Em determinadas situações, o cóccix pode sofrer uma lesão. Se isso acontecer, o corpo requer um período de recuperação lento e rigoroso no qual é necessário o acompanhamento de um médico.
O cóccix está situado no final da coluna vertebral, na parte baixa das costas e seguido do sacro, com o qual se articula. Uma dor nessa área pode chegar a ser realmente incômoda e se intensificar durante períodos sentados ou em determinadas posições.
Ainda que o cóccix não tenha uma função importante no corpo humano, oferece inserções para músculos e ligamentos.
Além disso, funciona como amortecedor quando uma pessoa se senta. Em determinadas ocasiões, ao cair sentado, o cóccix pode ser lesionado. Diante disso, é necessário um período de recuperação lento e rigoroso no qual é necessário o acompanhamento de um médico.
As lesões ocorrem normalmente por causa de quedas diretas e podem dar lugar a luxações ou fraturas, produzindo sintomas como dor ao caminhar e ao sentar, além de incômodo ao defecar.
Por outro lado, não é necessário ocorrer um trauma para que surja uma dor no cóccix. Às vezes a simples falta de exercício pode fazer com que apareça dor nessa área.
Por outro lado, as mulheres são mais propensas a sofrer lesões lombares. Isso porque sua pelve é mais larga do que a dos homens e isso faz com que o cóccix das mulheres fique mais exposto a possíveis lesões.
No caso de sofrer uma lesão, o mais recomendável é procurar um médio e evitar a automedicação, já que esta pode ser contraproducente.
Tratamentos para a dor no cóccix
Quando o cóccix sofre um traumatismo pode causar incômodos graves. Nesses casos, é fundamental procurar um especialista que indique qual é o tratamento que deve ser seguido. Se você não fizer isso, a lesão pode piorar e causar outros problemas mais graves.
Na maior parte dos casos, além de uma boa reabilitação, os fatores mais importantes são também o tempo e o repouso. É importante ter em mente que uma lesão no cóccix leva tempo para ser curada.
De fato, o processo de recuperação pode levar várias semanas, às vezes meses, dependendo da gravidade da mesma.
Para aliviar os incômodos e evitar a dor tanto quanto possível, os profissionais costumam recomendar os seguintes remédios:
Evitar exercer pressão direta sobre ele durante longos períodos de tempo. Por isso, é recomendável usar uma almofada de rosca,que servirá de amortecedor e ajudará no processo de cura.
Quando estiver sentado, incline seu corpo para frente para que o peso do seu corpo recaia sobre as penas e não sobre o cóccix.
Aplique gelo na região lesionada durante 15 a 20 minutos, três ou quatro vezes por dia, principalmente durante os primeiros dias depois da lesão.
Evite realizar atividades que requerem o uso da parte baixa das costas, como alguns tipos de exercícios, pegar pesos ou ter relações sexuais.
Consuma alimentos ricos em fibras e beba líquidos em abundânciapara evitar a prisão de ventre.
Se a dor for muito intensa, você pode tomar algum analgésico ou anti-inflamatório, mas sempre com uma prescrição médica.
Após bater o cóccix, é possível que tenha ocorrido uma fratura. Para saber se você fraturou algo deve ter em mente os seguintes sintomas:
Sensibilidade e dor severa e imediata dor na região do cóccix, inclusive se estiver sentado em uma almofada por um longo tempo.
Aparição de hematomas na parte baixa das costas.
Aparecimento um nó ou protuberância inchada, que é o osso que sobressai.
Qualquer que seja o caso, diante da mínima suspeita será necessário visitar o médico para verificar. Em alguns casos será necessário um exame retal ou de raio-X para determinar se houve fratura e a gravidade da mesma.
Tratamento de um trauma no cóccix
A fratura no cóccix é muito dolorosa. E não é só isso, pode levar muito tempo para curar, mais que outros tipos de trauma. Por isso, o tratamento mais importante é o descanso, para permitir que o corpo se recupera, o que pode demorar várias semanas.
No caso de trauma e uma não melhora da situação mesmo após algumas semanas, será necessário ir ao médico, que te receitará medicamentos para aliviar a dor. Em casos extremos, será necessário eliminar o cóccix por meio de cirurgia, ainda que não seja garantia de eliminação da dor.
A aplicação das medidas anteriores para traumatismos no cóccix são igualmente válidas em caso de quebrar o osso. Quando a dor melhorar você pode começar a realizar algum tipo de atividade física, mas deve fazê-lo devagar e com muito cuidado para não lesionar a região novamente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Maigne, Lagauche, & Doursounian. (2000). Instability of the coccyx in coccydynia. The Journal of Bone and Joint Surgery. British Volume. https://doi.org/10.1302/0301-620X.82B7.10596