Zumba, a maneira divertida de perder peso

· 20 de janeiro de 2019
A Zumba é cada vez mais popular graças às suas duas grandes virtudes: nos diverte enquanto dançamos e nos ajuda a perder peso. Graças a isso, tornou-se a primeira opção para muitas pessoas que não se animam a ir à academia para perder peso.

A Zumba é cada vez mais popular graças às suas duas grandes virtudes: nos diverte enquanto dançamos e nos ajuda a perder peso. Graças a isso, tornou-se a primeira opção para muitas pessoas que não se animam a ir à academia para perder peso.

Saiba como essa atividade contribui para a perda de peso.

Por que é importante perder peso de maneira divertida?

Zumba é bom com músicas alegres

Há pessoas que infelizmente vivem obcecadas com a perda de peso. A causa pode ser uma dificuldade em seu corpo para perder peso, ou falta de consistência em termos de bons hábitos alimentares e esportes. No entanto, esse problema gera muita frustração para quem o sofre, e pode até levar a estados de ansiedade e depressão.

É fundamental mudar a maneira como entendemos nosso corpo. Precisamos ter um peso equilibrado por uma questão de saúde, e para nos sentirmos bem em relação a nós mesmos. No entanto isso não deve ser uma angústia e culpa diária, mas sim um desafio à mais em nossa vida.

A maneira para conseguir isso de forma definitiva consiste em adotar uma relação saudável com a alimentação, e aprender a gostar da atividade física. Para isso, podemos descobrir qualquer uma das novas disciplinas oferecidas pelas academias hoje. É muito provável que algumas se encaixem em nossos gostos pessoais. E assim que comecemos, não conseguiremos parar de participar.

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O que é a zumba?

Zumba grupal

A Zumba é uma atividade física que vem sendo praticada há quase 30 anos, embora tenha se tornado popular principalmente na última década. A maior parte das academias realiza esta disciplina, ou alguma variante similar, já que a zumba é registrada por seu criador, Alberto Pérez.

A Zumba é baseada em diferentes coreografias de ritmos latino-americanos, como por exemplo o reggaeton, a bachata, a salsa, o merengue, a cumbia, ou o samba. Estas danças são combinadas com rotinas aeróbicas, para alcançar um exercício muito eficaz para perder peso.

Ao praticar zumba nosso corpo queima muitas calorias, enquanto tonificamos os músculos e ganhamos flexibilidade. Além disso, essas danças nos aproximam dos ritmos latinos de uma maneira muito agradável e acessível para todos, até mesmo para as crianças.

Hoje em dia existem também variantes para praticar com step, na água, com uma cadeira, etc.

Uma sessão de zumba

Uma sessão de zumba dura entre 50 e 60 minutos. No início e no final, uma breve sequência de alongamentos geralmente é feita, para aquecer e relaxar os músculos e prevenir lesões. Também é usada para ativar ou relaxar o metabolismo, já que durante a dança se alcançada uma grande intensidade.

As músicas nos permitem fazer diferentes tipos de sequências, que são repetidas para facilitar sua execução. Nesse sentido, a música latina facilita a memorização de movimentos associados aos versos das canções. Além disso, sendo temas conhecidos, a diversão está garantida.

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Como perder mais peso com as sessões de zumba?

Para aumentar o gasto de energia e perder peso mais facilmente durante a sessão de zumba, recomendamos seguir estas dicas:

  • Beba água antes, durante e depois da sessão, não apenas para perder peso, mas também porque você pode ficar desidratado.
  • Não coma antes de praticar Zumba, pois você pode ter indigestão devido à alta intensidade do exercício. Você pode comer até uma hora antes da atividade algo nutritivo, mas em pequenas quantidades.
  • Tente consumir alguma proteína antes de que passe meia hora depois da sessão. Desta forma você irá acelerar a recuperação, e tonificará mais seus músculos.  
  • Se você pratica zumba à tarde, o ideal seria que jantasse uma porção de vegetais (salada, creme de vegetais, gaspacho, legumes refogados, etc.) e um de proteína (carne magra, pescados, legumes, queijo fresco). Os carboidratos são muito mais recomendados ao longo do dia, se seu objetivo é perder peso.
  • Combine atividades aeróbicas com atividades anaeróbicas. Ou seja, além de fazer um exercício intenso que faz você suar, não se esqueça de fortalecer os músculos. Quanto mais músculos você tiver, mais acelerará o metabolismo, e mais calorias queimará. Além disso, seu corpo será modelado, e sua saúde lhe agradecerá.

 

  • Chavarrias, M., J. Carlos Vivas, and Jorge Pérez Gómez. “Beneficios para la salud de zumba: Una revisión sistemática.” Journal of Sport and Health Research 10.3 (2018): 327-338.
  • Lorente, Celia. “Adictos al Zumba.” Tiempo 1646 (2014): 69-71.
  • Romero-Barquero, Cecilia Enith. “Al compás de las clases de baile: una experiencia dentro del aula.” Educación 39.1 (2015).