Combata as infecções e dissolva os cálculos renais com chá de gengibre
Você costuma tomar chá de gengibre? O gengibre é uma raiz medicinal valorizada desde a antiguidade pelo seu alto valor nutricional e propriedades para a saúde.
Destaca-se pelo seu agradável sabor e aroma, aproveitado em muitas culturas para o preparo de uma ampla variedade de receitas e bebidas.
Além disso, também lhe são atribuídas interessantes propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, utilizadas como base para o preparo de muitos remédios naturais.
Como se fosse pouco, é uma ótima fonte de substâncias antioxidantes, ideais para proteger o organismo frente ao dano celular e as toxinas presentes no ambiente.
Mesmo que muitos somente o conheçam pelos seus usos culinários, é bom saber que o gengibre serve como tratamento alternativo para aliviar, por exemplo, a inflamação, as infecções e os cálculos renais.
Visto que poucos sabem como usá-lo para este fim, em seguida compartilharemos a receita de um chá de gengibre especial combinado com outros ingredientes para potencializar suas propriedades.
Não deixe de experimentar!
Chá de gengibre para combater as infecções e os cálculos renais
Este chá especial de gengibre é uma bebida com propriedades depurativas e anti-inflamatórias que contribuem para o alívio de vários tipos de infecções e transtornos como os cálculos renais.
Junto com esta raiz aproveitaremos as propriedades da cúrcuma e do leite de coco, dois ingredientes naturais que se destacam por seu poder antibiótico e antioxidante.
Conta com uma alta concentração de gingerol, um composto ativo que demonstrou ser efetivo na destruição das pedras que obstruem as vias urinárias.
Veja também: Delicioso chá de gengibre e cúrcuma para perder peso
Visto que seus ingredientes são alcalinos, sua ingestão regular ajuda a regular o pH do sangue, aumentando a resposta imunológica frente aos vírus e bactérias que causam doenças.
Além disso, suas vitaminas e minerais nutrem e protegem as células, e minimizam o dano causado pelos radicais livres do ambiente.
Assim, entre suas vantagens também cabe mencionar as seguintes:
- Melhora a circulação e evita a coagulação.
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares.
- Previne a gripe, os resfriados e as doenças virais.
- Combate o vírus da herpes labial.
- Reduz a dor de cabeça.
- Promove a perda de peso saudável.
- Evita a formação de varizes.
- Limpa as vias urinárias.
- Combate a fadiga.
- Facilita a eliminação de toxinas.
- Melhora a saúde cognitiva.
- Regula as funções do sistema nervoso.
Como preparar o chá de gengibre?
O chá especial de gengibre é uma bebida muito econômica e 100% natural que pode nos ajudar a prevenir e tratar um grande número de doenças.
Costuma ser utilizado como complemento do tratamento de vários problemas renais, especialmente quando se formam cristais ou infecções.
Além disso, também serve para promover a limpeza do sangue, melhorar a oxigenação celular e reduzir a dor que afeta as articulações.
Assim, entre outras coisas, cabe destacar que seus componentes antioxidantes beneficiam a saúde da pele, e ajudam a atrasar o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce e outras imperfeições.
Ingredientes
- 1 xícara de água (250 mL)
- 1/4 de colher de gengibre em pó (1,2 g)
- 1/4 de colher de cúrcuma em pó (1,2 g)
- 1/4 de xícara de leite de coco (62 mL)
- 1 colher de mel de abelhas (25 g)
Modo de preparo
- Primeiramente, adicione uma xícara de água a uma panela e coloque para ferver durante alguns minutos.
- Quando ferver, adicione o gengibre em pó e a cúrcuma.
- Em seguida, abaixe o fogo e permita cozinhar durante 8 a 10 minutos.
- Passado este tempo, retire-o e adicione o leite de coco.
- Por fim, adoce com uma colher de mel e consuma.
Modo de consumo
- Como tratamento para as infecções e os cálculos renais é bom tomar uma xícara em jejum, todos os dias.
- Para prevenir doenças e fortalecer o sistema imunológico, inclua-o em sua dieta regular, duas ou três vezes por semana.
- E, por fim, se deseja usá-lo como tratamento para a pele, aplique de forma direta, como se fosse uma máscara.
Informações importantes!
- Mesmo que este remédio caseiro contribua para a dissolução dos cálculos renais pequenos, não deve ser utilizado como substituto dos medicamentos receitados pelo médico.
- Seus efeitos não são obtidos na primeira ingestão, por isso é necessário tomá-lo todos os dias até aliviar o problema.
- Não deve ser ingerido por pessoas com dificuldades no fígado ou problemas gástricos como as úlceras e a gastrite.
- Tampouco deve ser tomado caso esteja fazendo tratamento com medicamentos anticoagulantes como a aspirina ou a ticlopidina.
Alguma vez você já tomou chá de gengibre? Se ainda não provou, siga a receita e comprove por si mesmo todas as suas propriedades.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Manal A. Hamed, Sanaa A. Ali, Nagy Saba El-Rigal. Therapeutic Potential of Ginger against Renal Injury Induced by Carbon Tetrachloride in Rats. (2012).
ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3329925/
- Queensland Spinal Cord Injuries Service . Fact Sheet. Diet and Kidney Stones
health.qld.gov.au/__data/assets/pdf_file/0033/429729/diet-kidney-stones.pdf
- Neeru Bhatt. Et Al. Ginger: A functional herb. (2013).
researchgate.net/publication/257416254_Ginger_A_functional_herb