Água de berinjela ajuda na queima de gordura e controle do colesterol
O controle do sobrepeso e do colesterol se transformou em uma prioridade para milhares de pessoas que tomaram consciência dos efeitos que estes males acarretam para a saúde. Felizmente, existem alguns “truques” para nos ajudar neste objetivo, e um deles é a água de berinjela.
Mais além de um problema estético, a acumulação de gordura leva a problemas crônicos como doenças cardíacas, diabetes, problemas articulares, entre outros.
Devido a isso, os especialistas em saúde e nutrição estão recomendando uma série de hábitos e medidas que contribuem para melhorar o estilo de vida.
Além disso, foram reveladas diversas “ajudas” que, por seu valor nutricional, representam uma boa alternativa para perder peso com mais facilidade.
A água de berinjela é uma dessas opções naturais que facilita a limpeza arterial e a diminuição do peso corporal.
É uma bebida rica em fibras e substâncias antioxidantes que favorecem o gasto energético e a expulsão dos líquidos retidos.
Seu consumo de forma contínua é um grande complemento na dieta; especialmente para aqueles que têm dificuldades para perder peso.
Leia também: Zumba, a maneira divertida de perder peso
Quais são os benefícios da água de berinjela?
Uma das principais vantagens da berinjela no momento de perder peso é que ela contém muitos nutrientes e poucas calorias.
Seu significativo teor de água lhe confere um efeito diurético que combate a retenção de líquidos e a inflamação.
Graças ao seu teor de vitamina E, um poderoso antioxidante, favorece a circulação do sangue e reduz o risco de doenças cardíacas.
Também é rica em potássio e sódio, dois minerais que, em níveis adequados, melhoram a saúde do sistema nervoso e cardiovascular.
O consumo desse alimento também impulsiona a desintoxicação do corpo, ao mesmo tempo em que melhora a função metabólica e controla os níveis de açúcar no sangue.
Seu teor de fibras melhora o movimento intestinal e previne transtornos como a prisão de ventre e gases.
Este nutriente também é o encarregado de dar um efeito saciante e melhorar a capacidade de absorção de gorduras no intestino; para impedir sua acumulação nas artérias.
Outra qualidade que não deve passar despercebida é que estimula a bile e protege a saúde do fígado frente ao excesso de gordura.
É considerada um grande suplemento contra a anemia e os problemas imunológicos; já que oferece boas quantidades de magnésio e ferro.
Leia também: 6 alimentos para aumentar o magnésio na dieta
Como preparar água de berinjela para queimar gordura e controlar o colesterol?
Com o preparo e consumo da água de berinjela não conseguiremos apenas melhorar a saúde e o peso; mas também daremos um impulso de energia ao nosso organismo para as tarefas do dia a dia.
Outra vantagem que não mencionamos é que é uma bebida muito fácil de preparar e não custa muito; porque seus ingredientes têm preços muito acessíveis no mercado.
Então, mãos à obra!
Ingredientes
- 1 berinjela orgânica média
- Suco de 1 limão
- 1 litro de água
- 1 jarra de vidro
Preparo
- Primeiro, limpe a berinjela com um pouco de vinagre de maçã ou bicarbonato de sódio.
- Quando estiver desinfetada, corte-a em vários cubinhos, mais ou menos de um centímetro e meio de grossura.
- Depois, coloque os pedaços na jarra de vidro e adicione o litro de água.
- Tire o suco de um limão e adicione-o na mistura.
- Coloque a bebida na geladeira e deixe repousar por uma noite.
Modo de consumo
- Para desintoxicar, tome a água durante sete dias seguidos a cada mês.
- Porém, você também pode bebê-la três vezes por semana ou quando sentir uma vontade forte de comer.
- O litro de água deve ser distribuído ao longo do dia (um copo antes de cada refeição principal).
Para conseguir bons resultados no controle de peso corporal é importante aumentar o consumo de frutas e vegetais; e reduzir as gorduras e farinhas refinadas.
Além disso, devemos adotar uma rotina de exercícios diária, por no mínimo 30 minutos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Anwar, F., Latif, S., Ashraf, M., & Gilani, A. H. (2007). Moringa oleifera: A food plant with multiple medicinal uses. Phytotherapy Research. https://doi.org/10.1002/ptr.2023
- Meyer, R. S., Bamshad, M., Fuller, D. Q., & Litt, A. (2014). Comparing Medicinal Uses of Eggplant and Related Solanaceae in China, India, and the Philippines Suggests the Independent Development of Uses, Cultural Diffusion, and Recent Species Substitutions. Economic Botany. https://doi.org/10.1007/s12231-014-9267-6
- Jung, E., Bae, M., Jo, E., Jo, Y., & Lee, S. (2011). Antioxidant activity of different parts of eggplant. Journal of Medicinal Plants Research.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.