As sementes de uva e seus ótimos benefícios
Enterradas como pequenos tesouros, as sementes de uva escondem grandes remédios para o organismo, para a beleza, juventude e, inclusive, ajudam a emagrecer. Estamos certos de que você vai adorar saber mais informações sobre essas sementes.
Dentro da medicina natural, as sementes de uva se apresentam como um recurso imprescindível para tratar vários problemas.
Elas são vistas com receio pelas indústrias farmacêuticas, já que por ser algo natural e acessível para todos, não podem patenteá-las para benefício econômico. Por isso asseguramos que poucos alimentos contêm tantos benefícios como as sementes de uva.
Pequenos aliados naturais: benefícios das sementes de uva
Antioxidantes
A semente de uva é rica em elementos denominados fenólicos, além de tocoferol e proantocianidinas, que são grandes antioxidantes para nosso organismo.
Essas substâncias protegem nosso corpo de radicais livres, ajudando nossos tecidos e órgãos a se protegerem destes elementos nocivos.
O mais impressionante é que graças a estes antioxidantes, a vitamina C e E e ao betacaroteno, suas propriedades permanecem em nosso corpo durante três dias, combatendo eficazmente estes elementos danosos.
Protege da poluição
Talvez você ache curioso, mas está demonstrado que as sementes de uva ajudam a proteger nosso organismo das poluições, e inclusive do tabaco. Se você for um fumante passivo, as sementes o protegerão, assim como combaterão os efeitos do estresse.
Melhora a circulação e limpa o sangue
As sementes de uva melhoram nossa circulação sanguínea, evitando a formação de tromboses e reduz nossa tensão. Os flavonoides presentes nas sementes permitem reforçar os vasos sanguíneos, proporcionando vigor e força.
Conseguem também limpar o sangue do excesso de medicamentos e outras substâncias nocivas. As sementes de uva são muito benéficas para pessoas que sofrem com qualquer problema cardíaco.
Antibacterianas e anti-inflamatórias
Suas propriedades para resolver inflamações ou infecções estão amplamente provadas. As sementes ajudam nos casos de artrite, dermatite, problemas de pele, sinusite, colite, gastrite, infecção urinária e inclusive para limpar os intestinos.
Saúde para o cabelo, evita a alopecia.
As sementes de uva ajudam a cuidar do cabelo em muitos e importantes aspectos. Elas fortalecem os cabelos e evitam a queda. Faz melhorar a circulação e fortalece os vasos sanguíneos.
Leia também: Mitos sobre a queda de cabelo
Anticancerígenas
Graças as suas ótimas propriedades antioxidantes, as sementes de uva se apresentam como um complemento natural que pode ajudar a prevenir distintos tipos de câncer, como o de pele, o de próstata e o de mama.
Melhora a visão
As sementes também são muito conhecidas por suas virtudes no cuidado dos olhos. Graças ao seu alto conteúdo em vitamina E, as sementes de uva ajudam a melhorar nossa acuidade visual, resolvendo também a fadiga dos olhos pelo efeito de computadores, televisão, ou pelas longas leituras.
Além disso, as sementes ajudam nas doenças de vista associadas a diabetes.
Cuidado da pele
Consumir as sementes de uva ajuda a ter uma pele muito mais jovem e saudável. Ela contém colágeno e resveratrol, imprescindíveis na luta contra o envelhecimento. Também suavizam, por exemplo, nossas linhas de expressão.
É por isso que foram elaborados muitos cremes com as sementes de uva, para reduzir as estrias, a acne e melhorar a elasticidade da pele.
As sementes também estimulam a produção de colágeno, o que proporciona mais elasticidade à pele, hidrata e dá força ao cabelo e combate a acne.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dhekney, S. A. (2015). Grapes. In Encyclopedia of Food and Health. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-384947-2.00360-3
- Marcadenti, Markoski, M., Garavaglia, J., & Oliveira, A. (2016). Grape Seed Oil Compounds: Biological and Chemical Actions for Health. Nutrition and Metabolic Insights. https://doi.org/10.4137/NMI.S32910
- Zhou, K., & Raffoul, J. J. (2012). Potential anticancer properties of grape antioxidants. Journal of Oncology. https://doi.org/10.1155/2012/803294
- Propiedades alimentarias de la uva. (n.d.). Https://Www.Botanical-Online.Com/Uvas.Htm. Retrieved from https://www.botanical-online.com/uvas.htm
- Vidal Moreno, C. J. (2016). Semillas de uva contra el cáncer. Retrieved February 4, 2019, from https://www.um.es/acc/semillas-de-uva-contra-el-cancer/
- Sandoval, M., Lazarte, K., & Arnao, I. (2008). Hepatoprotección antioxidante de la cáscara y semilla de Vitis vinifera L. (uva). Anales de la Facultad de Medicina (Vol. 69). Facultad de Medicina San Fernando de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Retrieved from http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1025-55832008000400006
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.