Como combater a umidade e o mau odor dos armários com arroz

· 3 de março de 2016
São problemas muito desagradáveis, mas os maus odores e a umidade dos armários podem ser eliminados de uma maneira simples e muito eficaz. Iremos ensinar como fazer isso com um ingrediente econômico: o arroz.

Se há algo que nos incomoda é pegar uma peça de roupa do armário e sentir um cheiro desagradável de umidade ou de “guardado”. Embora a camisa ou o vestido sejam novos, este cheiro de guardado sempre se adere ao tecido de um modo muito persistente.

Uma forma simples e econômica de evitar algo tão comum como o mau cheiro no armário é utilizar, por exemplo, um pequeno saquinho de arroz.

Este e outros truques vão parecer tão surpreendentes que você não vai conseguir ficar sem essas dicas úteis para a sua casa. Te convidamos a aprender todas elas, não sem antes saber as causas da umidade dos nossos armários.

Umidade no armário: por que ocorre?

Não importa se você usa para colocar roupas pessoais, roupas de cama ou toalhas, o problema do mau cheiro geralmente está presente. Alguns dos motivos podem ser os seguintes:

  • Os quartos menores e menos ventilados tendem a ser os que mais têm problemas com mau cheiro nos armários.
  • É comum que as casas mais antigas tenham armários que causem problemas quando se trata de guardar as roupas. No entanto, o cheiro de umidade não é exclusivo apenas das casas mais antigas, já que as novas também possuem materiais que, às vezes, podem ser recobertos com mofo.
  • Existem madeiras ou conglomerados muito propensos a facilitar o crescimento de mofo e de fungos. Se, além disso, os armários ficam quase sempre fechados e dificilmente recebem ventilação, tendem a impregnar as roupas com esse cheiro característico de umidade.
  • O mau cheiro se deve basicamente à presença de fungos microscópicos.
  • Se o seu armário for embutido, verifique o estado das paredes. Em muitas ocasiões, a umidade aparece na parede e, para isso, existem vários tipos de tintas muito úteis para evitar esse problema.

Leia também: Como eliminar o mofo de casa

O arroz pode ajudar a combater o mau cheiro no armário

O arroz pode ajudar a combater o mau cheiro no armário

É curioso como um elemento tão recorrente e econômico como o arroz pode ser útil para combater o mau cheiro do armário. A chave para isso está em um aspecto muito interessante: o arroz é capaz de absorver a umidade.

Temos certeza de que em mais de uma ocasião você ouviu que, quando deixamos o celular cair na água, uma forma simples de tentar “consertar” consiste em colocá-lo alguns dias em um recipiente cheio de arroz para secar.

Este truque é relativamente novo mas, se existe algo clássico que nossas avós faziam, era colocar pequenos potes de arroz em armários ou cantos da casa para combater a umidade. E isso funcionava? Com certeza.

É possível aplicar este processo no armário para diminuir o mau cheiro? Aprenda como devemos realizá-lo:

  • Compre ou faça pequenos saquinhos de pano que possam ser fechados com uma fita.
  • Dentro de cada saquinho de pano, introduza 40 gramas de arroz.
  • Coloque esses saquinhos entre as roupas ou pendure-os nos cabides.
  • Além disso, você pode colocar no chão dos armários uma vasilha ou um outro recipiente cheio de arroz. Desta forma, ajudará a absorver a umidade.
  • Troque os saquinhos de arroz a cada 15 dias. Você perceberá uma grande mudança.

Mais truques para diminuir o mau cheiro do armário

As orientações que demos acima para combater o mau cheiro no seu armário não funcionaram? Embora não seja comum, se esse for o seu caso, tente um dos truques seguintes. Eles podem ser de grande ajuda!

Truques para diminuir o mau cheiro do armário

  • Seque as roupas, as toalhas ou os lençóis de maneira adequada antes de guardá-los em um armário.
  • Evite guardar roupas ou sapatos sujos. Isso pode servir como um causador para a proliferação de mofo e fungos.
  • Evite também guardar as roupas e outros objetos de forma muito apertada. Para evitar o mau cheiro e o aparecimento de mofo, as roupas devem receber ar e ter espaço entre elas.
  • Abra os armários e as janelas da casa todos os dias para entrar ar.
  • As prateleiras compactas são espaços onde se proliferam fungos. É melhor usar prateleiras de arame.

Mais algumas orientações contra o mau cheiro no armário

Se os truques acima não forem suficientes, deixamos algumas dicas extras que podem ser úteis.

  • Uma vez por semana você pode colocar um recipiente com suco de limão. É uma ótima maneira de absorver o mau cheiro do armário. Nunca falha!
  • Deixe uma lâmpada de baixa potência acesa no armário de vez em quando. O calor faz com que a umidade se dissipe.
  • Outro truque infalível é pendurar pequenos sacos de café moído no armário.
  • O bicarbonato de sódio é um truque infalível para absorver o mau cheiro e higienizar o armário. Não hesite em utilizar pequenos saquinhos cheios deste recurso tão útil em casa.

Recomendamos a leitura deste artigo: 12 usos do bicarbonato de sódio para a limpeza da casa

Com todas essas dicas você poderá, sem dúvidas, diminuir o mau cheiro desconfortável do seu armário. Não hesite em aplicá-las sempre que necessário!