. S., & Montovani, J. C. (2002). Medicamentos “naturais” para rinite alérgica. Rev Bras Alergia Imunopatol.