Saiba como ter toalhas mais absorventes e sem mau odor

· 2 de maio de 2015
São suficientes dois ingredientes naturais, como o vinagre branco e o bicarbonato. O primeiro nos ajuda a eliminar bactérias e suavizar a roupa, enquanto o bicarbonato neutraliza odores e desinfeta.

Certamente, isso já aconteceu com você mais de uma vez: pegar a sua toalha depois de tomar banho e notar que ela está cheirando mal. Além disso, ao tentar se secar, não absorvem quase nada, o que faz você querer toalhas mais absorventes. Mesmo quando são novas, as toalhas podem apresentar este problema tão clássico.

Como podemos fazer com que nossas toalhas tenham sempre um cheiro agradável? Que truques existem para que elas fiquem suaves e absorvam toda a umidade do nosso corpo? Hoje, em nosso espaço, queremos oferecer alguns conselhos sensacionais muito úteis para o seu dia a dia. Seus banhos, a partir de hoje, serão muito mais agradáveis.

Solução natural para conseguir toalhas mais absorventes, suaves e sem mau odor

É muito frequente que, ao comprarmos toalhas novas ou roupões de banho, os notemos muito ásperos. Isso se deve, basicamente, aos corantes utilizados na sua fabricação. É por isso que muitas pessoas preferem colocá-los na máquina de lavar com água quente antes de usá-los, para que fiquem um pouco mais suaves.

A verdade é que não importa o tipo de material das nossas toalhas, seja de algodão ou algum outro tipo de fibra, todas, em algum momento, acabam retendo a umidade e cheirando mal. Além disso, corremos o risco de que, com esta umidade, surjam bactérias. Então, o que podemos fazer? Não se preocupe. Veja essas propostas simples para ter toalhas mais absorventes, suaves e sem mau odor.

Ingredientes necessários

  • Uma xícara de vinagre branco (250 ml)
  • Meia xícara de bicarbonato de sódio (125 g)
  • Água quente

Como fazer?

Bicarbonato e vinagre para ter toalhas mais absorventes

  • Vamos utilizar a máquina de lavar. Você pode colocar as toalhas novas que deseja suavizar ou as mais antigas que estejam com aquele cheiro de umidade, e que tenham deixado de absorver tanto quanto antes. Programaremos a máquina na opção de água quente. Depois, a carregaremos com o vinagre branco, diluído previamente em um copo de água. Deixe que a máquina realize um ciclo completo. Simples assim.
  • O próximo passo também é muito simples: iniciaremos um novo ciclo também com água quente, mas desta vez, adicionaremos o bicarbonato de sódio. É importante não misturar os dois elementos. Espere que termine e, depois, estenda suas toalhas ao ar livre para que sequem. Você verá como este método proporciona toalhas mais absorventes e sem mau odor!

Leia também: 5 maneiras de usar bicarbonato de sódio e limão na limpeza da casa

Por que este método é adequado para conseguir toalhas mais absorventes e com cheiro bom

Método para ter toalhas mais absorventes

A ciência tem uma explicação para este método simples. Em algumas ocasiões, confiamos mais em produtos como os amaciantes e o sabão em pó, pensando que eles nos darão bons resultados. Na realidade, conseguimos exatamente o contrário. Muitos componentes químicos e elementos prejudiciais para os tecidos, fazem com que absorvam menos. Também fazem com que a roupa em dure menos.

  • O vinagre branco: possui ácido acético, ótimo para eliminar bactérias e a umidade retida nos tecidos das toalhas. Além disso, ajuda a suavizar a roupa.
  • O bicarbonato de sódio: como você já sabe, o bicarbonato de sódio é um elemento natural muito adequado para a nossa limpeza diária. É ótimo para desinfetar, eliminar a sujeira, a gordura e neutralizar os odores. Suas maravilhosas propriedades vêm, principalmente, do fato dele ser um ingrediente alcalino muito eficaz, muito mais do que qualquer sabão em pó.

Conselhos para ter toalhas mais absorventes

Temos certeza de que você já conhecida alguns destes conselhos, mas nunca é demais saber de que forma podemos cuidar um pouco melhor das nossas toalhas. Pense que a umidade que fica retida nelas com frequência pode fazer com que se acumulem as temidas bactérias. Isso faz com que, posteriormente, se produzam alergias, infecções e reações desagradáveis que vale a pena evitar.

Pode te interessar: Truques fáceis para purificar o ar e liberá-lo de bactérias

Conselhos para manter suas toalhas sempre secas e com um cheiro agradável

  • As bactérias adoram a umidade, por isso, toda vez que tomar banho, pendura a toalha ao ar livre para que seque completamente. Não é necessário lavá-la toda vez, o importante é que se sequem por completo, sem que fique úmida em nenhuma parte. Caso contrário, as bactérias, o mau odor e os riscos poderão aparecer.
  • Você deve ter cuidado com a quantidade de sabão em pó quando lavar as toalhas. O que o sabão em pó faz, na realidade, é acumular químicos que, a longo prazo, obstruem o tecido a toalha. Isso a torna mais áspera e obstrui a fibra, de modo que impede que se absorva a água. Portanto, lembre-se: sabão na quantidade adequada.
  • Quanto aos amaciantes, recomendamos que você os substitua pelo vinagre branco. Ele é mais natural e suaviza muito melhor as fibras das toalhas sem produzir nenhum efeito negativo. A toalha irá durar mais, será mais agradável ao toque e continuará absorvendo a água de forma muito eficiente. Tenha em mente, por exemplo, que com a roupa de banho dos bebês e das crianças, devemos ter um cuidado especial. Substitua os produtos químicos como os amaciantes e o sabão em pó por elementos mais naturais. Você já sabe que o bicarbonato de sódio, o vinagre branco e até o limão são aliados perfeitos e saudáveis para a limpeza diária do lar.

Além disso, contaminaremos menos o meio ambiente. Que tal colocar estas dicas em prática?