Dicas para limpar e eliminar o mau cheiro da geladeira

03 Setembro, 2020
Para que a nossa geladeira fique com um aroma agradável quando a limparmos, devemos incluir uma algumas gotas de óleo de melaleuca, que também é desinfetante.

Manter a geladeira limpa pode ser muito fácil se você colocar em prática certas dicas, como organizar os alimentos por seções, evitar guardar alimentos sem embalagem, principalmente quando se trata de preparos com molho, etc.

Agora, para que haja realmente uma boa manutenção, é imprescindível fazer uma limpeza minuciosa periodicamente. A limpeza não só ajuda a manter tudo livre de sujeira e oleosidade, mas também do mau cheiro.

Existem estratégias simples para manter esse eletrodoméstico impecável e, além disso, promover uma melhor conservação dos alimentos armazenados. A seguir, vamos compartilhar algumas delas. Tome nota!

Os benefícios da limpeza ecológica da geladeira

Embora os produtos de limpeza comerciais possam ser muito eficazes, podemos, em algum momento, querer experimentar outras alternativas para ver como funcionam para nós. Em geral, são compostos por elementos muito simples, como suco de limão por exemplo, e são amigáveis ​​ao meio ambiente.

  • Há quem recomende a instalação de um filtro de etileno, um pequeno dispositivo que contém zeólita e permanganato de potássio, o que nos permitirá eliminar o gás que se acumula nas geladeiras e faz com que a comida se degrade precocemente.
  • Embora mantenhamos a ordem e o cuidado especial, esse aparelho é um espaço sensível aos maus odores. Portanto, vale a pena fazermos uma limpeza a cada 15 dias para monitorar seu estado.
  • Não basta passar um pano úmido nas prateleiras e gavetas de vez em quando. É necessário limpar bem a geladeira, com um produto adequado, ou a mistura que vamos propor a seguir.

Os produtos orgânicos que podemos usar para realizar a limpeza são:

  • Limão.
  • Água quente.
  • Vinagre branco
  • Bicarbonato de sódio.
  • Óleo essencial de melaleuca

Descubra : Como eliminar os maus odores do encanamento de casa

Como limpar e eliminar o mau cheiro da geladeira?

Desligar a geladeira

Por precaução, para realizar a limpeza de forma mais conveniente, primeiro devemos desligá-la da tomada. Isso também servirá para eliminar qualquer gelo acumulado na parte do congelador para que possamos limpar melhor.

Leia também: Como eliminar a umidade e os maus odores dos armários com arroz

Esvaziar o aparelho

O fato de esvaziar a geladeira também nos obriga a ver o estado das coisas. Você pode ter um molho que não vai mais consumir, ou descobrir que o ketchup já venceu.

Vale a pena gastar um pouco de tempo nessa tarefa para evitar, por exemplo, que as crianças da casa consumam algo estragado e se intoxiquem.

Começar a limpar as juntas

  • A geladeira tem muitos cantos e recantos onde se acumula um monte de sujeira. Confira as portas, as grades, onde estão encaixadas as gavetas deslizantes, as prateleiras…
  • Para limpar as juntas da geladeira, podemos usar vinagre branco.
  • Devemos aquecer um litro de água e adicionar meia xícara de vinagre branco. Você só terá que umedecer um pano e limpar as áreas mais rebeldes com isso.

Vamos limpar as gavetas

Bicarbonato-de-sodio

A geladeira já está vazia e as juntas limpas. É a hora de lavar bem as gavetas e prateleiras, onde tendem a se acumular restos de comida derramados por acidente e até mesmo um vegetal em condições precárias.

  • Para higienizar as gavetas e prateleiras, usaremos o bicarbonato de sódio.
  • Use uma bacia ou um balde pequeno com água quente e despeje nela a metade de um copo (cerca de 100 g) de bicarbonato de sódio. Mexa bem e use um pano ou lenço para esfregar as gavetas.

Você verá o bom resultado que vai obter.

Como limpar o interior da geladeira?

Agora, na hora de limpar o interior do nosso eletrodoméstico, buscamos especialmente duas coisas: higienizar e eliminar os maus odores.

  • Alguns pensam que ao lavar as gavetas, a questão já está mais do que resolvida, mas, na realidade, na maioria das vezes as paredes da geladeira são as que acumulam o odor do gás etileno e outros de restos de comida.
  • Nesta ocasião, novamente aqueceremos a água e adicionaremos meia xícara de bicarbonato de sódio, o suco de um limão e incluiremos, além disso, 4 gotas de óleo de melaleuca, que é perfeito para deixar um bom aroma.
  • Use um pano e lave cada canto. Logo você vai perceber o perfume delicioso que ficará em seu eletrodoméstico.

Instalar um filtro de etileno

Os filtros de etileno têm a forma de um ovo e são vendidos em muitas lojas. Destinam-se a reduzir a presença desse gás na geladeira, que muitas vezes precipita a degradação de frutas e legumes.

Uma última recomendação

Embora seja verdade que cada um possa escolher o método que funciona melhor para si, é claro que o essencial é limpar e desodorizar a geladeira periodicamente. Isso permite prolongar a vida útil do aparelho e evitar a deterioração dos alimentos.