Como combater a umidade e o mau odor dos armários com arroz

Algumas pessoas colocam sacos de arroz em seus armários para evitar umidade e mau cheiro.
Como combater a umidade e o mau odor dos armários com arroz

Última atualização: 29 janeiro, 2021

Se há algo que nos incomoda é pegar uma peça de roupa do armário e sentir um cheiro desagradável, rançoso. Mesmo que a camisa ou o vestido sejam novos, esse cheiro de guardado sempre se adere ao tecido de um modo muito persistente. Portanto, queremos mostrar como remover a umidade dos armários e apresentar as melhores medidas para evitá-la.

Tanto para evitar o mau cheiro no armário como para eliminá-lo, existem vários truques que podem ser facilmente implementados. Há quem coloque maçãs com cravo-da-índia, outros colocam um saco de pano com ervas secas (como lavanda, por exemplo) e outros ainda pequenos sacos de arroz.

A seguir, vamos ensinar como preparar seu próprio saco de arroz para remover a umidade dos armários e outras informações interessantes. Não perca!

Umidade no armário: por que ocorre?

A umidade no armário pode ocorrer principalmente devido a duas causas:

Você também deve ter em mente que existem madeiras ou conglomerados que tendem a se deteriorar facilmente e gerar fungos e mofo. É por isso que é tão importante ventilar os cômodos todos os dias, por pelo menos 15 ou 20 minutos.

Nesses momentos, o ideal é abrir as janelas e as portas dos armários para que o ar também circule nesses locais. Se você quiser, também pode abrir as gavetas.

Embora nem sempre seja necessário retirar tudo o que temos no armário para que este seja totalmente ventilado, é aconselhável fazê-lo pelo menos 2 ou 3 vezes por mês. 

O arroz pode ajudar a combater o mau cheiro no armário

É curioso como um elemento tão recorrente e econômico como o arroz pode ser útil para combater a umidade e o mau cheiro do armário. O segredo para isso reside em um aspecto muito interessante: esse alimento (quando cru e seco) é capaz de absorver a umidade ao seu redor.

Para se livrar do mau cheiro, siga os seguintes passos:

  • Encha um saco de pano (limpo) com arroz cru. Você também pode colocar uma tigela com arroz em um canto do armário ou sacolas pequenas em várias partes.
  • Coloque o saco em um canto do armário ou em um cabide.
  • Troque o arroz a cada 15 dias.

Mais truques para diminuir o mau cheiro do armário

  • Seque as roupas, as toalhas ou os lençóis de maneira adequada antes de guardá-los em um armário. Nunca guarde roupas um pouco úmidas, muito menos entre o outono e o inverno.
  • Evite guardar roupas ou sapatos sujos, já que pode desencadear a proliferação de mofo e fungos.
  • Também evite guardar as roupas em espaços muito limitados, pois ficam muito apertada ou comprimidas.
    • Para evitar o mau cheiro e o aparecimento de mofo, as roupas devem ser guardadas com espaço suficiente para que o ar possa circular.
    • As prateleiras compactas são espaços onde os fungos se proliferam com facilidade. Por isso, é melhor usar prateleiras vazadas.
  • Abra os armários e as janelas da casa todos os dias para que o ar possa entrar por pelo menos 15 ou 20 minutos.

Recomendamos a leitura deste artigo: 12 usos do bicarbonato de sódio para a limpeza da casa

Mais algumas orientações contra a umidade e o mau cheiro

O bicarbonato de sódio é uma opção que você pode usar na última etapa da limpeza da máquina de lavar louça e em outros locais da casa.

Em vez de colocar sacos com arroz para eliminar a umidade, você também pode colocar sacos com bicarbonato de sódio em um canto do armário, para desodorizar o móvel e minimizar a umidade no ambiente.

Por outro lado, também é possível deixar uma lâmpada acesa (com uma lâmpada de baixa potência) dentro do armário de vez em quando. O calor vai fazer com que a umidade se dissipe. No entanto, é preciso ter atenção a fim de evitar problemas.

Se o problema de umidade persistir, é aconselhável lavar e secar tudo muito bem e deixar o armário vazio por um tempo. Dependendo da gravidade do problema, pode ser necessário pouco tempo ou várias horas.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.