12 usos do bicarbonato de sódio para a limpeza da casa

A seguir apresentamos os 12 usos do bicarbonato de sódio para a limpeza da casa e explicaremos por que deve aproveitá-lo como aliado.

Você já se perguntou alguma vez quais são os usos do bicarbonato de sódio? Com certeza notou que é uma substância que se usa tanto para preparar vários alimentos (desde pratos salgados até sobremesas), na indústria farmacológica, na cosmética e também em um âmbito que nos interessa diariamente: a limpeza da casa.

O bicarbonato de sódio reage muito bem quando combinado com outras substâncias, por isso, oferece os resultados que se deseja. Por exemplo, na hora de limpar pode-se misturar com um pouco de suco de limão e água ou adicionar a um detergente para potencializar sua ação limpadora. Qualquer uma das duas opções são válidas e o melhor é que há muitas mais.

bicarbonato de sódio

Principais usos do bicarbonato de sódio

Os usos do bicarbonato de sódio relativos à limpeza da casa se centram na eliminação de impurezas e, em especial, acumulações de gordura. Agora, te comentamos com detalhe para que outras questões ele serve:

  • Primeiros auxílios: para tratar queimaduras com ácidos.
  • Higiene pessoal: incluindo em pastas e enxaguantes bucais.
  • Inseticida (é ideal para matar colheres de sopa) e fungicidas.
  • Serve para aumentar a alcalinidade, por isso é um excelente elemento para adicionar a água das piscinas.
  • Para apagar incêndios, especialmente do tipo C, ou seja, dos causados por alta tensão elétrica.

Leia também: Benefícios de beber água com vinagre e bicarbonato de sódio antes das refeições

Usos do bicarbonato para a limpeza na casa

Como você pôde observar, são vários os usos do bicarbonato de sódio. Hoje focaremos em como usá-lo para a limpeza da casa. A verdade é que há muitas maneiras de usá-lo como agente limpador que tentaremos ser diretos. Anote os que comentaremos a seguir:

1. Lavar panelas, frigideiras e pratos

Adicione umas duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio ao seu detergente normal para ajudar a eliminar a gordura com mais facilidade. Se a gordura ou a comida estiverem muito grudadas, deixe repousando em água com seu detergente e bicarbonato. Depois adicione um pouco em uma esponja úmida para evitar arranhões.

O bicarbonato de sódio pode ser usado para limpar o chão

2. Limpeza de superfícies

Você pode usá-lo aplicando-o sobre uma esponja úmida e depois esfregando sobre azulejos, box de banheiros, pias, etc. Para melhorar os resultados, prepare uma pasta com bicarbonato de sódio e seu sabão de limpeza habitual. Aplique e deixe repousar por 5 minutos, depois enxague com água.

3. Limpar o micro-ondas

Este aparelho costuma ter manchas de comida. Polvilhe uma esponja com bicarbonato e limpe toda a parte interna. Umedeça a espoja e limpe.

4. Limpeza do forno

O assoalho do forno também costuma acumular restos de nossas atividades culinárias. Para removê-lo, polvilhe bicarbonato de sódio sobre a parte inferior do forno. Borrife com água e deixe que atue durante a noite. Pela manhã, esfregue e retire com uma espoja, a sujeira sairá facilmente, assim não terá que exercer força alguma.

5. Limpeza de móveis

As marcas de sujeira vão dizer adeus com uma esfregada do produto sobre a superfície ou área afetada usando uma esponja úmida.

6. Limpeza de pisos

Dilua meia xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água morna. Esfregue com um pano e enxague. Conseguirá um piso muito limpo e brilhante com um pouco de esforço.

Pode lavar roupa com bicarbonato de sódio

7. Limpeza das cortinas do banheiro

As cortinas costumam ter resíduos de tártaro e sabão. Para eliminá-las, polvilhe uma esponja com bicarbonato de sódio e depois esfregue a cortina e enxague.

8. Dar brilho a talheres de metal

Este sal é excelente para remover as impurezas que fazem com que o metal fique opaco. Faça uma pequena mistura de 3 partes de bicarbonato de sódio e 1 de água. Esfregue o metal com um pano limpo e pronto!

9. Limpeza de recipientes de café e chá

Também pode usá-lo para tirar essas manchas impossíveis de café e chá, especialmente na roupa branca ou de cores muito claras. Também elimina os odores nas xícaras. Se a mancha for rebelde, aplique diretamente com uma esponja.

Veja também: Remédios naturais à base de bicarbonato de sódio

10. Para potencializar o detergente líquido

O bicarbonato dá um equilíbrio maior ao pH da água, o que ajuda a deixar a roupa mais limpa, fresca e brilhante. Adicione 1/2 xícara para cada lavagem com seu detergente líquido.

11. Para remover manchas de óleo e gordura

Aqui só basta polvilhar bicarbonato na área afetada e limpar com uma escova.

12. Eliminar cheiros ruins das esponjas

Prepare uma solução concentrada de bicarbonato de sódio e mergulhe as esponjas para se desfazer da sujeiras e mau cheiro.

Se você se atrever, conte para a gente de que outras formas você usa este sal para a limpeza de sua casa. Com certeza tem uma fórmula que usa e que quer compartilhar com todos. Anime-se!

Recomendados para você