4 remédios com argila para curar as afecções cutâneas
A argila é um material rico em minerais, composto de sedimentos de rochas. É usado para vários fins, mas um dos mais comuns é o complemento em rotinas de beleza. Além disso, devido às suas propriedades curativas, os remédios com argila servem para tratar doenças da pele e outras patologias.
Em termos gerais, a argila é antisséptica, anti-inflamatória, calmante, estimula os sistemas imunológico, circulatório e linfático, e também regenera os tecidos, por isso seus usos curativos são diversos.
Existem vários tipos de argila e cada um deles tem certos benefícios curativos. As argilas brancas e verdes são as mais usadas para tratar infecções da pele.
A argila branca é um excelente calmante, tensiona a pele e é antisséptica. Por sua vez, a argila verde é ideal para remover as impurezas da pele, limpa, equilibra os níveis de gordura, desinfeta, reduz a inflamação, e acalma a dor.
Embora a argila seja usada muitas vezes como uma bebida diluída para tratar doenças estomacais, falaremos sobre seus usos tópicos benéficos para a pele. Preste atenção a estes 4 remédios com argila para dizer adeus às afecções cutâneas.
1. Remédio com argila verde para a acne e pele oleosa
A argila indicada para combater a acne é a verde, porque tem fácil absorção e limpa as impurezas. Com ela você pode fazer uma máscara facial adstringente.
Ingredientes
- 2 morangos
- ½ pepino
- O suco de 1 limão
- 1 colher de sopa cheia de argila verde (20 g)
- 3 gotas de óleo essencial de árvore do chá
- 3 gotas de óleo essencial de gerânio
Preparação
- Esprema o suco do limão e adicione ao liquidificador. Lave bem os morangos e o pepino (com casca), adicione-os ao liquidificador e bata.
- Pegue um recipiente de madeira, despeje a mistura nele, e adicione a colher cheia de argila.
- Mexa com uma espátula até que a mistura fique homogênea e com a textura de uma máscara, nem muito espessa nem muito líquida.
- Por fim, adicione as 3 gotas de óleo de árvore do chá, e 3 gotas de óleo de gerânio.
- Recomenda-se aplicar esta máscara pelo menos uma vez por semana, depois de lavar bem o rosto.
Confira também essas 5 máscaras ideais para uma pele radiante
2. Cataplasma de argila verde para a urticária
Outro remédio com argila para tratar doenças de pele é o cataplasma ou emplastro de argila. Neste caso, a argila verde é muito eficaz para tratar e desaparecer com a urticária e seus sintomas. Graças ao emplastro, a comichão desaparecerá devido às propriedades de cauterização e reparação da argila verde.
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de argila verde (60 g)
- Água (o necessário)
Preparação
- Em uma tigela de madeira misture as 3 colheres de sopa de argila com um pouco de água, até que haja uma pasta homogênea, nem muito líquida nem muito grossa.
- Para aplicá-la você deve pegar uma gaze ou pano de algodão do tamanho da área afetada. Espalhe a mistura sobre o tecido e, em seguida, coloque-o diretamente sobre a pele.
- Pegue outro pedaço de pano para amarrar o emplastro e deixe-o fixado na área que deseja tratar. Mantenha a mistura em sua pele por algumas horas, depois remova-a e lave a área.
- Aplique este remédio toda vez que você tiver coceira e verá que ela será aliviada imediatamente.
3. Remédio com argila branca para tratar a dermatite
Entre as condições de pele mais comuns em bebês está a dermatite, uma inflamação da pele que causa coceira e vermelhidão. A argila branca é um remédio natural muito seguro para o seu bebê, e irá aliviar o seu desconforto em pouco tempo.
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de argila branca (60 g)
- Óleo vegetal de calêndula
- 3 gotas de óleo essencial de lavanda
- 3 gotas de óleo essencial de camomila
Preparação
- Em uma tigela misture as 3 colheres de sopa de argila com o óleo de calêndula. Você pode usar a quantidade de óleo que quiser, até que a mistura tenha uma consistência cremosa.
- Adicione 3 gotas de óleo essencial de lavanda e 3 gotas de óleo essencial de camomila.
- Mexa todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea e guarde-a.
- Espalhe a mistura na área afetada de seu bebê 2 ou 3 vezes ao dia, até que a dermatite desapareça.
Este remédio também pode ser usado para tratar a dermatite em adultos.
Não perca esses 5 remédios caseiros para as dermatites
4. Argila verde para eliminar os furúnculos
O furúnculo é uma infecção localizada da pele que ocorre como um abscesso e produz dor, inflamação, e vermelhidão. A argila verde é maravilhosa para fazer o furúnculo secar e desaparecer depois de alguns dias.
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de argila verde (60 g)
- Água
Preparação
- Misture as 3 colheres de sopa de argila com água em uma tigela, para formar uma pasta.
- Aplique a mistura diretamente sobre a pele e deixe por 10 minutos, depois remova-a e limpe a área.
- Você pode espalhar a argila várias vezes ao dia e manter o tratamento, até que o furúnculo esteja completamente seco.
Graças a esses remédios com argila você pode recuperar a suavidade e a saúde da sua pele. A melhor coisa é que são opções naturais não invasivas, ou agressivas para a sua pele.
De igual modo, lembre-se de que se alguma afecção da pele ficar complicada, talvez os remédios com argila não sejam suficientes, por isso você deve fazer uma visita ao dermatologista. A pele é o maior órgão que temos, cuide muito bem dela!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Pérez, J. M. P., & De Hoyos López, M. C. (2012). Acné. Pediatria Integral. https://doi.org/10.1016/j.jpp.2010.11.005.
- Ivars Lleó, M., Lera Imbuluzqueta, J. M., Bernad Alonso, I., & España Alonso, A. (2014). Trastornos del folículo pilosebáceo: Acné y rosácea. Medicine (Spain). https://doi.org/10.1016/S0304-5412(14)70704-8.
- Sánchez Pérez, J., & García García, C. (2010). Dermatitis atópica. Medicine. https://doi.org/10.1016/S0304-5412(10)70015-9.
- Arévalo Rivas, L. D., Rodríguez Valles, J. L., & Ruberto Elias, D. (2017). EFECTO DE LA ARCILLA MEDICINAL EN QUEMADURAS DE SEGUNDO GRADO EN PACIENTES DEL HOSPITAL NACIONAL ALBERTO SABOGAL SOLOGUREN. Revista Peruana de Medicina Integrativa. https://doi.org/10.26722/rpmi.2016.11.9