Hábitos alimentares para combater o envelhecimento precoce

Se modificar sua dieta, você pode manter uma pele lisa e brilhante, além de evitar o aparecimento precoce de rugas. Veja alguns hábitos alimentares para ajudá-lo a combater o envelhecimento precoce.
Hábitos alimentares para combater o envelhecimento precoce
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez.

Escrito por Okairy Zuñiga

Última atualização: 23 agosto, 2022

O envelhecimento é inevitável, mas algumas pessoas podem envelhecer mais cedo. O envelhecimento precoce não tem uma causa específica, por isso não é incomum encontrar pessoas que têm suas primeiras rugas aos 20 anos.

Felizmente, se você modificar seus hábitos alimentares, conseguirá manter uma pele lisa e brilhante por décadas.

O envelhecimento é basicamente uma doença inflamatória crônica. Se consumir alimentos que inflamam, como gorduras trans, envelhecerá facilmente.

O colágeno é responsável por manter a pele elástica e livre de rugas, então, se comer alimentos ricos dele, você terá melhor aparência. Por outro lado, o consumo de uma grande quantidade de açúcar e pré-cozinhados ​​causa danos à sua pele.

Causas do envelhecimento precoce

Quando temos entre 20 e 25 anos de idade, perder um certo grau de hidratação pode causar o aparecimento das primeiras linhas de expressão. Se tiver pele seca ou branca, suas linhas de expressão ainda se definem mais. Isso não é considerado envelhecimento precoce.

Se, após 25 anos, você não cuidar adequadamente da sua pele, você começará a notar pequenas manchas e as rugas ficarão marcadas. A isso chamamos de envelhecimento precoce.

Outras causas de envelhecimento precoce são:

  • A exposição ao sol. Passar várias horas exposta aos raios UV danifica a produção de colágeno no corpo. A pele afetada pelo sol levará mais tempo para se regenerar do que uma pele saudável e hidratada. Para evitar isso, use um protetor solar de boa qualidade e hidrate-se constantemente.
  • Fumar. tabaco acelera os processos de envelhecimento no corpo, além de causar outros problemas de saúde, como câncer do pulmão. Idealmente, você deve deixar completamente esse hábito. Sabemos que nem sempre é fácil, mas é o mais saudável.
  • Estresse. Este estado de espírito altera os seus níveis hormonais e a pele leva mais tempo do que o normal para se regenerar. Para evitar isso, exercite-se e pratique atividades relaxantes, como a meditação.

Alimentos que você deve evitar para combater o envelhecimento precoce

1. Frituras

Evite as frituras se quiser combater o envelhecimento precoce

Qualquer alimento que passe por óleo provoca inflamação no corpo. O efeito é pior se forem gorduras trans, porque também aumentam o colesterol.

Muitos alimentos que você compra já preparados passaram por um processo de cozimento em óleo, então você deve evitá-los. Recomendamos que você aprenda a ler os rótulos e prepare sua própria comida, o mais fresca quanto possível.

Visite este artigo: 6 dicas para cozinhar de forma saudável e com baixo teor de gordura

2. Álcool

Embora beber um copo de vinho de vez em quando traga certos benefícios para a saúde, deve consumi-lo com muita moderação.

Se beber todos os dias, as  células  envelhecerão mais rapidamente. O problema é que o álcool não aporta nutrientes.

3. Pastelaria

Evite fainhas para combater o envelhecimento precoce

A maioria dos pães e biscoitos contém altos níveis de açúcar. Isso prejudica a produção de colágeno causando um envelhecimento mais rápido.

Em vez de consumir pães comerciais com alto teor de açúcar, escolha pães integrais e sempre em pequenas porções. Uma boa alternativa é consumir cereais que fornecem gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, como quinoa ou aveia.

4. Junk food

Você costuma comer pizzas, sanduíches comerciais e outros tipos de junk food diariamente? Se a resposta for sim, deve saber que esse tipo de alimento contém carnes processadas, gorduras trans e farinhas que contribuem para a inflamação do corpo.

As gorduras farão com que o fluxo sanguíneo seja afetado e sua pele pareça menos fresca e saudável. Além de parar de consumir esses alimentos, é importante que você execute uma desintoxicação interna e externa.

Escolha opções saudáveis ​​para combater o envelhecimento prematuro

Agora que você sabe quais produtos fazem você parecer mais cansado e velho do que realmente é, está na hora de falar sobre o que você deve comer.

Nós tendemos a pensar que uma dieta saudável é chata, mas nada está mais longe da realidade. Para parecer jovem, consuma:

Ovos

Comer ovo regularmente ajuda a combater o envelhecimento precoce

Fornece proteínas, aminoácidos e  vitamina D Além de comê-los, você pode usá-los para criar algumas máscaras que melhoram a pele. Idealmente, coma dois ovos, duas vezes por semana.

Ao cozinhá-los, evite adicionar demasiados óleos ou gorduras pouco saudáveis. Se possível, adicione alguns vegetais.

Leia também: Como saber se os ovos estão estragados?

Bagas

São ideais pelo seu conteúdo de prebióticos, vitaminas e flavonoides. Também têm antioxidantes, os quais são responsáveis ​​pelo combate aos radicais livres que podem prejudicar sua pele e causar rugas.

Tente comer uma porção de bagas por dia, de preferência frescas. Você pode usá-las para dar um sabor mais fresco aos seus sucos ou para satisfazer o desejo de algo doce.

Chá verde

Chá verder ajuda a combater o envelhecimento precoce

Possui poderosos antioxidantes que ajudam a regenerar as células da pele. É a opção perfeita para obter energia e substituir o café.

Caso você não goste do sabor do  chá verde , pode adicionar algumas frutas ou especiarias para alterar um pouco o sabor. Outra opção é usá-lo como base para seus sucos verdes ou infusões hidratantes.

Além disso, você pode criar alguns tônicos faciais que facilitam a hidratação da pele do lado de fora.

Depois de ler essas recomendações, você diria que sua dieta favorece seu bem-estar e beleza? Caso contrário, você ainda tem tempo para melhorar seus hábitos alimentares. Aplique esses truques e notará rapidamente as mudanças.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Scheibye-Knudsen, M., Mitchell, S. J., Fang, E. F., Iyama, T., Ward, T., Wang, J., … Bohr, V. A. (2014). A high-fat diet and NAD+ activate sirt1 to rescue premature aging in cockayne syndrome. Cell Metabolism. https://doi.org/10.1016/j.cmet.2014.10.005
  • Perls, T., Kunkel, L., & Puca, A. (2002). The genetics of aging. Current Opinion in Genetics and Development. https://doi.org/10.1016/S0959-437X(02)00310-6
  • Oyetakinwhite, P., Tribout, H., & Baron, E. (2012). Protective mechanisms of green tea polyphenols in skin. Oxidative Medicine and Cellular Longevity. https://doi.org/10.1155/2012/560682
  • Flôres, M. F., Martins, A., Schimidt, H. L., Santos, F. W., Izquierdo, I., Mello-Carpes, P. B., & Carpes, F. P. (2014). Effects of green tea and physical exercise on memory impairments associated with aging. Neurochemistry International. https://doi.org/10.1016/j.neuint.2014.08.008

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.