6 plantas medicinais para tratar a rinite alérgica

· 24 de setembro de 2018
Esses remédios naturais podem ser de grande ajuda em caso de rinite alérgica. No entanto, caso os seus surtos estejam ficando mais fortes e consistentes, consulte um médico especialista.

Em algum momento, todos nós já fomos vítimas de um ataque de espirros. Geralmente acontece quando entramos em contato com a poeira, o pólen, produtos químicos e até mesmo odores fortes. Você sabia que esta é uma resposta natural para se defender contra a entrada de microrganismos em seu corpo? Em alguns casos, também pode ser uma rinite alérgica. Aqui falaremos sobre algumas plantas medicinais para tratar esse problema.

Cientificamente falando, a rinite alérgica nada mais é do que um processo inflamatório que ocorre nas membranas mucosas, secundário a uma hiperreatividade à inalação de certas substâncias alergênicas.

Os sintomas são muito semelhantes a um resfriado comum. Começa com secreção e coceira no nariz, associando posteriormente constipação nasal, dores de cabeça e até tontura.

Embora represente uma condição bastante comum na população em geral, é bastante irritante e desconfortável devido aos seus sintomas associados. O tratamento é baseado na ingestão de anti-histamínicos. No entanto, existem muitas alternativas naturais para o controle e alívio dos sintomas.

Plantas medicinais para curar a rinite alérgica

Existem muitas plantas medicinais para aliviar os sintomas da rinite alérgica e da gripe. Hoje vamos falar sobre 6 delas, para não abusar no consumo constante de anti-histamínicos sintéticos.

Estas recomendações simples podem ajudá-lo a manter um estilo de vida mais saudável.

1. Alcaçuz

Começaremos com o alcaçuz, um arbusto usado para o tratamento de alergias. Na cultura tradicional chinesa, é considerado uma cortisona natural devido às suas propriedades anti-inflamatórias.

  • Tome uma infusão, seu extrato ou consuma a raiz.
Alcaçus serve para tratar a rinite alérgica

Recomendamos que leia: Como preparar um xarope caseiro de tomilho e alcaçuz para aliviar a tosse

2. Açafrão

O açafrão é uma planta muito utilizada como tempero em receitas. Graças às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, obtemos múltiplos benefícios para curar a rinite alérgica.

É caracterizado por promover a produção de anticorpos e aumentar as defesas naturais do corpo.

  • Perfeito para ser incluído em pequenas porções em sopas, sucos, batidas e creme.
  • Devido ao seu sabor leve, é fácil misturar com outros alimentos como pão, canela e laranja.

3. Chá verde

Outra alternativa natural e bastante popular em países como Marrocos, Índia e China, é o chá verde. Seu uso popularmente se estende a jovens e adultos, reconhecendo seu efeito antialérgico e impedindo a produção de histamina.

  • O consumo de duas ou três xícaras por dia fortalece nosso sistema imunológico, além de produzir um efeito agradável de relaxamento e conforto.

4. Hortelã

A hortelã-pimenta, por outro lado, é tradicionalmente usada pelas culturas orientais por seus efeitos anti-inflamatórios no alívio de múltiplas doenças e por suas propriedades descongestionantes.

  • É uma planta fácil de cultivar em qualquer lugar.
  • Seu sabor e cheiro permitem seu fácil uso tópico, oral ou aromaterápico.

5. Gengibre

Mastigar um pedaço de gengibre ajuda a reforçar o sistema de defesa do corpo e oferece propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes.

  • Ao consumir esta raiz, os sintomas nasais são aliviados e a dor de cabeça e a dor no peito desaparecem.

6. Urtiga

urtiga se destaca por seus poderosos efeitos depurativos. Seu uso em infusão ou extrato nos ajuda a interromper a produção de muco e os ataques de tosse.

É uma planta que cresce de forma selvagem em áreas úmidas, com bordas irregulares e pelos pungentes. Graças ao seu elevado efeito anti-histamínico, ela é amplamente utilizada em pacientes com alergia crônica ao pólen.

A urtiga oferece múltiplas opções de tratamento para a rinite alérgica. Seja em combinação com outros alimentos ou infusões, os seus efeitos descongestionantes e anti-inflamatórios são muito efetivos.

Saiba Como usar a urtiga e aproveitar ao máximo as suas propriedades

curar a rinite alérgica com plantas medicinais: urtiga

É recomendável mudar os hábitos alimentares e evitar alimentos ricos em histamina, como:

  • Frutas cítricas, como laranja, tangerina, limão, abacaxi, kiwi, banana, morango e ameixas.
  • Açúcar branco artificial e refinado.

É aconselhável incluir em sua dieta alimentos baixos em histamina, como legumes, verduras, leite, quinoa pão, arroz ou trigo, peixe branco fresco e carne como frango, peru ou de cordeiro.

Da mesma forma, recomendamos a adição de uma colher de chá de mel às nossas refeições. Ele é rico em pólen e seu consumo diário expõe nosso corpo a pequenas quantidades e impede que ele reaja a ele.

Com uma boa dieta e estas 6 plantas medicinais você pode lutar e curar a rinite alérgica. Uma planta pode evitar os desconfortos causados ​​pela alergia, experimente!