Como saber se os ovos estão estragados?

23 de janeiro de 2019
Na hora de comermos ovos devemos ter muito cuidado, já que se eles estiverem em mau estado, poderemos nos intoxicar. Por isso é fundamental prestar atenção ao seu frescor.

Com o aumento das temperaturas os alimentos costumam durar menos tempo em bom estado. É aí que muitas pessoas podem se perguntar: como saber se os ovos estão estragados?

Se você quer saber se os ovos que já estão há alguns dias na geladeira ainda podem ser comidos; anote estes conselhos que lhe permitirão saber se eles ainda estão aptos para o consumo.

O ovo é um produto com o qual é preciso ter muito cuidado. É um alimento que, se consumido em mau estado, pode causar intoxicação.

Por isso é importante se assegurar de que ele está nas melhores condições antes de usá-lo nas refeições.

Como saber se os ovos estão estragados?

ovos na água

Existem várias formas de verificar se um ovo está bom ou se, pelo contrário, devemos jogá-lo fora. Por exemplo, se ao agitar o ovo cru você escuta a gema bater contra a casca; é possível que esse ovo esteja estragado.

Porém, há como saber se os ovos estão estragados de muitas outras formas:

Jogar o ovo na água

A primeira coisa que você terá que fazer será pôr o ovo em um recipiente com água, se possível transparente, para que possa ver o resultado mais facilmente.

Além disso, você deverá levar em conta uma série de pontos:

  • Se o ovo desce rapidamente e fica no fundo de forma horizontal; então está em um bom estado e é fresco.
  • Se você observa que o ovo cai lentamente e fica no fundo inclinado ou completamente em pé, então o ovo não está fresco.

Leia também: Como saber se um ovo está fresco e seguro para o consumo?

Pense que quanto maior for o grau de inclinação que observar, mais velho será o ovo. Porém, o ovo ainda poderá ser consumido.

  • Caso o ovo não chegue até o fundo e fique levemente flutuante, isso será um indicativo de que está em mau estado e o melhor a fazer será jogá-lo fora.
  • Se, além disso, você notar que o ovo fica flutuando na superfície por completo, isso quer dizer que ele está totalmente podre.

Esta flutuação é produzida pelos gases que a matéria orgânica gera ao se decompor e, como dissemos, o ovo já entrou em um estado em que não deverá ser consumido.

Cozinhar o ovo

Como saber se os ovos estão estragados?

  • Se cozinhamos o ovo e, ao cortá-lo na metade, vemos que a gema está centralizada e a câmara de ar é pequena, o ovo está em um bom estado para ser consumido.
  • Caso contrário; se a gema está mais próxima da casca e a região de ar é grande, o ovo está podre.

Abrir o ovo

Outro modo simples de observar se o ovo está fresco ou não é abrindo-o e jogando seu conteúdo em um prato.
  • Se você notar que o ovo não expande muito e a gema fica compacta; então o ovo está fresco.
  • Caso contrário, se vê que o ovo está no prato e a clara e a gema estão expandindo por todo o prato, chegando ao ponto em que a gema fica totalmente espalhada, então deve ter em conta que o ovo não está fresco.

Leia também: Como verificar se um ovo está fresco em apenas três segundos

 Observe as datas das etiquetas

cesta de ovos

É preciso levar em conta os períodos nos quais a galinha põe o ovo. É o que se conhece como “semana 0”. A partir da semana 3 os ovos deveriam ser retirados de venda.

O motivo? Os ovos estragam na semana 4, em função da data da etiqueta.

A partir daí já começam a perder suas propriedades organolépticas e é preciso ter precaução em seu consumo, especialmente a partir da semana 6.

Além disso, outras recomendações que giram em torno da própria conservação do ovo passam por deixá-los dentro de sua cartela original e sempre em um lugar fresco e seco.

Assim, eles podem ficar por até três semanas em perfeito estado.

Caso faça um prato que leve ovos, você pode guardar as sobras sempre na geladeira; bem refrigeradas e em um recipiente hermético.

Estes pratos poderão ser consumidos 3 ou 4 dias depois se estiverem nestas condições de conservação. Porém, o melhor em qualquer caso será ver determinados aspectos como seu possível cheiro, etc.

Lembre-se de que com as altas temperaturas os alimentos duram menos em bom estado e, talvez, não seja o mais recomendável guardá-los por mais de 2 dias.

Agora que já falamos sobre como saber se os ovos estão estragados, você pode aplicar estas dicas em seu dia a dia para proteger a sua saúda e a de sua família.

  • Alleoni, A. C. C., & Antunes, A. J. (2001). Unidade Haugh como medida da qualidade de ovos de galinha armazenados sob refrigeração. Scientia Agricola. https://doi.org/10.1007/s00404-017-4453-2
  • Vilela, D. R., Carvalho, L. S. S., Fagundes, N. S., & de Abreu Fernandes, E. (2016). Qualidade interna e externa de ovos de poedeiras comerciais com cascas normal e vítrea. Ciencia Animal Brasileira. https://doi.org/10.1590/1089-6891v17i421535